Curiosidades

50 curiosidades sobre a princesa Diana que você não conhecia

A Princesa Diana foi uma figura influente em todo o mundo e trouxe à luz alguns dos assuntos mais polêmicos; veja alguns fatos sobre ela.

Diana Frances Spencer foi uma figura pública extremamente popular não apenas no Reino Unido, mas em todo o mundo. Uma vez casada com Charles, o Príncipe de Gales, ela se tornou embaixadora da caridade por muito tempo na década de 1990. No entanto, ela perdeu a vida em um acidente de carro em 1997, deixando para trás dois filhos, os príncipes William e Harry. Continue lendo e descubra 50 curiosidades interessantes sobre a princesa Diana.

50 curiosidades sobre a princesa Diana

1. Em primeiro lugar, Diana nasceu em 1º de julho de 1961. O pai de Diana era John Spencer, Visconde Althorp, um assessor pessoal do Rei George VI e da Rainha Elizabeth II. Sua mãe era a Honorável Frances Shand-Kydd.

2. Diana viveu a infância em Park House, na propriedade Sandringham.

3. Sua família era intimamente associada à Família Real e ambas as avós eram damas de companhia da Rainha Elizabeth.

Continua após a publicidade

4. Diana tinha três irmãos mais velhos, Sarah, Jane e John, e um irmão mais novo, Charles. Infelizmente, John morreu poucas horas após seu nascimento.

5. O casamento de seus pais não foi feliz, principalmente devido à pressão para ter um filho que pudesse herdar o condado. Com efeito, o casal se divorciou em 1969, embora a mãe de Diana já estivesse em outro relacionamento nos últimos dois anos.

Continua após a publicidade

6. Seu pai obteve a custódia dos filhos após o divórcio, com a ajuda de sua ex-sogra, Lady Fermoy, que testemunhou contra sua própria filha.

7. Diana continuou a morar com o pai e os irmãos em Park House até 1975, quando seu pai herdou o condado de Spencer e a família se mudou para a casa da família, Althorp. Assim, Diana se tornou Lady Diana com a sucessão de seu pai ao título de família.

Continua após a publicidade

8. Na escola, ela mostrou um talento particular para a música (como uma pianista talentosa), dança e ciências domésticas, e ganhou o prêmio da escola por seu trabalho voluntário.

9. Ela deixou West Heath em 1977 e posteriormente, foi para a escola de aperfeiçoamento na Suíça, de onde saiu após o período da Páscoa de 1978.

10. Mudou-se para um apartamento em Londres em 1979, onde trabalhou como professora de jardim de infância e como babá de um casal americano.

Curiosidades sobre a princesa Diana e o príncipe Charles

11. Diana conheceu seu futuro marido em novembro de 1977, quando ele foi passar um fim de semana em Althorp enquanto namorava Sarah, irmã de Diana. Diana tinha 16 anos e Charles tinha 29 na época.

Continua após a publicidade

12. Charles não via Diana como uma possível escolha de noiva até o verão de 1980, quando os dois foram passar um fim de semana no campo e ela o observou enquanto ele jogava polo.

13. Diana foi posteriormente convidada para um fim de semana de navegação a bordo do iate real Britannia e uma visita em novembro ao Castelo de Balmoral.

14. Charles pediu Diana em casamento em 6 de fevereiro de 1981 no Castelo de Windsor, mas o noivado ficou em segredo até o anúncio oficial em 24 de fevereiro .

15. Diana escolheu seu anel de noivado, que agora é usado pela duquesa de Cambridge.

Continua após a publicidade

16. Sua primeira aparição pública com o Príncipe de Gales foi em um baile de caridade em março de 1981, aliás foi onde ela conheceu Grace, a Princesa de Mônaco.

17. Eles se casaram na Catedral de São Paulo em Londres em 29 de julho de 1981, em uma cerimônia que atraiu uma audiência global da imprensa. A recepção do casamento foi no Palácio de Buckingham.

18. No altar, Diana acidentalmente inverteu a ordem de seus dois primeiros nomes, dizendo “Philip Charles” Arthur George em vez disso e ela não incluiu o voto tradicional de obedecer a seu marido.

19. Diana foi a primeira inglesa a se casar com um herdeiro ao trono em 300 anos.

Continua após a publicidade

20. Ela teve cinco damas de honra, incluindo a filha da princesa Margaret, Lady Sarah Armstrong-Jones. Já, o príncipe Andrew e o príncipe Edward eram os apoiadores do príncipe de Gales (um costume real em vez de haver padrinhos).

Curiosidades sobre a princesa Diana e sua vida como membro da família real

21. O Príncipe e a Princesa de Gales passaram parte de sua lua de mel na casa da família Mountbatten em Broadlands, Hampshire, antes de irem para Gibraltar e viajar num cruzeiro de 12 dias pelo Mediterrâneo até o Egito. Por fim, eles terminaram sua lua de mel com uma estadia em Balmoral.

22. Na época de seu casamento, Diana se tornou a terceira mulher com melhor classificação na ordem de precedência no Reino Unido. Além disso, na época do casamento, ela adquiriu os seguintes títulos: Princesa de Gales, Duquesa da Cornualha, Duquesa de Rothesay, Condessa de Carrick, Condessa de Chester, Senhora de Renfrew, Senhora das Ilhas e Princesa e Grande Aeromoça da Escócia.

23. O príncipe e a princesa moraram em Highgrove House e tinham um apartamento no palácio de Kensington como residência em Londres.

Continua após a publicidade

24. Sua primeira turnê com o Príncipe de Gales foi uma visita de três dias ao País de Gales em outubro de 1981.

25, A Princesa de Gales participou pela primeira vez na Abertura Estatal do Parlamento em 4 de novembro de 1981.

26. A Princesa de Gales realizou seu primeiro compromisso oficial solo em 18 de novembro de 1981,  ou seja, quando acendeu as luzes de Natal durante uma visita a Regent Street.

Curiosidades sobre a maternidade da princesa Diana

27. A primeira gravidez de Diana foi anunciada em 5 de novembro de 1981. Pouco depois, em janeiro, Diana se atirou escada abaixo por se sentir “inadequada”. Felizmente, não houve danos ao bebê.

Continua após a publicidade

28. Diana participou de sua primeira Visita de Estado oficial em março de 1982, quando a Rainha Elizabeth II recebeu a visita do Sultão de Omã. No entanto, a princesa de Gales participou da Visita de Estado à Arábia Saudita em junho de 1981, antes de seu casamento.

29. A princesa deu à luz seu primeiro filho em 21 de junho de 1982 em Londres.

30. Diana sofreu de depressão pós-parto após o nascimento de William.

31. A princesa realizou sua primeira visita oficial solo ao exterior em setembro de 1982, quando representou sua sogra, a Rainha Elizabeth II, no funeral de Grace, princesa consorte de Mônaco.

Continua após a publicidade

32. Em 1983, ela acompanhou o Príncipe em uma excursão pela Austrália e Nova Zelândia , e eles levaram o bebê Príncipe William com eles.

33. A primeira turnê solo da princesa no exterior foi em fevereiro de 1984, quando ela viajou para a Noruega para assistir a uma apresentação de Carmen no London City Ballet, do qual ela era a patrona.

34. Diana deu à luz o príncipe Harry em 15 de setembro de 1984, no mesmo hospital onde o príncipe William nasceu. Ela sabia que seu segundo filho era um menino, mas não contou a ninguém antes do nascimento.

35. Diana insistiu em tomar muitas das decisões que cercam a vida de seus filhos. Com efeito, ela escolheu suas escolas, roupas e muito do que eles fizeram.

Continua após a publicidade

36. O príncipe Harry se juntou a seus pais e irmão mais velho durante uma visita oficial ao exterior em abril de 1985.

Vida social da princesa de Gales

37. O Príncipe e a Princesa de Gales fizeram sua primeira visita conjunta aos Estados Unidos em novembro de 1985. Suas Altezas Reais foram recebidas pelo Presidente e pela Primeira Dama Reagan na Casa Branca.

38. Diana também fez visitas oficiais à Alemanha, Áustria, Brasil, Índia, Nigéria, Camarões, Indonésia, Espanha, França, Portugal, Paquistão, Zimbábue, Suíça, Hungria, Hong Kong, Egito, Bélgica, França, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Omã, Qatar, Bahrein, Arábia Saudita, Kuwait, África do Sul, Zimbábue, Nepal, bem como Argentina, Rússia e Japão.

39. Durante seu casamento, a princesa foi presidente ou patrona de mais de 100 instituições de caridade.

Continua após a publicidade

40. Algumas das causas com as quais ela esteve mais envolvida incluem a sensibilização para o HIV / AIDS, o trabalho em prol dos sem-teto e também de pessoas com deficiência, bem como crianças, câncer e minas terrestres, durante seu último ano de vida.

41. O trabalho de Diana na área de HIV/AIDS fez muito para mudar o estigma em torno da doença, e o mesmo para as pessoas com câncer e hanseníase. Aliás, suas fotos com pacientes causaram grande comoção.

42. Em dezembro de 1992, foi anunciado que O Príncipe e a Princesa de Gales haviam concordado em se separar. Aliás, no momento da separação do casal, foi anunciado que seu status constitucional não foi afetado, eles não tinham intenção de se divorciar e, de acordo com a declaração do Primeiro-Ministro.

43. Ambos mantiveram casos extraconjugais durante o casamento.

Continua após a publicidade

44. Após sua separação do Príncipe de Gales, Diana continuou a aparecer com a Família Real em grandes ocasiões nacionais a convite da Rainha.

45. Em novembro de 1995, a princesa deu uma entrevista chocante para o programa Panorama da BBC, durante a qual ela falou ser infeliz em sua vida pessoal e relatou as pressões de seu papel público.

Divórcio e morte da princesa de Gales

46. Diana concordou em iniciar as negociações do divórcio em fevereiro de 1996 e a sentença de divórcio foi concedida em 15 de julho de 1996. O processo acabou em 28 de agosto de 1996. Poucos dias antes, a Rainha emitiu cartas de patente para privar ex-esposas de príncipes de seu estilo de Alteza Real, mudando assim o título de Diana de Sua Alteza Real a Princesa de Gales para Diana, Princesa de Gales.

47. O Palácio de Buckingham anunciou que Diana continuaria a ser considerada um membro da Família Real e manteria o posto na ordem de precedência ao participar de eventos oficiais.

Continua após a publicidade

48. Após o divórcio, a princesa renunciou à maioria de sua instituição de caridade e outros patrocínios, e renunciou a todas as suas nomeações de serviço com unidades militares.

49. Entre 1996 e 1997, Diana teve um relacionamento com o cirurgião cardíaco britânico-paquistanês Hasnat Khan, chegando a visitar o Paquistão para se encontrar com sua família em maio de 1996.

50. Seu último compromisso oficial na Grã-Bretanha foi em 21 de julho e seus últimos compromissos públicos gerais foram durante sua visita à Bósnia de 7 a 10 de agosto. Por fim, ela morreu tragicamente em um acidente de carro em 31 de agosto de 1997, aos 37 anos.

Em suma, o veículo em que a princesa viajava enquanto escapava de paparazzi se envolveu em um acidente de alta velocidade na passagem subterrânea da Place de l’Alma em centro de Paris um pouco antes da meia-noite de sábado, 30 de agosto.

Continua após a publicidade

Então, gostou de saber todas essas curiosidades sobre a princesa Diana? Pois, leia também: Curiosidades sobre Outlander – 15 fatos sobre a série americana

Próxima página »

Escolhidas para você