A azia acontece quando a comida digerida no estômago retorna ao esôfago. O problema pode ser resolvido com uma solução simples; geralmente com coisas que você já tem na cozinha. Confira algumas dicas a seguir:
Se diluído em água (uma colher em 100ml de água), o bicarbonato de sódio é um ótimo remédio caseiro para a azia. Isso porque ele atua com propriedades alcalinizantes no tudo digestivo, reduzindo a acidez do estômago.
1
As propriedades antioxidantes do gengibre conseguem aliviar as inflamações e reduzir as contrações do estômago. Para consumir, é só colocar 2 cm de raiz cortada em fatias em duas xícaras de água e deixar ferver numa panela.
2
O chá de espinheira-santa, que possui propriedades digestivas, é feito com uma colher de sopa da planta fervida em uma xícara de água. Depois de descansar por 5 a 10 minutos, é só coar e tomar de 2 a 3 vezes por dia.
3
O chá de funcho conta com propriedades anti-inflamatórias. Uma colher de sopa de funcho em uma xícara fervida de água é o suficiente para uma porção diária. A recomendação é beber 3 vezes, ou 20 minutos antes de comer.
4
Também conhecido como pau-doce, o alcaçuz é uma planta medicinal capaz de agir contra úlceras gástricas. É só ferver 10g da raiz em 1 litro de água, coar e deixar esfriar. Basta beber até três vezes por dia para aliviar a azia.
5
Uma boa opção, para quem não gosta de chás, é o suco de pera. Como a fruta é semi-ácida, ela ajuda a diluir o ácido do estômago. Além disso, é rica em vitaminas A, B e C, sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e ferro.
6
A mistura de água com limão é eficaz no combate de vários problemas de saúde. Entre os benefícios está a redução da sensação de queimação no estômago. O melhor é consumir em jejum, antes do café da manhã.
7
Outra opção de remédio caseiro para azia é o chá de alface. Ele diminuir a azia e, além disso, ter efeito calmante para o organismo. Para o preparo basta usar um pouco de alface e ferve-lo durante alguns minutos, coar e beber.
8