Curiosidades

Calcanhar rachado, o que pode causar? Sintomas e como tratar

Várias fatores podem ser responsáveis por deixar o calcanhar rachado com a pele ressecada e quebradiça. Mas, com alguns tratamentos caseiros o problema pode ser resolvido.

Ter o calcanhar rachado pode provocar um desconforto, tanto físico quanto estético. Ademais, essas rachaduras podem ser geradas por diversos fatores. Por exemplo, condições climáticas, fatores genéticos e doenças vasculares.

Além disso, é preciso desenvolver bastante cuidado para tratar dessas rachaduras no calcanhar. Pois, caso não sejam tratadas, podem ocasionar diversas complicações. Como, por exemplo, psoríase, micose e alergias.

Logo, evitar andar muito descalço, utilizar creme hidratante e realizar outros métodos podem ser bem eficazes. No entanto, fazer apenas o uso de lixas não é o suficiente para tratar. Ademais, fazer uma consulta em um dermatologista será bastante útil.

Causas do calcanhar rachado

Imagem: Vix

A principal causa do calcanhar rachado está relacionada com a pele seca. Isto é, pela falta de hidratação. Entretanto, existem outros fatores que podem estar relacionados, tais como:

Continua após a publicidade
  • Andar muito tempo descalço
  • Estar acima do peso
  • Tomar banho com água muito quente
  • Utilizar regularmente sandálias e chinelos
  • Não beber quantidade de água necessária

Portanto, quem possui esses fatores de risco deve passar creme hidratante, pelo menos, uma vez por dia. E tome os devidos cuidados, como beber bastante água e evitar andar descalço. Desse modo, evitará os incômodos causados pelo calcanhar rachado.

Doenças relacionadas com o calcanhar rachado

Apesar das rachaduras serem tratadas como um problema estético, elas também podem ser um dos sintomas de doenças sérias. Logo, nem sempre são provocadas pela pele ressecada ou uso inadequado de sapato. As doenças responsáveis por deixar o calcanhar rachado são:

Continua após a publicidade

1 – Disfunção na tireoide

Imagem: UOL

Os distúrbios na glândula da tireoide, que é essencial para a regulação do metabolismo, podem ocasionar as rachaduras no calcanhar. Além disso, provoca a queda de cabelo, unhas quebradiças e outros sintomas. Em suma, as principais doenças relacionadas a essa disfunção da tireoide são: Hipotireoidismo, Hipertireoidismo, Câncer da Tireoide e presença de nódulos. Portanto, consultar um endocrinologista possibilitará um diagnóstico e tratamento de sua condição.

2 – Diabetes

Imagem: Dr. Drauzio Varella

Os níveis de açúcar descontrolados, provenientes de quem sofre com diabetes, podem ocasionar danos nos nervos dos pés. Por isso, a pele se resseca e surgem as rachaduras e feridas. Ademais, os diabéticos ainda são suscetíveis a infecções que podem piorar a rachadura.

Continua após a publicidade

3 – Psoríase

Imagem: Atlas da Saúde

Essa doença forma escamas e manchas, provocadas pelo acúmulo de células na pele. No entanto, ela não possui cura, mas pode ser tratada com o uso de cremes, medicamentos e outras terapias. Ademais, questões como estresse, mau tempo e infecções contribuem para o desenvolvimento da psoríase.

4 – Infecções fúngicas

Imagem: Dra. Fairuz Helena

As infecções fúngicas são as razões mais comuns de provocar o calcanhar rachado. E em muitos casos ela surge apenas com uma descamação simples e sem coceira, o que faz passar despercebida. No entanto, caso sua pele comece a descascar de repente é essencial recorrer a uma ajuda médica. Assim, ele realizará exames e tratamentos adequados.

Tratamento do calcanhar rachado

Para tratar o calcanhar rachado é recomendado uma consulta ao dermatologista. Dessa forma, ele irá analisar corretamente e descobrir qual é o seu caso e recomendará o melhor tratamento. No entanto, caso seja apenas estético, provocado pela pele seca e o peso do corpo, existe o tratamento caseiro.

Ademais, esse tratamento caseiro deve ser realizado pelo menos duas vezes por semana ou todos os dias, quando o pé estiver ressecado. Logo, o passo a passo para o tratamento caseiro para calcanhar rachado é:

Continua após a publicidade

1 – Realize uma escalda pés hidratante

Imagem: VegMag

O primeiro passo do tratamento caseiro consiste em fazer uma escalda pés, para amolecer a pele e abrir os poros. Dessa forma, permitirá que o creme hidratante possa ser melhor absorvido nas camadas da pele. Em síntese, para fazer esse escalda pés será necessário seguir os seguintes passos:

  • Colocar um pouco de água morna dentro de uma bacia, atingindo uma altura que seja possível mergulhar todo o pé na água.
  • Adicionar 1 ou 2 colheres de sopa, dependendo da quantidade de água, de creme hidratante.
  • Misturar até o creme se dissolver na água.
  • Mergulhar os pés por 5 a 10 minutos.

Ademais, a escalda pés não deve ser feita com água muito quente, ou sem o creme hidratante. Pois, senão irá abrir e agredir os poros, tornando a pele ainda mais seca.

2 – Seque os pés corretamente

Imagem: Alto Astral

Em seguida, após terminar o escalda pés, é necessário secar bem a pele. Desse modo, evitará o crescimento de fungos, principalmente entre os dedos dos pés. Entretanto, evite esfregar a toalha na pele, para não deixa-la mais irritada contribuindo com o ressecamento.

Portanto, o recomendado é secar a pele com leves movimentos de pressão, retirando o excesso da água. Em seguida, deixe os pés ao ar livre por 2 minutos.

Continua após a publicidade

3 – Retire o excesso de pele com uma lixa

Imagem: UOL

Esse passo é opcional, e deve ser feito quando não existem mais as rachaduras e a pele continua grossa e ressecada. Logo, após secar o pé com a toalha, e antes de deixa-lo secar livremente, utilize uma lixa em movimentos leves sobre o calcanhar. Dessa maneira, irá retirar o excesso de pele morta.

4 – Passe um creme hidratante no calcanhar rachado

Imagem: Vix

Após o pé estar completamente seco e lixado, é necessário passar um pouco de creme hidratante. Dessa forma, irá fechar os poros e acabar a hidratação da pele. Ademais, quanto mais for espesso o creme, melhor será a hidratação. Em seguida, coloque uma meia. Pois, ela ajuda que o pé não escorregue e provoque quedas. Além disso, garante que não seja retirado o creme pelo calçado, e permaneça na pele.

Em suma, seguindo essas dicas de tratamento caseiro o problema do calcanhar rachado será resolvido de forma simples e rápida, garantindo a saúde da pele dos pés.

Então, se você gostou de matéria, também vai gostar dessa: 8 remédio caseiros para lábios rachados.

Continua após a publicidade

Fontes: Saúde Abril, São Joaquim, A Gazeta, Tua Saúde

Imagens: Clínica Valéria Campos, Vix, UOL, Dr. Drauzio Varella, Atlas da Saúde, Dra. Fairuz Helena, VegMag, Alto Astral

Próxima página »

Escolhidas para você