Ciência & Tecnologia

O que são Worms? Como se espalham e como removê-los

Os worms são vírus que podem se espalhar de várias maneiras, por meio de redes, anexos de e-mail ou dispositivos de armazenamento externos.

Vocâ já ouviu falar em worms de computador? Em suma, um worm é um programa que, quando executado, tem a capacidade de se espalhar para outros computadores por conta própria, usando técnicas de envio em massa para endereços de e-mail encontrados em seu computador ou usando a Internet para infectar um computador remoto usando falhas de segurança conhecidas.

Saiba tudo sobre eles a seguir.

Qual a diferença entre um vírus comum para um worm?

Os worms e vírus de computador são muito semelhantes no sentido de que se auto-replicam e executam uma carga útil (geralmente) maliciosa em sistemas de computador. Onde eles diferem é na forma como se espalham.

Continua após a publicidade

Um vírus precisa de um programa host para infectar e depende dos usuários para espalhar esse programa infectado usando armazenamento removível, e-mail ou outro método de transmissão semelhante.

Um worm existe como seu próprio programa independente, não como código anexado a um aplicativo de terceiros. Ademais, eles também se espalham por si mesmos, sem intervenção humana.

Por exemplo, o Blaster Worm se espalhou rapidamente em meados dos anos 2000, graças a uma porta de rede aberta vulnerável em computadores Windows.

Como surgiram os worms?

Worms: entenda o que são, como se espalham e como removê-los

Continua após a publicidade

Os worms de computador foram o segundo tipo de malware desenvolvido. No início, como vírus, eles não foram projetados para serem maliciosos. Um deles, chamado “Morris”, foi projetado para determinar o tamanho da Internet em 1988, mas devido à má programação acabou prejudicando as infraestruturas.

Alguns deles ficam em mente como o famoso worm ILOVEYOU que destruiu o conteúdo do computador infectado e o worm Sasser que reiniciava os computadores aleatoriamente.

Como eles funcionam ?

Os worms de computadores são projetados para aproveitar as vulnerabilidades que permitem que eles obtenham controle sobre um dispositivo e, em seguida, verifiquem a rede em busca de outros dispositivos vulneráveis ​​e assim por diante.

Continua após a publicidade

Desse modo, é muito difícil remover uma infecção por worm porque, a menos que a vulnerabilidade que ele usa para se propagar seja corrigida de antemão, o worm provavelmente retornará rapidamente.

Quais são os sintomas de um computador com worms?

Worms: entenda o que são, como se espalham e como removê-los

Seu computador pode estar infectado com worms se você reconhecer algum destes sintomas de malware:

  • Desempenho lento do computador
  • Comportamento errático do computador
  • Perda de dados inexplicável
  • Falhas frequentes no computador

Como os vírus de computador podem ser removidos?

Continua após a publicidade

Os antivírus fizeram grandes progressos na capacidade de identificar e impedir a propagação de vírus de computador. No entanto, quando um dispositivo é infectado, a instalação de uma solução antivírus ainda é sua melhor aposta para removê-lo. Assim, quando instalado, a maioria dos softwares realizará uma “varredura” para o programa malicioso.

Uma vez localizado, o antivírus apresentará opções para sua remoção. Contudo, se isso não for algo que possa ser feito automaticamente, alguns fornecedores de segurança oferecem assistência técnica para remover o vírus gratuitamente.

Principais vírus de computador

Worms: entenda o que são, como se espalham e como removê-los

Em 2013, o vírus botnet Gameover ZueS foi descoberto por usar sites de download ponto a ponto para distribuir ransomware e cometer fraude bancária. Embora dezenas de milhares de vírus de computador ainda percorram a Internet, eles diversificaram seus métodos e agora existem diferentes variantes de malware, como:

Continua após a publicidade

Worms: é um tipo de vírus que, ao contrário dos vírus tradicionais, geralmente não requer a ação de um usuário para se espalhar de dispositivo para dispositivo.

Trojans: como no mito, um cavalo de Troia é um vírus que se esconde dentro de um programa aparentemente legítimo para se espalhar por redes ou dispositivos.

Ransomware: é um tipo de malware que criptografa os arquivos de um usuário e exige um resgate para seu retorno. O ransomware pode ser, mas não necessariamente, disseminado por vírus de computador.

Como prevenir seu computador de vírus e ataques cibernéticos?

Worms: entenda o que são, como se espalham e como removê-los

Continua após a publicidade

Quando você se arma com informações e recursos, fica mais esperto sobre as ameaças à segurança do computador e menos vulnerável às táticas de ameaças. Siga estas etapas para proteger seu PC com a melhor proteção contra vírus de computador:

  • Em primeiro lugar, use proteção antivírus e um firewall;
  • Em segundo lugar, obtenha software antispyware;
  • Mantenha sempre sua proteção antivírus e software antispyware atualizados;
  • Atualize seu sistema operacional regularmente;
  • Aumente as configurações de segurança do seu navegador;
  • Evite sites questionáveis;
  • Faça o download do software apenas de sites em que você confia;
  • Avalie cuidadosamente o software gratuito e os aplicativos de compartilhamento de arquivos antes de baixá-los;
  • Não abra mensagens de remetentes desconhecidos;
  • Exclua imediatamente as mensagens que você suspeitar serem spam.

Então, gostou deste artigo? Pois, leia a seguir: Qual o melhor iPhone? Como escolher o modelo ideal para você

Próxima página »

Escolhidas para você