Curiosidades

Fases do sono: quais são os ciclos do sono e como funcionam

Veja o que acontece em seu corpo e cérebro enquanto você dorme e saiba quais são e como funcionam as fases do sono.

Você sabia que o sono tem 5 fases diferentes? Fisiologicamente, a definição de sono é ‘um estado em que nosso corpo entra durante o qual a atividade das ondas cerebrais muda e nosso sistema nervoso é menos reativo a estímulos externos’. Em suma, quando estamos dormindo estamos temporariamente inconscientes.

Mas nosso sono não é constante durante a noite. Na verdade, passamos por cinco fases distintas do sono várias vezes. Todavia, existem dois estágios de sono leve e três de sono profundo. Saiba mais detalhes sobre cada ciclo no decorrer da leitura!

Como funcionam os estágios do sono?

Fases do sono: entenda quais são os ciclos do sono e como funcionam

O primeiro e mais leve estágio do sono é o que você provavelmente estará se cochilar rapidamente, mas o cérebro ainda está processando algumas informações ao seu redor (às vezes, ouvir seu nome ou outro estímulo vai acordá-lo). Já o sono leve intermediário é um pouco mais profundo, portanto, é mais difícil de despertar.

A terceira fase é a introdução ao sono profundo de ondas lentas; e o próximo estágio do sono já é o sono de ondas lentas. Este é o estágio mais profundo, repousante e restaurador do sono, quando é mais difícil acordar. Se você for acordado durante esse estágio do sono, é provável que se sinta tonto.

E, finalmente, há o sono REM (abreviação de Movimento Rápido dos Olhos), que é quando sonhamos. Nossos corpos tendem a passar mais tempo em um sono reparador de ondas lentas no início da noite, quando nossos corpos e mentes estão mais cansados. No final da noite, tendemos a passar mais tempo no sono REM.

Continua após a publicidade

Quais são as 5 fases do sono?

Os 5 estágios do sono são:

  • 1ª fase – Fase do adormecimento
  • 2ª fase – Fase de sono mais leve
  • 3ª fase – Introdução ao sono profundo
  • 4ª fase – Sono profundo
  • 5ª fase – Sono REM

Fase 1

Fases do sono: entenda quais são os ciclos do sono e como funcionam

Em suma, o primeiro estágio do sono, também conhecido como ciclo de transição, ocorre quando a pessoa se encontra flutuando para dentro e para fora da consciência. Durante este estágio NREM (Movimento Não Rápido dos Olhos), você pode estar parcialmente acordado enquanto sua mente começa a adormecer.

Esse período de sonolência acaba levando a um sono leve. Aliás, este também é o momento em que os músculos se contraem, seguido por uma sensação de queda que o traz de volta à consciência. Essa experiência é conhecida como mioclonia hipnica. Depois de desacelerar no estágio um, seu ciclo de sono o irá para o estágio dois.

Fase 2

Fases do sono: entenda quais são os ciclos do sono e como funcionam

Quase 50% do tempo gasto dormindo ao longo da noite é gasto no estágio dois. Além disso, o estágio dois também é uma fase não REM e é um dos estágios mais leves do sono. Mesmo sendo um estágio leve, a frequência cardíaca começa a diminuir e a temperatura corporal central diminui .

Continua após a publicidade

Durante o estágio dois, o movimento dos olhos para e as ondas cerebrais diminuem com a explosão ocasional de ondas chamadas fusos do sono. Ademais, este ciclo também pode ser caracterizado pelos períodos não estruturados que se alternam entre o tônus ​​muscular e o relaxamento muscular.

Fases 3 e 4

Os ciclos três e quatro são os estágios profundos do sono e geralmente são os mais difíceis de acordar. Se você tentar acordar alguém nos estágios três ou quatro, provavelmente ficará desorientado e grogue por alguns minutos depois de acordar. Ademais, os estágios três e quatro são frequentemente agrupados porque são os períodos de sono de ondas lentas.

O sono de ondas lentas é uma fase NREM do sono e é o sono mais profundo em que seu corpo entra durante a noite. É chamado de sono de ondas lentas porque as ondas cerebrais desaceleram para o que se chama de ondas delta com as ondas mais rápidas ocasionais.

Assim, à medida que o corpo passa do estágio três para o quatro, o número de ondas delta aumenta e as ondas mais rápidas diminuem. Além do sono profundo causado pelas ondas delta, a pressão arterial cai ainda mais e a respiração se torna mais profunda, lenta e rítmica. Desse modo, durante o sono de ondas lentas, não há movimento dos olhos e o corpo fica imóvel.

No entanto, mesmo que não haja movimento muscular, os músculos ainda são capazes de funcionar. Estas são as fases em que as crianças às vezes têm pesadelos, enurese noturna e sonambulismo.

Continua após a publicidade

Quais os benefícios desses estágios?

Com efeito, os estágios três e quatro do sono são extremamente rejuvenescedores para o corpo. Durante o sono de ondas lentas, são liberados hormônios que ajudam no crescimento e no controle do apetite.

Assim, os hormônios do crescimento ajudam a reabastecer os músculos e tecidos que foram exercidos ao longo do dia, e os hormônios controladores do apetite ajudam a limitar a sensação de fome excessiva no dia seguinte.

Esses hormônios são essenciais para o desenvolvimento de um corpo forte e ajudam a controlar a ingestão excessiva de alimentos desnecessários. Além da liberação de hormônios essenciais, o fluxo sanguíneo para os músculos aumenta, fornecendo oxigênio e nutrientes restauradores.

Fase 5

Fases do sono: entenda quais são os ciclos do sono e como funcionam

Por fim, o estágio cinco é o único estágio do movimento rápido dos olhos (REM) e é diferente de qualquer outra fase do sono porque o cérebro está explodindo de atividade.

Continua após a publicidade

A maioria dos adultos passa cerca de 20% do sono em REM, enquanto os bebês passam quase 50%. Durante o sono não REM, a mente descansa enquanto o corpo se cura, mas no sono REM a mente se energiza enquanto o corpo está imóvel.

O sono REM tem esse nome porque os olhos disparam em várias direções enquanto os membros e músculos estão temporariamente paralisados. A respiração torna-se mais superficial e irregular enquanto a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam em relação aos níveis em que estavam nos estágios anteriores.

A maioria dos sonhos ocorre no estágio cinco como resultado de ondas cerebrais aumentadas e dessincronizadas, quase semelhantes a estar desperto. Este estágio do sono revitaliza o cérebro, apoiando funções diurnas nítidas e alertas.

Desse modo, os indivíduos começam a acordar no final do estágio 5. Ao acordar, a temperatura corporal central de um indivíduo começa a subir a fim de prepará-lo para a atividade do dia seguinte.

Então, achou este conteúdo interessante? Pois, leia a seguir: Por que sonhamos? – Corpo durante o sono, sono REM e teorias

Bibliografia

ALOÉ, Flávio; Azevedo, Alexandre Pinto de; Hasan, Rosa. Mecanismos do ciclo sono-vigília. Rev Bras Psiquiatr. . v. 27(Supl I). pp. 33-39, 2005.

Continua após a publicidade

FERNANDES, Regina Maria França. Simpósio: DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS DO SONO – O sono normal. Medicina, Ribeirão Preto,. 39 (2): 157-168, abr./jun. 2006;

Próxima página »

Escolhidas para você