9 possíveis temas da redação do Enem 2016

As provas do Enem estão chegando e, por mais que você, candidato, tenha se esforçado e estudado tudo que podia, a redação do Enem 2016 é um surpresa, como sempre acontece. Mas, mesmo se tratando de algo que só dá para saber sobre o que se trata na hora do “vamos ver”, a verdade é que é possível suspeitar de alguns temas que podem ser pedidos este ano, na redação.

Claro que nada do que listamos aqui é, realmente, um “spoiler” da redação do Enem 2016, no entanto, especialistas apostam que estes podem ser assuntos “quentes”, já que estiveram em alta durante todo o ano no cenário nacional e internacional. Aliás, polêmicas e temas controversos não faltaram ao longo de 2016, não é mesmo?

Um bom exemplo de um possível tema da redação do Enem 2016, como você vai ver, é o conflito no Oriente Médio, entre Síria e Líbia, que fez centenas de vítimas e resultou em um número inimaginável de refugiados ao redor do mundo. Outro grande assunto, segundo professores, são as Olimpíadas, o trabalho escravo atualmente e, claro, a controversa falta de limites das pessoas no meio digital.

10

Será que você conhece o suficiente sobre estes assuntos para sustentar uma argumentação? Claro que estes são apenas alguns palpites de temas. Muitos outros também têm chances de serem abordados, como você confere abaixo.

Confira 9 possíveis temas da redação do Enem 2016:

1. Trabalho escravo no Brasil

1

O assunto esteve em alta várias vezes durante o ano devido ao aumento do número de denúncias de trabalho escravo em território brasileiro.

2. Olimpíadas

2

Outro forte candidato a tema da redação do Enem 2016 são os Jogos Olímpicos. O tema tem peso não somente porque as Olimpíadas foram realizadas este ano no Brasil, mas também porque é aniversário de 80 anos dos Jogos de 1936, que aconteceram na Alemanha, durante o Nazismo.

Lembra da imagem de Jessen Owens no pódio com atletas brancos, que faziam a saudação nazista? Pois é, o corredor negro que levou quatro medalhas nos Jogos Olímpicos de 36 e pode ser uma das referências históricas a serem citadas ou abordadas neste assunto.

Já, se a abordagem tratar dos Jogos recém-realizados no Rio, Usain Bolt pode ser uma ótima referência, por se tratar do corredor mais veloz do mundo. Michael Phelps e seu desempenho impecável também é uma ótima opção.

3. Eleições nos Estados Unidos

3

Pode parecer distante de sua realidade, mas as eleições americanas deste ano estão dando o que falar há alguns meses, em todo o mundo. Por isso, a corrida presidencial entre Hillary Clinton e Donald Trump podem também ser um tema da redação do Enem 2016.

Para uma melhor abordagem, vale conhecer melhor o sistema eleitoral americano e, claro, as diferenças entre os partidos Democrata e Republicano, bem como as propostas e polêmicas de cada um dos candidatos.

4. Zika Vírus

4

O Zika Vírus, seus sintomas, efeitos colaterais, como a microcefalia; e vários outros detalhes sobre a doença podem também fazer parte do tema da redação do Enem 2016. Para conhecer um pouco mais da doença e ter mais informações para sua argumentação, não deixe de ler (ou reler) esta outra matéria aqui.

5. Refugiados

5

O número de refugiados devido ao conflito que envolve Síria e Líbia (e o Estado Islâmico) que buscam asilo em outros países já superou o número de refugiados da Segunda Guerra Mundial e isto é extremamente preocupante. Por tanto, vale se dedicar um pouco mais aos estudos das guerras atuais no Oriente Médio e a realidade e as políticas relacionadas ao assunto nas nações mais visadas como abrigo.

6. PEC das domésticas

6

Direitos trabalhistas e a própria PEC das empregadas domésticas podem ser temas da redação do Enem 2016. Neste caso, estudas um pouco sobre a cultura escravocrata no Brasil e, claro, conhecer obras que mostram a realidade dos trabalhadores no País como o filme “Que horas ela volta?”, são ótimas estratégias.

7. Limites no meio online

7

Ou, se você preferir, “limites na internet”. A proximidade que a internet e as redes sociais nos proporciona de falar e comentar coisas com qualquer pessoa do mundo é positivo, mas as consequências da sensação de impunidade ou de invisibilidade que os usuários costumam ter quando usando seus computadores ou celulares é um problema. Manifestações de preconceito, ódio, bullying e crimes online também podem ser vertentes de abordagem.

8. Conceitos atuais de família

8

Outra questão que ganhou destaque nos debates pelo mundo, especialmente no meio online, foi o conceito de família. Na lei de 2013, só recebe essa nomenclatura a união entre homem e mulher, no entanto, pais e mães solteiras, bem como casais homossexuais também reivindicam o direito de serem considerados família.

Uma dica: argumentos ofensivos e preconceituosos não costumam ser uma boa ideia.

9. Desigualdade étnica e de gênero

9

Racismo e machismo ainda são temas polêmicos no Brasil e foram temas que povoaram a internet durante todo o ano. O candidato ao Enem também precisa ficar de olho nos direitos já conquistados até agora neste sentido, nas políticas públicas, na legislação e, claro, tentar imaginar alguma solução para o fim ou a redução da desigualdade étnica e de gênero.

Então, em qual destes temas você aposta para a redação do Enem 2016? Com qual deles você acha que se sairia melhor? Não deixe de nos contar nos comentários.

E, por mais que esteja na última hora, é bom dar uma olhadinha nesta outra matéria: O que vai cair no Enem 2016? Veja as dicas dos especialistas.

Fonte: Mega Curioso