Em primeiro lugar, ambidestria refere-se à capacidade de ser igualmente habilidoso com os dois lados do corpo. Sendo assim, quem é ambidestro consegue escrever com a mão esquerda e a mão direita, por exemplo. Porém, as habilidades não se limitam apenas a escrever com as duas mãos ou chutar com os dois pés.
Curiosamente, a palavra tem origem do latim ambi, que significa ambos, e dext que significa certo. No geral, a ambidestria de nascença é bastante rara, mas pode-se ensinar. Além disso, os que apresentam essa configuração executam determinadas tarefas apenas com uma das mãos.
Portanto, o grau de versatilidade com cada uma das mãos é geralmente o que determina a ambidestria. Desse modo, pode-se estimular essa capacidade por meio de atividades como lutas, natação e a execução de instrumentos musicais.
Prática
Ainda que a ambidestria de nascença seja rara, existem vários casos de estímulo para a habilidade. Isso acontece em vários casos, por exemplo com canhotos que são obrigados a exercitar o lado direito do corpo por falta de adaptação do meio, vergonha ou pressão social.
De acordo com desenhista Eliana Tailiz, a prática da ambidestria é positiva. Isso porque pode melhorar a inteligência e a coordenação motora, já que estimula a atividade do cérebro.
A iniciativa, entretanto, deve começar o mais cedo possível. Uma vez que a criança é estimulada a trabalhar com os dois lados do corpo, pode desenvolver melhor a condição. Por outro lado, adultos já estão condicionados a atividades e movimentos, dificultando o processo.
Simetria cerebral
O cérebro de um ambidestro funciona a partir do domínio simétrico. Assim, dois hemisférios possuem a mesma capacidade, podendo comandar atividades semelhantes para os dois lados do corpo. No entanto, há desvantagens para a funcionalidade.
Hemisférios cerebrais simétricos equilibram não só habilidades motoras, mas também emoções e sentimentos. Dessa maneira, pessoas ambidestras (e até canhotas, em alguns casos), lutam com raiva e carregam mais emoções negativas do que destras.
A condição também pode oferecer maior risco de problemas cognitivos. Uma pesquisa realizada com 8 mil crianças, na Finlândia, revelou que as que tinham aptidão para ambidestria também apresentaram maior dificuldade de aprendizagem. Além disso, foi observado maior propensão a distúrbios de atenção, como o TDAH.
Curiosidades sobre ambidestria e o uso das mãos
Testosterona: existem estudos que indicam que a testosterona é responsável por definir formações cerebrais simétricas e, portanto, ambidestria.
Sexualidade: numa pesquisa com 255 mil pessoas, o Dr. Michael Peters, da Universidade de Guelph, percebeu que entre ambidestros há maior ocorrência de homossexualidade e bissexualidade.
Prática de esportes: em atividades como lutas, natação e futebol, que requerem boas habilidades com mãos e pés, a ambidestria é estimulada. Além disso, a prática é recomendada para estudos de instrumentos musicais.
Sinestesia: a habilidade de misturar sentidos na percepção do mundo é mais frequente em ambidestros.
Ambidestros famosos: entre alguns dos ambidestros mais famosos, estão Leonardo DaVinci, Benjamin Franklin, Pablo Picasso e Paul McCartney.
Descubra se você é ambidestro com esse teste sobre mãos
Responda a cada item com direita, esquerda ou ambas. Se mais de oito questões forem respondidas como ambas, você pode ser ambidestro.
- Mão que usa para pentear o cabelo com pente ou escova
- Mão que você segura a escova de dentes
- Manga da roupa que você veste primeiro
- Qual lado você segura o sabonete durante o banho
- Com qual você molha algo em leite, molhos, ou outros líquidos
- O lado que você segura garrafa, ao encher um copo
- Como você rasga envelopes de café e açúcar, assim como embalagens semelhantes
- Com que lado segura o fósforo para acendê-lo
- A usada para segurar frutas ao utilizar um espremedor
- Qual mexe alimentos na panela
- A que coloca-se acima da outra ao bater palmas
- Qual lado coloca-se sobre a boca ao fazer um sinal de silêncio ou bocejar
- Com que mão com a qual você lança algo, como pedras ou dardos
- Qual utiliza-se para rolar dados
- Com que mão que fica embaixo ao segurar uma vassoura, enquanto varre
- Mão usada para escrever
- Mão com a qual você utiliza um grampeador
- Mão para abrir um guarda-chuva não automático
- Mão com a qual você veste chapéus, gorros e semelhantes
- Braço que fica por cima quando estão cruzados
- Pé usado para chutar bolas
- Pé com o qual você pula em um pé só
- Orelha em que você coloca o telefone ou celular
- Olho que você olha em olhos mágicos ou outros buracos semelhantes
Fontes: EBC, Fatos Desconhecidos, Jornal Cruzeiro, Incrível
Imagens: Mental Floss