Desde cedo conhecemos a questão “quem nasceu primeiro, o ovo ou galinha?” como um dos maiores mistérios no mundo, mas a ciência parece ter encontrado uma resposta para isso. Se considerarmos que animais que botavam ovos já existiam, pode parecer simples. No entanto, como responder se o foco for o próprio ovo da galinha? Dessa maneira, ele teria que ter vindo de uma galinha, não é mesmo? Mas e de onde ela veio?
Segundo a teoria da evolução, as espécies evoluem de outras mais primitivas. Hoje se sabe que as galinhas são descentes dos dinossauros, que também botavam ovos. Apesar de dar indícios do processo evolutivo, isso ainda não esclarece completamente a questão. Então, a pergunta continua: “quem nasceu primeiro, o ovo ou galinha?”
As mutações evolutivas são responsáveis por gerar as novas espécies. Ou seja, se uma criatura anterior às galinhas se cruza com outra da mesma espécie e as mutações geram a galinha como conhecemos, o ovo é da espécie antiga, ou da nova?
Segundo o especialista David Papineau, é da nova. “Mesmo que o pássaro que deu origem ao ovo de galinha não fosse uma galinha, o correto é dizer que o ovo veio primeiro. Se um canguru botasse um ovo e dele saísse um avestruz, o ovo seria de avestruz, não de canguru.”
Então com essa explicação é fácil deduzir que o ovo veio primeiro. Na verdade, não. Uma nova descoberta aponta uma proteína encontrada somente em ovários de galinhas, essencial para formar a casca do ovo. Portanto, o ovo só poderia ser produzido pela primeira galinha existente, provando que a galinha surgiu antes do ovo.