Alexandre, o Grande, entrou para a história depois de estabelecer o maior império do mundo antigo. Os historiadores agora acreditam que o imperador sucumbiu a uma doença rara, deixando-o progressivamente mais paralisado ao longo de seis dias. E por isso suspeitam que ele provavelmente foi enterrado vivo.
A primeira civilização documentada na história foi na Suméria, localizada na Mesopotâmia (atual Iraque), começando por volta do ano 5000 a.C. Os sumérios praticavam a agricultura, desenvolveram uma linguagem escrita, e construíram os primeiros centros urbanos.
Cleópatra, a rainha do antigo Egito, casou-se com seu co-regente e irmão Ptolomeu XIII em aproximadamente 51 a.C., quando ela tinha 18 anos e ele apenas 10. Mas quatro anos depois – Ptolomeu XIII se afogou e morreu. Cleópatra então se casou com seu irmão mais novo, Ptolomeu XIV, quando ele tinha 12 anos.
O papel foi inventado pelos chineses no século II a.C. Antes de o papel ser usado para escrever, ele era usado para embalagem, proteção e até papel higiênico.
Considerado o império mais poderoso da história do mundo, o Império Romano chegou ao poder em 44 a.C sob comando de Júlio César. O império durou mais de 1.000 anos e fez contribuições consideráveis para a humanidade, especificamente nas áreas de arquitetura, religião, filosofia e governo.
Apesar dos anos terem uma base no calendário celestial, 46 a.C durou tecnicamente 445 dias, tornando-se o “ano” mais longo da história humana.
Este documento foi selado e entregue em 1215. Aliás, ele foi criado pelos cidadãos da Inglaterra para limitar os direitos do rei João. Posteriormente, o documento levou ao desenvolvimento do direito constitucional na Inglaterra e além.
Culminando entre 1348 e 1350, a Peste Negra foi uma das maiores pandemias da história, resultando na morte de centenas de milhões de pessoas na Ásia e na Europa. Algumas estimativas colocam o total de mortes em 60% da população da Europa na época.
Este movimento cultural durou dos séculos XIV ao XVII e contribuiu para o renascimento da exploração científica, empreendimentos artísticos, arquitetura, filosofia, literatura e música. Dessa forma, o Renascimento começou na Itália e se espalhou rapidamente por toda a Europa.