Os xingamentos brasileiros são conhecidos de todos, mesmo dos mais puritanos. Seja usando um xingamento de forma engraçada, até carinhosa, ou naquele momento de raiva explosiva, eles saem com naturalidade. Você concorda?
Logo, não é incomum escapar uma vez ou outra, já que os xingamentos são parte do dia a dia da maioria dos brasileiros. Claro que há momentos e lugares em que devemos nos conter, mas não tem como negar que eles estão por toda parte, né?
E aí, vamos ver quais xingamentos brasileiros são esses? Boa leitura!
36 xingamentos brasileiros e como usá-los
1. Paquita do capeta
As paquitas são assistentes da apresentadora Xuxa, misturada com o capeta ou pessoa ruim, ou seja, assistente do capeta, e pode ser entendida como uma pessoa que faz o mal. Exemplo: “Você tá mais para uma paquita do capeta”.
2. Espantalho do fandangos
Pessoa que não trabalha direito, tem preguiça ou ainda que faz as coisas de qualquer jeito. Os fandangos são um tipo de dança folclórica. As pessoas geralmente fazem o uso em situações como “Até um espantalho do fandangos trabalha melhor que você!”.
3. Bife de rato
Se refere a uma pessoa difícil de aturar ou digerir. Sendo assim, quando você se deparar com aquela pessoa chata, você pode soltar um “Até um bife de rato é mais agradável que do que você”. Com certeza, a pessoa vai ficar furiosa, né?
4. Saco de vacilo
Geralmente, esse é um xingamento brasileiro para quem vive cometendo erros, ou seja, uma pessoa vacilona. Dessa forma, um exemplo é: “Caraca! Mas você é um saco de vacilo, hein?” para uma pessoa que não economiza quando o assunto é cometer erros.
5. Saco de lixo de peruca
Um outro xingamento brasileiro para ser usado quando você quiser atacar uma pessoa chata, sem valor ou importância, você pode dizer que “Você é pior que um saco de lixo sem peruca!”.
6. Geladinho de chorume
Geralmente, esse xingamento é usando contra uma pessoa amarga, como um depósito de detritos sob os lixões, o chorume. Um exemplo é: “Sai pra lá, seu geladinho de chorume!”.
7. Bafo de bunda
Sabe aquela pessoa chata e com um baita mau hálito? Quando ela estiver te irritando muito, você pode soltar um “Escova o dente ou sai daqui com esse bafo de bunda!”. Isso quer dizer nada mais, nada menos que: pessoa com mau hálito.
8. Metralhadora de bosta
Pessoa que só fala besteira, nada produtivo. Portanto, quando aquela pessoa surgir com um assunto irritante e sem sentido, você pode falar pra ela: “Caraca, mano, você só fala merda! Parece até uma metralhadora de bosta!”.
9. Sofá de zona
Quando você ouve o xingamento brasileiro “Lá vem o sofá de zona”, geralmente significa uma pessoa sem valor, e que as pessoas fazem o que querem com ela.
10. Saco de bosta
Geralmente, usado com aquela pessoa não consegue fazer nada, sem utilidade. Por isso, quando surgir alguém assim, é só falar “Você não dá conta de fazer nem um ovo frito. Você está um belo de um saco de bosta!”.
11. Filhote de lombriga
Sabe aquela pessoa insignificante, sem importância? Esse é um daqueles xingamentos brasileiros mais satisfatórios. Basta dizer “Sai pra lá, filhote de lombriga” e tá tudo certo. Não é?
12. Lá vem ela com aquela cara de cu com cãibra
Convive com alguém que vive insatisfeito e com raiva? Quando ela estiver passando, basta dizer: ” Lá vem ela com aquela cara de cu com cãibra”.
13. Coçar o cu com serrote
Nada melhor quando se está nervoso ou passando raiva com algo e soltar “Vou ligar o foda-se então, vai coçar o cu com serrote!”.
14. Enfia um rojão no cu e sai voando
Sabe quando tem aquela pessoa que gosta de se aparecer, e ficar se vangloriando na rodinha de amigos. Chama ela no cantinho e diz: “Já que você quer tanto aparecer, enfia um rojão no cu e sai voando!” e espere a mágica acontecer.
15. Peido de uma jumenta
Mais um exemplo de xingamento brasileiro para uma pessoa sem valor, sem muita importância. É só soltar: “Você não vale nada, nem mesmo o peido de uma jumenta!”.
16. Nasceu pelo cu
Usado quando uma pessoa muito feia, isto é, quando a pessoa tem uma aparência estranha. Daí, você pode dizer: “Você é tão feio, mas tão feio, que eu acho que nasceu pelo cu”.
17. Vai chupar um prego até virar tachinha
Quando alguém não se tocar e parar de incomodar, você pode dizer: “Vai chupar um prego até virar tachinha”.
18. Ela passou tanta raiva, que vai rasgar o cu com a unha
Geralmente, o seu uso está associado a passar raiva com algo ou alguém. Daí, quando você presenciar alguém nessa situação, você pode falar: “Ela passou tanta raiva, mas tanta raiva, que vai acabar rasgando o cu com a unha”.
19. Arrastar o cu na brita
Pessoa apaixonada, que está interessada em alguém. Portanto, tende a fazer tudo pela pessoa, e aí a pessoa por quem se está apaixonada acaba dizendo coisas como “Ele vai arrastar o cu na brita por mim”.
20. Comer pizza com colher
Quando você convive com alguém que é cheio de frescura, de uma maneira indelicada você pode chegar e dizer pra ela: “Basicamente, eu diria que você é tão fresco, que até parece comer pizza com colher”.
21. Sua certidão de nascimento é um pedido de desculpas da fábrica de preservativos
Esse é mais um dos xingamentos brasileiros utilizados com aquela pessoa insignificante, sabe? Por isso, não custa nada dizer isso quando estiver enchendo o saco: “Você é tão bosta, que tenho certeza que a sua certidão de nascimento é um pedido de desculpas da fábrica de preservativos”.
22. Mistura de mal com o atraso e pitadas de psicopatia.
Este xingamento foi feito, acredite, em pleno STF, quando o ministro Luis Roberto barroso se dirigiu ao também ministro Gilmar Mendes. Já imaginou chegar em alguém e falar “Você é uma mistura de mal com o atraso e pitadas de psicopatia”.
23. Reverendíssima besta
A expressão “reverendíssima besta” era usada pelo escritor Mário de Andrade para insultar seus desafetos. Portanto, quando alguém estiver te tirando do sério, é só falar pra ela: Sai pra lá, sua reverendíssima besta!” e pronto, problema resolvido.
24. Desenhado pelo Picasso
Um xingamento brasileiro bem polêmico, e que se refere aos formatos das pinturas cubistas do pintor espanhol. Portanto, para se referir uma pessoa feia você pode usar o seguinte exemplo: “Você é tão feio que parece até que foi desenhado pelo Picasso“.
25. Definição na Wikipédia: Cavalo da carroça do Faraó
A referência ao site da internet é uma maneira bem criativa de dizer que o sujeito, além de um animal, é velho como no tempo dos faraós. Já imaginou você dizer para a pessoa “Fui olhar a sua definição na Wikipédia e encontrei isto: Cavalo da carroça do Faraó”.
26. Entra um no cu do outro e faz um megazord
Além de um xingamento brasileiro bem pesado, brinca com o robô gigante dos Power Rangers, o megazord. É só soltar um “Um recado pra você e pros seus amiguinhos: entra um no cu do outro e faz um megazord”e vai gerar uma boa polêmica na rodinha de amigos.
27. Alquimista da confusão!
Maneira um pouco elegante de chamar alguém de bagunceiro, incapaz de fazer algo certo. Sendo assim, um exemplo seria: “Meu Deus do céu, você é um tremendo alquimista da confusão!.
28. Ninja da falta de jeito
Em outras palavras, o sujeito é totalmente atrapalhado, também sem jeito para fazer algo certo. Um exemplo seria: “Puxa vida, você é um verdadeiro ninja da falta de jeito!”.
29. Enrolar um carretel de linhas em 10 segundos
Isso quer dizer que o sujeito é muito rápido para escapar do trabalho, ou mesmo da responsabilidade. Você chega na pessoa e diz: “Uau, você poderia dar aulas de como enrolar um carretel de linhas em 10 segundos!”.
30. Epopeia interminável
Aquela maneira bem prática e delicada de dizer que o sujeito é um incapaz. Você chega e diz: “Você tem o poder mágico de transformar uma tarefa simples em uma epopeia interminável!”.
31. Detetive especializado em encontrar o lado negativo
Traduzindo, isso significa que o cara é um tremendo pé frio. Portanto, basta dizer que “Caraca, nisso você é bom: um detetive especializado em encontrar o lado negativo de tudo” e o recado será dado com muita clareza. Concorda?
32. Artista da confusão sintática
Esse xingamento traz uma bela educação sarcástica, e mistura certa erudição com uma ofensa disfarçada. Em outras palavras, mais simples: “você é uma besta!”. Daí, você pode dizer: “Você é um verdadeiro artista da confusão sintática, suas frases são verdadeiras obras de arte incompreensíveis”.
33. Talento extraordinário de sempre escolher a fila mais lenta do supermercado
Esse é um xingamento do dia a dia de um casal que faz as compras do dia. Ou seja, um dos dois sempre escolhe a fila errada. O xingamento brasileiro acima nem precisa de exemplo, né? O recado foi dado.
34. Mago do esquecimento
Esse xingamento tem o objetivo de esfregar na cara que a pessoa em questão esquece os seus deveres. Daí, é só dizer: “Impressionante, você é um verdadeiro mago do esquecimento, fazendo memórias desaparecerem em um passe de mágica!“.
35. Energúmeno descerebrado
A palavra energúmeno é utilizada para caracterizar uma pessoa como “imbecil” ou “boçal”, segundo o dicionário Michaelis de língua portuguesa. Descerebrado, sem cérebro, é uma expressão autoexplicativo. Daí, de maneira bem simples e direta, você diz: “Você, energúmeno descerebrado, não consegue nem amarrar os sapatos sem a ajuda de um manual de instruções!”.
36. Asno com MBA
Pra finalizar a nossa lista, um xingamento executivo. O Master of Business Administration (MBA) é um grau acadêmico de pós-graduação destinado a administradores e executivos das áreas de gestão de empresas e gestão de projetos, mas que atrai também pessoas de várias outras disciplinas acadêmicas. Portanto, caso surja a oportunidade, você pode soltar um: “Se o asno com MBA acha que sabe tudo, deveria abrir uma escola para ensinar como ser completamente imbecil!”.
Então, você já conhecia todos esses xingamentos brasileiros? Aliás, já ouviu alguém xingar usando algumas dessas expressões? Conta pra gente nos comentários!
Por fim, confira mais matérias do Segredos do Mundo: 8 gestos que são xingamentos bem rudes em algumas partes do mundo