Esses alimentos altamente processados estão cheios de conservantes, gorduras trans, xarope de milho rico em frutose e sal. Com efeito, hormônios e neurotransmissores relacionados à saciedade no cérebro não são produzidos e, portanto, o cérebro perde a capacidade de reconhecer que comemos, aumentando a nossa fome.
Você já notou que pegar um refrigerante quando está com sede pode fazer você sentir fome logo depois? Isso ocorre porque o refrigerante cheio de açúcar aumenta a glicose no sangue; resultando na liberação simultânea de insulina e na queda do açúcar no sangue para manter os níveis sob controle.
Assim como os refrigerantes, esses alimentos causam um pico de açúcar no sangue. Como resultado, seu corpo libera insulina suficiente para cobrir esse aumento, e isso pode deixá-lo com fome, mesmo que você tenha acabado de comer.
Em suma, salgadinhos e pretzels são feitos puramente de farinha branca processada e refinada – e mesmo as versões integrais não são muito melhores. Este lanche rico em carboidratos e sem proteínas vai encher sua corrente sanguínea com uma dose de glicose e deixará você com fome logo depois de comê-los.
O cereal pode ser uma escolha popular para o café da manhã, mas nem sempre é a melhor escolha. Os cereais são tipicamente grãos refinados que são digeridos e absorvidos rapidamente. Com efeito, isso pode levar aos picos de açúcar no sangue mencionados acima e à fome logo depois.
Esta bebida é uma fonte concentrada de açúcar. Não há gordura ou proteína para ajudar a retardar a absorção do açúcar no sangue. Por isso o suco pode causar um rápido aumento de açúcar no sangue e uma queda rápida. Esse declínio no açúcar no sangue nos deixa com fome novamente.
Dependendo do tipo e da marca, o iogurte pode ser rico em açúcar. Além disso, devido à sua consistência, o iogurte não requer mastigação. Desse modo, a escolha de iogurte natural sem açúcar com adição de frutas, como pêssegos ou morangos, fornecerá a doçura necessária, com os benefícios adicionais de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.
O álcool pode deixar uma pessoa com mais fome, pois ele pode diminuir os níveis de leptina que é responsável por ajudar a nos manter cheios. Além disso, o álcool também pode diminuir nossos estoques de glicogênio, então muitas vezes ansiamos por carboidratos para substituir o que é perdido.
Por causa da quantidade de sódio encontrada em batatas fritas, esses lanches podem levar à desidratação . Muitas vezes, as pessoas podem pensar que estão com fome quando, na verdade, estão realmente com sede.
Mesmo sobremesas com aparência mais saudável tendem a ser carregadas de açúcar. Alimentos de sobremesa se decompõem rapidamente em nosso corpo como glicose, o que faz com que o corpo libere mais insulina. Então, o baixo nível de açúcar no sangue pode nos deixar com fome pouco depois de comer a sobremesa.