Listas

Alimentos que podem aumentar ou estabilizar a pressão arterial

Diversos alimentos e bebidas devem ser evitados ou ter o consumo reduzido para evitar o aumento da pressão arterial e agravo da hipertensão.

A pressão arterial, em suma, diz respeito à força exercida pelo sangue contra as paredes das artérias. Nesse sentido, o valor da pressão arterial é variável mediante fatores, por exemplo, stress e alimentação.

Segundo a cardiologista Sílvia Pinella, em entrevista para o site Drauzio Varella, “o valor de referência da pressão alta mudou. Atualmente, considera-se que valor igual ou superior a 14/9 é indicativo de hipertensão“.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, houve um aumento de 3,7% no número de pessoas diagnosticadas com hipertensão nos últimos 15 anos. Dessa forma, essa é uma questão preocupante e merece ser tratada com seriedade.

Assim, para ajudar as pessoas que estão sofrendo com esse problema, vamos listar, em seguida, alimentos que devem ser evitados, assim como alguns que podem ser consumidos.

Alimentos que podem aumentar a pressão arterial

Em suma, estes são os alimentos que você deve evitar, se tiver pressão alta, para manter o coração saudável e diminuir o risco de ataque do coração ou derrame.

1. Bebidas alcoólicas em excesso

2. Cafeína em excesso

Cafeína de qualquer fonte faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, o que pode, aliás, aumentar a pressão arterial.

Continua após a publicidade

Podem-se citar, por exemplo, café, bebidas energéticas, refrigerantes, chás – a lista de bebidas que contêm cafeína é longa.

3. Alimentos ultraprocessados

Esses alimentos, de fato, não apenas contêm quantidades excessivas de sódio, mas, geralmente, também são muito gordurosos. Portanto, contribuem para problemas de saúde geral.

Podemos indicar, por exemplo, tais alimentos: embutidos, frituras, refrigerantes, molhos processados e salgadinhos.

4. Molho shoyu

Esse tipo de condimento contém grande quantidade de sódio. Dessa forma, pode afetar diretamente o funcionamento dos rins, diminuindo assim a capacidade de eliminar o excesso de água no organismo.

Consequentemente, aliás, a retenção de líquido contribui para a elevar a pressão arterial.

5. Sal (cloreto de sódio)

Com efeito, o sódio aumenta a quantidade de líquido no sangue, o que aumenta a pressão arterial. Portanto, você não deve adicionar nenhum tipo de sal à comida se tiver pressão alta.

6. Ingestão excessiva de canela

Melhores alimentos para quem sofre de hipertensão

É muito importante ter uma alimentação balanceada consumindo alimentos, como:

  1. Cereais integrais: por exemplo, aveia e quinoa.
  2. Temperos naturais: por exemplo, pimentão vermelho.
  3. Alimentos cozidos: por exemplo, chuchu.
  4. Frutas: por exemplo, kiwi, abacate e melancia, sobretudo, a parte branca dela.
  5. Verduras e legumes frescos: por exemplo, beterraba fresca e em forma de suco.

Então, o que você achou da lista? No seu dia a dia, estão muitos desses alimentos potencialmente perigosos?

Por fim, falando em pressão arterial, você pode gostar de conferir ainda: Quando a pressão é considerada alta?

Fontes: Drauzio Varella, Melhor com Saúde, Ministério da Saúde.

Bibliografia

JORNAL DA USP. Consumir uma a três xícaras de café por dia pode reduzir o risco de hipertensão. 2020. Disponível em: <https://jornal.usp.br/ciencias/consumir-uma-a-tres-xicaras-de-cafe-por-dia-pode-reduzir-o-risco-de-hipertensao/#:~:text=Com%20base%20na%20análise%20dos,20%25%20o%20risco%20de%20hipertensão>.

PORTFIR. Tabela de Composição dos Alimentos. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/>.

SULTANUN, F, S, Rozana et al. Influência da ingestão do suco de beterraba (Beta vulgaris L.) sobre o controle da pressão arterial. Brazilian Journal of Development. Vol.7. 4.ed; 34683-34696, 2021

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Salt reduction: recommendations for salt reduction. 2020. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/salt-reduction#:~:text=For%20adults%3A%20WHO%20recommends%20that,relative%20to%20those%20of%20adults>.

Próxima página »

Escolhidas para você