Vocâ já ouviu falar em worms de computador? Em suma, um worm é um programa que, quando executado, tem a capacidade de se espalhar para outros computadores por conta própria, usando técnicas de envio em massa para endereços de e-mail encontrados em seu computador ou usando a Internet para infectar um computador remoto usando falhas de segurança conhecidas.
Saiba tudo sobre eles a seguir.
Qual a diferença entre um vírus comum para um worm?
Os worms e vírus de computador são muito semelhantes no sentido de que se auto-replicam e executam uma carga útil (geralmente) maliciosa em sistemas de computador. Onde eles diferem é na forma como se espalham.
Um vírus precisa de um programa host para infectar e depende dos usuários para espalhar esse programa infectado usando armazenamento removível, e-mail ou outro método de transmissão semelhante.
Um worm existe como seu próprio programa independente, não como código anexado a um aplicativo de terceiros. Ademais, eles também se espalham por si mesmos, sem intervenção humana.
Por exemplo, o Blaster Worm se espalhou rapidamente em meados dos anos 2000, graças a uma porta de rede aberta vulnerável em computadores Windows.
Como surgiram os worms?
Os worms de computador foram o segundo tipo de malware desenvolvido. No início, como vírus, eles não foram projetados para serem maliciosos. Um deles, chamado “Morris”, foi projetado para determinar o tamanho da Internet em 1988, mas devido à má programação acabou prejudicando as infraestruturas.
Alguns deles ficam em mente como o famoso worm ILOVEYOU que destruiu o conteúdo do computador infectado e o worm Sasser que reiniciava os computadores aleatoriamente.
Como eles funcionam ?
Os worms de computadores são projetados para aproveitar as vulnerabilidades que permitem que eles obtenham controle sobre um dispositivo e, em seguida, verifiquem a rede em busca de outros dispositivos vulneráveis e assim por diante.
Desse modo, é muito difícil remover uma infecção por worm porque, a menos que a vulnerabilidade que ele usa para se propagar seja corrigida de antemão, o worm provavelmente retornará rapidamente.
Quais são os sintomas de um computador com worms?
Seu computador pode estar infectado com worms se você reconhecer algum destes sintomas de malware:
- Desempenho lento do computador
- Comportamento errático do computador
- Perda de dados inexplicável
- Falhas frequentes no computador
Como os vírus de computador podem ser removidos?
Os antivírus fizeram grandes progressos na capacidade de identificar e impedir a propagação de vírus de computador. No entanto, quando um dispositivo é infectado, a instalação de uma solução antivírus ainda é sua melhor aposta para removê-lo. Assim, quando instalado, a maioria dos softwares realizará uma “varredura” para o programa malicioso.
Uma vez localizado, o antivírus apresentará opções para sua remoção. Contudo, se isso não for algo que possa ser feito automaticamente, alguns fornecedores de segurança oferecem assistência técnica para remover o vírus gratuitamente.
Principais vírus de computador
Em 2013, o vírus botnet Gameover ZueS foi descoberto por usar sites de download ponto a ponto para distribuir ransomware e cometer fraude bancária. Embora dezenas de milhares de vírus de computador ainda percorram a Internet, eles diversificaram seus métodos e agora existem diferentes variantes de malware, como:
Worms: é um tipo de vírus que, ao contrário dos vírus tradicionais, geralmente não requer a ação de um usuário para se espalhar de dispositivo para dispositivo.
Trojans: como no mito, um cavalo de Troia é um vírus que se esconde dentro de um programa aparentemente legítimo para se espalhar por redes ou dispositivos.
Ransomware: é um tipo de malware que criptografa os arquivos de um usuário e exige um resgate para seu retorno. O ransomware pode ser, mas não necessariamente, disseminado por vírus de computador.
Como prevenir seu computador de vírus e ataques cibernéticos?
Quando você se arma com informações e recursos, fica mais esperto sobre as ameaças à segurança do computador e menos vulnerável às táticas de ameaças. Siga estas etapas para proteger seu PC com a melhor proteção contra vírus de computador:
- Em primeiro lugar, use proteção antivírus e um firewall;
- Em segundo lugar, obtenha software antispyware;
- Mantenha sempre sua proteção antivírus e software antispyware atualizados;
- Atualize seu sistema operacional regularmente;
- Aumente as configurações de segurança do seu navegador;
- Evite sites questionáveis;
- Faça o download do software apenas de sites em que você confia;
- Avalie cuidadosamente o software gratuito e os aplicativos de compartilhamento de arquivos antes de baixá-los;
- Não abra mensagens de remetentes desconhecidos;
- Exclua imediatamente as mensagens que você suspeitar serem spam.
Então, gostou deste artigo? Pois, leia a seguir: Qual o melhor iPhone? Como escolher o modelo ideal para você