Curiosidades

Como são feitas as batatas fritas McDonald’s? Rede revela segredo

As batatas fritas do McDonald's são adoradas em tudo quanto é lugar. Graças a essa admiração, alguns segredos pairam em volta de seu preparo.

As batatas fritas do McDonald’s são, sem dúvida, um dos itens mais consumidos da rede de fast food. Isso se deve ao fato de elas serem crocantes e sequinhas, além de terem um sabor maravilhoso.

No entanto, mesmo ainda hoje muita gente amar as batatas fritas do McDonald’s, é importante ressaltar que a sua receita não é a clássica. No início da rede de hambúrgueres, as batatas tinham um preparo bem específico, utilizando as batatas Russet, deixando-as descansar em água fria após serem cortadas, fatiadas e lavadas para tirar o excesso de amido.

Outros processos eram o de deixar as batatas fatiadas curarem por alguns dias, no clima árido da Califórnia, além de usaram gordura bovina para fritar.

Depois que o Ray Kroc adquiriu o McDonald’s, ele logo vislumbrou uma expansão da marca e, por isso, precisava otimizar esses processos. Assim, ele contratou um engenheiro para ajudar a criar um aparelho que pudesse regular a temperatura do óleo e distribuiu hidrômetros aos funcionários, para que pudessem checar a quantidade de água das batatas.

Continua após a publicidade

Depois disso, Kroc desenvolveu uma mistura de óleos vegetais com gordura animal para poder fritar as batatas. No entanto, pouco tempo depois, o governo dos EUA baniram o uso da banha animal e, atualmente, a fritura é feita em óleo 100% vegetal.

Segredos da batata frita do McDonald’s

A rede McDonald’s do Canadá fez um site para que os consumidores pudessem tirar as dúvidas acerca dos alimentos vendidos pela lanchonete. Assim, muitas perguntas e boatos foram resolvidos.

As batatas fritas do McDonald’s são trangênicas?

De acordo com a marca, o McDonald’s não utiliza o ingrediente geneticamente modificado. O cultivo ocorre em New Brunswick, Alberta e Manitoba e são do tipo batata Shepody e Russet Burbank.

Qual é o tipo de óleo usado pelo McDonald’s para fritas as batatas?

A empresa diz que as batatas são fritas em óleo 100% vegetal durante 3 minutos.

Continua após a publicidade

Quanto de sal tem uma refeição com hambúrguer e batata frita?

Conforme a companhia, uma refeição de hambúrguer e batata frita leva aproximadamente 780 mg de sódio. No entanto, recomenda, a quem se preocupa com a ingestão de sódio, que solicite seus alimentos sem sal, tanto a batata como o hambúrguer.

O que faz com que as batatas nunca estraguem? Qual conservante é utilizado?

O McDonald’s afirma que as batatas não apresentam conservantes em sua composição e que o aspecto bom delas depois de um tempo diz respeito à ausência de umidade no alimento. No entanto, a rede recomenda que as batatas fritas não sejam ingeridas depois de muito tempo.

O mesmo vale para os hambúrgueres. Mesmo que aparentem estar normais, não é recomendado o consumo.

Leia mais:

Continua após a publicidade

Fontes: Terra, Curiositas.

Próxima página »

Escolhidas para você