Curiosidades

Aladim, origem e curiosidades sobre a história

A história de Aladim é uma das narrativas mais conhecidas de toda a literatura, bem como conto clássico dos cinemas, adaptado pela Disney.

Lançado em 1992, Aladim ou Aladdin é o 31º filme de animação de Walt Disney. O filme é a versão da fábula “Aladim e a lâmpada mágica” retirada do livro “As mil e uma noites”, mas como em todas as versões da Disney, a estrutura narrativa e as características dos personagens são diferentes do original.

O personagem principal é Aladim, um menino que, para tentar viver, recorre a pequenos roubos no mercado da cidade de Agrabah, junto com seu inseparável macaco Abu. Desse modo, Aladim das paredes de sua pobre casa, todos os dias ele observa o luxuoso palácio do sultão e sonha que um dia poderá encontrar a bela princesa Jasmine.

Enquanto isso, dentro dos muros do palácio, a filha do sultão não decidiu casar-se, apesar de ser cortejada pelos príncipes mais ricos do Oriente. Vamos saber mais sobre a história e curiosidades sobre Aladim neste post.

Origem da história de Aladim

As Mil e Uma Noites é uma coleção de contos folclóricos originários do Oriente Médio. A coleção foi montada em árabe, e entre as suas histórias está a de Aladim.

O Aladdin original é surpreendentemente diferente da versão da Disney que conhecemos hoje. Por um lado, é ambientado na China. Além disso, Aladim mora com sua mãe em uma das maiores cidades do país oriental. Seu pai, alfaiate, morreu literalmente de vergonha porque Aladim não aprendeu um ofício e queria apenas brincar com moleques de rua.

As diferenças entre as produções da Disney ficam mais estranhas a partir daí. No conto original, Aladim tem dois gênios ao seu lado – um de uma lâmpada, outro de um anel.

Continua após a publicidade

Assim, ele enfrenta três vilões, incluindo um que leva Jasmine para o norte da África; o sultão tenta decapitar Aladim por não protegê-la adequadamente. Aladdin também sabota o casamento de Jasmine com outro homem sequestrando o noivo e prendendo-o em uma cela escura até que o casamento seja anulado.

Resumo

Nas versões Disney, Aladim é um jovem pobre tem um melhor amigo que é um macaco chamado Abu. Aladim e Abu ouvem falar da Caverna das Maravilhas e são subornados para pegar uma lâmpada que supostamente tem um gênio dentro.

Eles viajam para a Caverna das Maravilhas e encontram esta lâmpada, que realmente tem um Gênio. A princesa Jasmine é a jovem filha do sultão que se cansa de sua vida monótona e passeia no mercado, onde conhece Aladim e se apaixona por ele.

Com efeito, Aladim usa seus desejos do Gênio para se tornar um príncipe e conquistar o coração de Jasmine. Jafar, o vilão da história quer o Gênio para que ele possa se tornar o homem mais poderoso da Terra, e o filme é se desenrola com ele tentando obter a lâmpada mágica do Gênio.

Em última análise, Jasmine e Aladim vivem felizes para sempre, e Jafar está preso a uma vida de servidão.

Adaptações

A primeira adaptação deste clássico da Disney foi em 1962 e teve o Pato Donald como protagonista; em Caverna de Donald e Aladim. Elementos desta história e de Ali Babá e os 40 ladrões convergem aqui.

A Disney então lançou Aladim em 1992, onde introduziu algumas mudanças significativas. Por exemplo, o vilão não é um feiticeiro comum como no conto original, mas o vizir do sultão chamado Jafar, que é inspirado por uma figura histórica real, Jafar ben Yahya.

Outro detalhe interessante é que na história original a princesa se chamava Badroulbadour, mas Jasmine era um nome muito mais fácil de lembrar e pronunciar.

Também podemos encontrá -lo em um mangá e anime: Magi: The Labyrinth of Magic, onde Aladim é o protagonista junto com Ali Baba. Esta interessante versão mistura elementos de diferentes histórias de Mil e uma Noites, criando um universo completamente novo e diferente.

A animação da Disney também inspirou jogos, ópera, livros e um famoso musical da Broadway. O espetáculo de quase 3 horas de duração já recebeu milhões de espectadores de todo o mundo.

Curiosidades sobre a história de Aladim

1. Aladim tem 309 anos

O conto da “Lâmpada Maravilhosa de Aladim” foi introduzido em Mil e Uma Noites, em 1710, enquanto tradutor francês o entregava ao encontro de contos folclóricos do Oriente Médio da Idade de Ouro Islâmica.

De acordo com os diários de Galland, ele ouviu a história de um aluno sírio em Aleppo, embora ninguém tenha observado o suprimento árabe único para isso.

2. Não foi ambientado no Oriente Médio

A história de Aladdin na versão original era ambientado em uma cidade chinesa, e Aladdin não é órfão, mas um menino chinês que morava com sua mãe. A suposição de um início no Oriente Médio vem principalmente dos nomes de personagens como Princesa Badroulbadour, que significa “lua cheia de luas completas” em árabe.

3. O visual de Aladdin foi baseado em Tom Cruise

Apesar do protagonista ser árabe, os animadores usaram Michael J. Fox como pensado para sua aparência, mas a longo prazo eles basearam seu visual em Tom Cruise. “Há uma autoconfiança com todas as suas atitudes e poses”, disse o animador principal Glen Keane sobre Cruise.

4. Iago é inspirado num personagem de Shakespeare

O papagaio de estimação de Jafar é famoso como o vilão da tragédia de Bard, Otelo. Em suma, Iago é o amigo legal da pessoa identificada que o manipula para matar seu amor, Desdêmona.

A animação tem Gilbert Gottfried expressando a pessoa, que assumiu a posição depois que Danny DeVito e Joe Pesci recusaram. Alan Tudyk dá voz a ele na ação de permanência.

5. 2.000 pessoas fizeram o teste para os papéis principais

A Disney posicionou um nome de elenco global para atores e cantores de origens árabes ou asiáticas com a intenção de interpretar Aladdin e Jasmine.

Isso durou meses, pois os produtores descobriram que era difícil encontrar pessoas que pudessem fazer cada um, mas, no final das contas, Achraf Koutet, Mena Massoud e George Kosturos ficaram entre os 3 finalistas para Aladdin. Massoud e Scott estavam no elenco final e ambos fazem uma atividade bastante épica no filme.

6. O filme foi rodado no Reino Unido e na Jordânia

Enquanto a maior parte do filme foi filmada no Reino Unido no Longcross Studios, as cenas do deserto foram filmadas na região árida de Wadi Rum, na Jordânia. Lawrence da Arábia ficou famosa por causa do filme filmado nesta região, assim como Star Wars: The Rise of the Skywalker e Duna de Denis Villeneuve (filme indicado ao Oscar).

7. Visual de Aladim e Jasmine

Por fim, a animação da Disney viu Aladdin e Jasmine vestindo roupas reveladoras, mas para o filme live action, o estilista Michael Wilkinson escolheu ter roupas maiores e mais discretas.

Então, gostou de saber mais sobre a história de Aladim? Pois, leia também: 40 Clássicos da Disney: os melhores que vão te levar de volta à infância

Fontes: Universo dos Livros, National Geographic, Movimento Pró-Criança

Próxima página »

Escolhidas para você