Este é o menor sapo e o menor animal com espinha dorsal. Tem um tamanho semelhante a uma mosca doméstica. Em média, eles têm 7,7 mm de comprimento. Este sapo é endêmico da floresta tropical de Papua Nova Guiné.

Arrow

01 Sapo da Papua-Nova Guiné

Outra das menores espécies de sapo do mundo e a menor do Brasil e a segunda do Hemisfério Sul, pertence à espécie Brachycephalus didactylus e pode atingir de 7 à 11 milímetros. É um animal minúsculo, de coloração idêntica às folhas mortas caídas no chão da mata.

Arrow

02 Sapo-pulga

Encontrado na ilha de Madagascar, o Camaleão Brookesia Micra é o menor camaleão do mundo já descoberto. É tão pequeno que pode facilmente ficar em cima da cabeça de um fósforo ou na ponta do dedo indicador de uma pessoa.

Arrow

03 Camaleão Brookesia Micra

O jerboa pigmeu do Baluchistão é o menor roedor do mundo e o menor roedor conhecido. Salpingotulus é uma única espécie do gênero. A fêmea adulta típica pesa 3,75 g e mede apenas 4,4 cm de comprimento.

Arrow

04 Jerboa pigmeu

O colibri-abelha-cubano é o menor pássaro vivo do mundo hoje. Eles residem apenas na densa floresta e bosques de Cuba. Eles têm um comprimento médio de 6 cm do bico à cauda e seu peso médio é de 2 gramas.

Arrow

05 Colibri-abelha-cubano

Também conhecido como o padloper manchado ou tartaruga manchada, essas tartarugas são endêmicas da floresta do oeste da África do Sul, Namíbia e Namaqualand. Seus tamanhos médios variam de 6 a 10 cm.

Arrow

06 Tartaruga de Padloper