Curiosidades

Álcool em gel – O que é, tipos e eficácia para desinfetar e prevenir

O álcool em gel tem alto poder antisséptico, ou seja, mata com eficiência bactérias e vírus, sendo também eficaz na prevenção do coronavírus.

Por Larissa Ariel Lima

-

Muitas das vezes precisamos higienizar nossas mãos para comer algo ou apenas para manter uma boa higiene. Porém, nem sempre estamos perto, nem disponibilizamos de água e sabão, então é aí que o álcool em gel entra! Possuindo um alto teor antisséptico, esse tipo de álcool vem se tornando muito popular.

Isso é porque as nossas mãos são uma das principais fontes de transmissão de micro-organismos. Além de que as usamos constantemente, para pegar objetos, comer, arrumar o cabelo, cumprimentar pessoas, dentre outras coisas. Ou seja, é muito fácil contrairmos doenças por contato direto.

Portanto, uma das formas de evitar futuros problemas é sempre manter as mãos higienizadas. Contudo, não devemos deixar de lado o hábito de sempre lavar as mãos com água e sabão, utilizando assim apenas o álcool em gel. Mas sim usa-lo como um auxiliar, nesses casos.

Álcool em gel e sua eficácia na hora de desinfetar superfícies
Amazon1

Diferença entre o álcool comum e o álcool em gel

No mercado existem duas formas de álcool para o uso doméstico, sendo eles a versão líquida e o álcool em gel. Assim como ambos são antissépticos e para uso caseiro. Porém eles possuem usos distintos, desta forma um não deve ser utilizado para a finalidade do outro, pois pode gerar problemas, bem como não ser tão eficaz.

Álcool em gel e sua eficácia na hora de desinfetar superfícies
Álcool em gel para as mãos – Kalunga.com
Álcool em gel e sua eficácia na hora de desinfetar superfícies
Álcool líquido – Carrefour

O álcool líquido normalmente é usado para higienização de superfícies e objetos, e possui uma baixa concentração de álcool. Assim sendo um saneamento, e não um eliminador de germes e bactérias. Já o álcool em gel possui uma concentração de álcool de 70%.

Isso faz com que ele seja eficaz na hora de combater vírus e bactérias, além de possuir componentes específicos para a pele. Ou seja, ele mantém o local limpo, e ao mesmo tempo não resseca a pele, pois possuem hidratantes em sua formulação. E desta forma ele é muito usado na higienização e prevenção de doenças, como a gripe.

A praticidade do álcool em gel

Álcool em gel e sua eficácia na hora de desinfetar superfícies
Frasco de álcool em gel para carregar na bolsa – Panorama Farmacêutico

Como dito anteriormente, o álcool em gel possui alto teor antibactericida, eliminando assim vírus e bactérias. E além disso ele permite uma maior praticidade na hora de higienizar as mãos. Porque nem sempre estamos perto de uma pia, com água e sabão.

Assim podemos carrega-lo na bolsa, em pequenos frascos, sendo então portátil e prático na hora de limpar as nossas mãos, ou objetos. Além de que a seu poder de higienização é equivalente ou até superior à lavagem das mãos com sabonetes comuns, ou até antissépticos.

O uso do álcool em gel na prevenção do coronavírus

Álcool em gel e sua eficácia na hora de desinfetar superfícies
Leia Notícias

O álcool em gel foi muito procurado e utilizado durante a pandemia da gripe suína de 2009. E da mesma forma ele está sendo recomendado pela OMS no combate da disseminação do coronavírus, que já atingiu todos os continentes do planeta, além de já ter causado muitas vítimas.

Porém vale salientar que somente o tipo em gel, sendo ele antisséptico é eficaz para esse tipo de situação. Isso é porque o álcool do tipo gel, para as mãos e pele possui concentração de álcool de 70%. Sendo diferente dos líquidos, utilizados em limpezas no geral, que apenas ressecam a parte exterior do vírus, e a pele.

Desta forma, os álcoois em gel conseguem matar vírus e bactérias, sendo um grande aliado na hora da higienização. Além de não ressecar a pele, pois possuem agentes hidratantes. Contudo, vale lembrar que lavar as mãos com água ainda é de suma importância, sendo o ideal de 3 em 3 horas.

E você, gosta de usa o álcool em gel? Sempre carrega com você um frasco?

E se gostou do nosso post confira também: Coronavírus no Brasil – Origem, casos confirmados e doença no mundo

Fontes: Agência Brasil, Carrefour, Fiorucci e Veja

Imagem destacada: HypeScience

Próxima página »

Escolhidas para você