Em suma, é a superfície formada pela rotação da curva y = 1/ x , uma hipérbole retangular, em torno do eixo x para valores de x maiores que um. O décimo sétimo físico e matemático italiano Evangelista Torricelli ficou surpreso ao descobrir que, embora o Chifre tenha um volume finito, igual a π unidades cúbicas, ele tem uma área de superfície infinitamente grande.
A sequência numérica de Fibonacci pode ser encontrada na natureza: A soma de dois inteiros anteriores na sequência é usada para gerar essa sequência, que começa em 0 e 1. Por exemplo: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, etc.
Existe apenas um número primo que é par: é dois porque todos os outros números pares são divisíveis apenas por ele.
O único número que não podemos escrever em algarismos romanos é zero: os algarismos romanos não têm zeros. Embora os atenienses estivessem cientes da noção de zero, eles não viam zero como um numeral.
O menor número perfeito é seis. Um número perfeito é um inteiro positivo que é igual à soma de seus divisores positivos na teoria dos números. Seis é o número menos perfeito de acordo com este critério. (1 + 2 + 3 = 6.). O número a seguir é 28.
Outra curiosidade fascinante da Matemática é sobre o Googolplex. Não há espaço suficiente no planeta para escrever um Googolplex. Um googol é definido como um seguido de cem zeros. 1 precedido por um googol zeros é um googolplex. Aliás, esse nome inspirou os fundadores do Google.
A força do crescimento exponencial é incompreensível. Ao dobrar um pedaço de papel de 0,01 mm 45 vezes, você quase pode alcançar a lua.
257.885.161-1, um número de 17.425.170 dígitos, é o maior número primo descoberto até agora. Um dos PCs exigiu 39 dias de computação contínua para verificar se era primo.
Os algarismos romanos foram criados para negociação. O método de manutenção de registros foi amplamente utilizado em todo o Império Romano. Os algarismos romanos foram continuamente empregados em toda a Europa após o colapso do Império Romano. No entanto, chegou ao fim em 1600.