Deusa da divindade, feminilidade, fertilidade, beleza e amor está ligada ao destino e à adivinhação. Aliás, ela é a deusa do rio afiliada ao rio Osun na Nigéria, que tem sua fonte no estado de Ekiti e passa por Osogbo, onde seu santuário Osun-Osogbo está localizado.

Arrow

1. Oxum

É o espírito patrono dos oceanos e rios. Diz-se que ela é maternal, forte e protetora enquanto os conforta e limpa da tristeza. Além disso, a fertilidade é considerada um de seus pontos fortes, pois ela cura a infertilidade em mulheres e as conchas de búzios representam sua riqueza.

Arrow

2. Iemanjá

Orixá feminino dos pântanos e da morte. Protege idosos e desabrigados. Também dona da chuva e da lama. É mãe de Obaluaiê e junto com ele, dona das doenças cancerígenas. Mais velha orixá do panteão africano.

Arrow

3. Nanã Barukê

Deusa das fontes. É a dona dos segredos que guarda dentro de uma cabaça, o adó, que é o seu símbolo. Também é representada por uma cobra metálica. Dizem que os descendentes espirituais de Euá, que são raros, são ótimos pais e mães.

Arrow

4. Ewá ou Yewá

Identificada como a esposa sênior de Xangô, ela é a Orixá do Rio Oba cuja fonte fica perto de Igbon, particularmente onde se diz que sua adoração se originou, mas depois foi transferida para Ogbomosho.

Arrow

5. Obá

Iyá Asagbó ou Axabó é um orixá feminino da família de Xangô, é a irmâ de Iyá Massé Malé, e assim sendo tia de Xangô. Usa vestimentas nas cores vermelho e branco ou rosa (podendo ser estampado). Ademais, ela usa sempre pano da costa e traz na mão uma lira.

Arrow

6. Iyá Axabó

Deuses da juventude e vitalidade, também conhecidos como os Gêmeos Sagrados. Além disso, são normalmente relacionados aos famosos santos Cosme e Damião.

Arrow

7. Ibeji

Está relacionado à uma árvore sagrada africana cujos cultos são diversificados de acordo com as comunidades africanas e suas origens. A relação que existe entre Iroko e o “tempo” é devido a um Orixá da nação Bantu denominado Kitembo que foi posteriormente associado a Iroko da nação Iorubá.

Arrow

8. Irôco

Na mitologia africana, Egungun-Oya é uma Deusa da adivinhação. Assim, ‘Egungun’ alude aos espíritos agregados dos mortos.

Arrow

9. Egungun

É uma orixá iorubá que é representada por uma senhora de ascendência africana de nome Aje. Uma Aje é uma mulher com poderes biológicos, espirituais e cósmicos.

Arrow

10. Iami ou Iami-Ajé