Conhecido como um dos pioneiros do rock brasileiro e por sua parceria com Roberto Carlos na Jovem Guarda, Erasmo Carlos sempre foi apaixonado por música. Ele aprendeu a tocar violão com Tim Maia, com quem, posteriormente, chegou a formar uma banda junto com Roberto Carlos.
Erasmo Carlos participou da banda de rock, The Snakes, bem no início de sua carreira em 1957. Em suma, a banda acompanhou Cauby Peixoto e gravou a canção “Rock n’ Roll em Copacabana”.
Foi na Tijuca onde nasceu Erasmo Esteves, em 5 de junho de 1941. Grandes nomes da MPB participaram da infância do cantor, no bairro da Zona Norte do Rio, como Tim Maia e Jorge Ben Jor.
Na adolescência, o Tremendão gostava de se reunir com a turma no Bar do Divino, na Rua do Matoso. Aliás, foi nessa época em que ele conheceu Roberto Carlos, durante um concerto de Bill Haley no Maracanãzinho – o que teria aberto os olhos do carioca para começar seu próprio grupo.
Erasmo se tornou amigo de Roberto Carlos e juntos de Wanderléia fizeram o programa, que semanalmente era responsável por difundir o rock no país. Dessa forma, muitas das canções eram versões nacionais de hits de bandas de sucesso na época, como os Beatles.
O cantor promoveu algumas revoluções no mundo da música. Aliás, uma delas foi na temática erótica e sexual. Erasmo escreveu sobre sexo de maneira mais explícita quando ainda era um tabu fazer canções do gênero.
Erasmo também sempre gostou de fazer álbuns com convidados, como “Erasmo Convida” de 1980. Assim, Caetano Veloso, Jorge Ben Jor, Rita Lee, Los Hermanos, Emicida, Marisa Monte, Milton Nascimento, Gal Costa e Paulo Miklos são só alguns dos nomes com quem trabalhou.
Não muito tempo longe de casa, ele voltou a morar no Rio de Janeiro após gravar “Aquarela do Brasil”, em 1969. Posteriormente, em 1985, Erasmo esteve na primeira edição do Rock in Rio.
Na década de 1970 com seu “Carlos, Erasmo”, flertou com o movimento hippie e suas temáticas. Assim, ele começou nesse disco e se perpetuou ao longo da carreira.
O artista foi um dos pioneiros no rock brasileiro, trilhando uma carreira de 50 anos na música e mais de 500 canções de sucesso, como “Além do Horizonte”, “É Preciso Saber Viver” e “O Bom’.