Ciência & Tecnologia

O que é adware e como se livrar dele? Principais tipos

O adware não é perigoso por si só, mas pode se tornar um hospedeiro para diferentes tipos de malware e danificar seu computador.

Você é bombardeado com anúncios toda vez que tenta navegar na web? Seu computador está lento e propenso a desligar inesperadamente? Se for esse o caso, há uma boa chance de que seu dispositivo tenha sido infectado com adware.

Em suma, adware é um programa potencialmente indesejado que fornece anúncios, janelas pop-up piscantes, banners, links em texto, bem como comerciais de vídeo de reprodução automática e outros conteúdos comerciais nos navegadores.

Além disso, este aplicativo com suporte de anúncios pode iniciar redirecionamentos para vários sites e coletar informações relacionadas à navegação sem a permissão do usuário. Saiba mais sobre o adware a seguir.

Quando o adware surgiu?

O que é adware, principais tipos e como se livrar dele

Continua após a publicidade

Quando o uso do adware começou, aproximadamente em 1995, alguns especialistas do setor consideravam todo adware como spyware, que é um software que permite que alguém colete informações secretas do computador de um usuário sem o conhecimento do usuário. Mais tarde, conforme a legitimidade do adware cresceu, ele foi considerado apenas um “programa potencialmente indesejado”.

Como tal, seu uso proliferou e não muito foi feito para monitorar sua legitimidade. Não foi até o pico dos anos de adware de 2005-2008 quando os fornecedores de adware começaram a monitorar e encerrar atividades questionáveis.

Desse modo, o adware é visto por muitos como sinônimo de malware, que é um software malicioso com a intenção de causar danos a um computador ou rede. Os tipos de malware incluem vírus, worms, spyware, trojans e adware. O adware malicioso pode chegar aos computadores por meio de anúncios pop-up, janelas que não podem ser fechadas e semelhantes.

Uma vez que o adware malicioso está em um computador, ele pode realizar uma variedade de tarefas indesejadas, como rastrear a localização de um usuário, atividade de pesquisa e histórico de exibição de página da web.

Continua após a publicidade

Em seguida, o desenvolvedor do malware pode vender essas informações a terceiros. Programas que podem detectar, prevenir e remover adware estão disponíveis. Frequentemente, eles são gratuitos ou fazem parte de um software antivírus.

Qual a diferença entre adware, spyware e malware?

Adware: é um software que gera anúncios, como janelas pop-up ou hotlinks em páginas da web que não fazem parte da página da web real.

Spyware: é um software que coleta e transmite informações e comportamentos específicos do usuário, com ou sem permissão. Às vezes, presume-se que a permissão para coletar e transmitir foi concedida simplesmente pelo ato de instalar o software ou carregar uma página da web.

Continua após a publicidade

Malware: é a abreviatura de software malicioso. Ele vem em diferentes formas, mas sua principal intenção é causar danos ao computador. Os danos podem variar. As formas típicas de malware são vírus e worms de computador.

Como você pode ser infectado com esse programa?

O que é adware, principais tipos e como se livrar dele

Existem duas maneiras principais pelas quais Macs e PCs podem ser infectados com adware:

Site inseguro

Você visitou um site não seguro ou um site que foi, ele mesmo, infectado. Dessa forma, o adware então usou uma vulnerabilidade em seu navegador da web para fazer o download e instalar-se em seu computador.

Continua após a publicidade

Você instalou acidentalmente

Se você baixou recentemente um software gratuito ou um programa de shareware, muitas vezes eles foram secretamente monetizados com a receita obtida por meio de adware que acompanha a instalação.

Quais são os tipos de adware?

Alguns exemplos de freeware que podem conter adware são:

  • Mecanismos de busca avançados;
  • Notícias instantâneas e atualizações meteorológicas;
  • Jogos de computador;
  • Programas de compartilhamento de arquivos ponto a ponto (P2P);
  • Ponteiros do mouse divertidos, temas da área de trabalho e planos de fundo;
  • Emoticons e smileys usados ​​em e-mail;
  • Aplicativos que dizem que vão melhorar a eficiência do seu computador.

Como evitar que seu dispositivo seja infectado?

O que é adware, principais tipos e como se livrar dele

Continua após a publicidade

A maneira mais fácil de lidar com o adware é evitá-lo em primeiro lugar. Às vezes, o download de um adware ficará fora de seu controle – por exemplo, se um site confiável que você visita com frequência foi hackeado ou infectado.

No entanto, existem algumas medidas de precaução que você deve seguir online para proteger a si e ao seu computador:

  • Tenha cuidado com o que você baixa (ao baixar freeware ou shareware, certifique-se de ler os contratos do usuário para ver se há uma menção a adware ou software de coleta de dados);
  • Use um bloqueador de pop-up para eliminar anúncios maliciosos ou NSFW (você pode fazer isso facilmente no Google Chrome em Preferências> Privacidade> Configurações de conteúdo);
  • Não clique em pop-up aleatório ou em anúncios obscuros ou maliciosos;
  • Não visite sites não confiáveis ​​ou desconhecidos;
  • Execute verificações regulares de antivírus;
  • Por fim, instale um software anti-spyware para facilitar a detecção.

Como remover adware?

Remova todos os programas suspeitos

Se você começou a receber pop-ups depois de baixar um programa, tente desinstalá-lo. Em seguida, reinicie e veja se isso ajudou. Se você não reconhecer um programa, ele pode estar causando o problema. Entretanto, tenha cuidado, desinstalar certos aplicativos pode causar e sérios problemas ao seu computador.

Continua após a publicidade

Baixe um scanner de malware

Existem muitos programas gratuitos, como Malwarebytes ou BitDefender, que irão detectar e remover malware do seu computador. Aliás, alguns deles até informam quais programas estão causando problemas.

Reiniciar em modo de segurança

Se os pop-ups estão dificultando o uso do computador, reinicie no Modo de segurança. Com efeito, isso iniciará apenas os aplicativos necessários para a execução do seu computador. A partir daí, você pode pesquisar qualquer aplicativo estranho para excluir ou executar seu scanner de malware.

Então, gostou deste artigo? Pois, leia também: Como descobrir a senha do wifi conectado no Android, IOS e mais

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você