A princesa realizou sua primeira visita oficial solo ao exterior em setembro de 1982, quando representou sua sogra, a Rainha Elizabeth II, no funeral de Grace, princesa consorte de Mônaco.
Em 1983, ela acompanhou o Príncipe em uma excursão pela Austrália e Nova Zelândia , e eles levaram o bebê Príncipe William com eles.
A primeira turnê solo da princesa no exterior foi em fevereiro de 1984, quando ela viajou para a Noruega para assistir a uma apresentação de Carmen no London City Ballet, do qual ela era a patrona.
Diana deu à luz o príncipe Harry em 15 de setembro de 1984, no mesmo hospital onde o príncipe William nasceu. Ela sabia que seu segundo filho era um menino, mas não contou a ninguém antes do nascimento.
Diana insistiu em tomar muitas das decisões que cercam a vida de seus filhos. Com efeito, ela escolheu suas escolas, roupas e muito do que eles fizeram.
O Príncipe e a Princesa de Gales fizeram sua primeira visita conjunta aos Estados Unidos em novembro de 1985. Suas Altezas Reais foram recebidas pelo Presidente e pela Primeira Dama Reagan na Casa Branca.
Diana também fez visitas oficiais à Alemanha, Áustria, Brasil, Índia, Nigéria, Camarões, Indonésia, Espanha, França, Portugal, Paquistão, Zimbábue, Suíça, Hungria, Hong Kong, Egito, Bélgica, França, Tailândia e vários outros.
Durante seu casamento, a princesa foi presidente ou patrona de mais de 100 instituições de caridade.
Algumas das causas com as quais ela esteve mais envolvida incluem a sensibilização para o HIV / AIDS, o trabalho em prol dos sem-teto e também de pessoas com deficiência, bem como crianças, câncer e minas terrestres, durante seu último ano de vida.