Em primeiro lugar, os alimentos que baixam o colesterol atuam ajudando a expelir as toxinas do corpo. Sobretudo, o colesterol atua através de lipoproteínas presentes nas membranas celulares. Porém, há ainda aquela substância que se carrega no plasma sanguíneo dos animais, com transporte pelo corpo.
Acima de tudo, o colesterol desempenha funções fundamentais, como auxílio na produção de ácidos biliares, vitamina D e hormônios esteroides. Portanto, é fundamental que seus níveis estejam regulares a fim de garantir o funcionamento regular dos sistemas. Sendo assim, uma dieta equilibrada tende a ajudar no processo.
Nesse sentido, precisa-se lembrar que o colesterol tem duas categorias menores. Por um lado, tem-se o HDL, um conjunto de lipoproteínas de alta intensidade. Desse modo, ajudam a retirar o excesso de colesterol, levando-o de volta para o fígado, onde será eliminado pelo organismo.
Em contrapartida, tem-se o LDL, também popular pelo nome de colesterol ruim. Basicamente, é responsável por transportar o colesterol do fígado às células, causando males ao organismo. No geral, considera-se alto a partir do valor de 140 mg/dL em pessoas de risco cardiovascular baixo.
No entanto, para as pessoas com risco cardiovascular alto precisa-se manter o nível do colesterol ruim abaixo de 70mg/dL. Além disso, determina-se o nível de risco cardiovascular por meio de consultas médicas, avaliações clínicas e exames. Ou seja, precisa-se realizar exames de rotina, principalmente se há fatores de risco genéticos no seu quadro clínico.
Alimentos que baixam o colesterol, quais são?
1) Peixe
A princípio, os peixes contem alta concentração de ácido graxo ômega 3, de forma que reduz o colesterol ruim no organismo e ajude a regular a circulação sanguínea. Porém, precisa-se consumir o alimento grelhado ou assado, a fim de preservar os nutrientes. No geral, recomenda-se peixes como o atum, salmão e a truta.
2) Aveia
Primeiramente, a aveia concentra a fibra solúvel betaglucana, que ajuda a reduzir a quantidade de colesterol que o organismo absorve. Portanto, possui um efeito inibitório que também melhora a digestão, ajuda no controle glicêmico e promove a sensação de saciedade.
3) Azeite para remover o colesterol ruim
Sobretudo, é um aliado para remoção do colesterol ruim por conta da concentração de ácido oleico, que ajuda a equilibrar as taxas de HDL e LDL. Sendo assim, possui um efeito duplo no organismo, também ajudando a redução da glicemia e a melhora da circulação sanguínea.
4) Alcachofra
Curiosamente, a alcachofra tem alta concentração em fibras que são resistentes às enzimas naturais do organismo. No geral, elas que geram o colesterol LDL quando são processadas. Em contrapartida, também ajudam a diminuir o nível de triglicérides, combatendo o aumento de peso e a obesidade.
5) Chocolate amargo para reduzir o colesterol ruim
No geral, esse produto tem alta concentração de cacau, menos açúcar e menos leite em relação aos chocolates comuns. Desse modo, o chocolate amargo ajuda a diminuir o colesterol LDL por causa da presença de flavonóides.
6) Laranja
Também rica em flavonóides, a laranja é uma fruta cítrica que oferece alto nível de vitamina C. Nesse sentido, a fruta diminui o colesterol LDL nos voluntários, em especial os absorvidos pelo intestino. Apesar disso, a recomendação é comer a fruta em pedaços a fim de aproveitar melhor seus benefícios.
7) Linhaça para combater o colesterol ruim
Comumente, a linhaça é famosa por ser rica em ômega 3, também disponível nos peixes. Sendo assim, é outro alimento excelente para reduzir os níveis de colesterol ruim. Sobretudo, tem-se os melhores resultados com o consumo in natura.
8) Vinho
Acima de tudo, o vinho tinto ajuda a regular os níveis de colesterol ruim e bom por causa da concentração de flavonóides. Geralmente, essas substâncias estão concentradas nas cascas da uva, que fazem parte do processo de produção. Contudo, recomenda-se uma média e 200 a 250 mL da bebida diariamente para aproveitar os benefícios.
9) Soja
Antes de mais nada, precisa-se buscar o consumo in natura para aproveitar os benefícios. Desse modo, a concentração de fibras e a riqueza em proteínas contribui para a limpeza do colesterol ruim no organismo. Portanto, pode-se consumir na alimentação, em formato de sucos, ensopados ou até alimentos com base de soja.
10) Canela para reduzir os níveis de colesterol ruim
Em primeiro lugar, uma pesquisa da Universidade do Estado de Kansas, nos Estados Unidos, revelou que consumidores frequentes de canela apresentavam redução do colesterol LDL. Desse modo, recomenda-se o consumo por conta da presença de substâncias antioxidantes, atuando contra o colesterol ruim.
11) Abacate
Apesar de ser um alimento calórico, o abacate possui gorduras monoinsaturadas que auxiliam o organismo. Sobretudo, na quebra de triglicérides e na diminuição do colesterol. Sendo assim, pode-se consumir a fruta em diversas refeições e formato diferentes.
12) Oleaginosas
Também precisa-se pensar nas castanhas e nozes, porque possuem grandes quantidades de antioxidantes. No geral, essas substâncias ajudam na redução do colesterol ruim e no combate ao envelhecimento das células. Ademais, o consumo raramente afeta os níveis de gordura o corpo quando o consumo é feito de forma correta e seguindo uma dieta complementar.
13) Alho
Mais do que reduzir os níveis de colesterol LDL, o algo também aumenta os níveis do colesterol bom. Desse modo, recomenda-se o ocnsumo de um dente de alho por dia para obter os benefícios desse alimento. Ademais, ainda é rico em antioxidantes, ajudando na preservação das células.
14) Suco de berinjela
No geral, utiliza-se deste como um remédio caseiro para o colesterol alto, por conta da riqueza em antioxidantes. Sobretudo, precisa-se consumir com a casca, onde há maior concentração de substâncias.
E aí, aprendeu sobre alimentos que baixam o colesterol? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência
Imagens: Pixabay