Exu é um orixá famoso e um dos espíritos da mitologia iorubá. Seu espírito aparentemente acompanhou os escravos ao novo mundo e ele continua sendo uma presença importante nas religiões de matriz africana em países como Haiti, Brasil, Cuba e em outros lugares.
Antigo deus grego do fogo, da metalurgia e do artesanato, Hefesto foi o brilhante ferreiro dos deuses do Olimpo, para quem construiu magníficas casas, armaduras e engenhosos dispositivos.
Oxóssi caça com arco e flecha, que dizem estar caçando energias positivas e boas influências. Ele está associado principalmente à caça, florestas, animais, riqueza, sabedoria e astúcia. Os animais sacrificados para os rituais Oxóssi são cabras, porcos cozidos e galinhas-d’angola.
Logunedé é tido como andrógeno, patrono dos homossexuais, orixá iorubano, tendo como elemento terra e a água e dominando rios, cachoeiras e matas. É considerado orixá “métametá”, em ioruba, méta significa “três” e métametá traduz-se a melhor guiza como: três ao mesmo tempo.
De acordo com a língua iorubá é descrito como o terceiro Alaafin do Reino de Oiô. Diz-se que ele se manifesta assim – Agodo, Afonja, Lube e Obomin e com seu popular Axé. Considerado um dos governantes mais poderosos que a terra iorubá já produziu, mas também conhecido por sua raiva.
É um Orixá feminino que representa a alma da floresta e as criaturas dentro dela, e curandeiros caseiros. Ela é uma defensora das florestas e de todas as criaturas que vivem lá. Além disso, ela é bastante famosa entre as deusas nigerianas e os deuses nigerianos.
Orixá das doenças, das pragas, da miséria, domina a terra árida e quente, como o calor do sol e do fogo. Conhecido por sua personalidade muito forte, está sempre contra os malfeitores e àqueles que não têm caráter. Aliás, esse deus africano está presente em qualquer ritual do candomblé.
Deus da mobilidade, cobra-arco-íris (ele é uma serpente em algumas representações), guardião das crianças, lorde das coisas prolongadas e controlador do cordão umbilical.
É o orixá das Folhas sagradas, conhece o segredo de todas elas. Junto com Oxóssi, protege as matas e os animais.
É a deusa dos ventos, raios e tempestades violentas, morte e renascimento. Também conhecida como “mãe de nove”, a história menciona que esse nome surgiu por causa do nascimento de todos os 9 filhos como natimortos, sendo estéril durante toda a vida.