Ciência & Tecnologia

Quem são os cientistas que ganharam dois prêmios Nobel?

O Nobel não é um prêmio fácil de obter, mas isso não impediu que cientistas e instituições recebessem mais de um.

Os prêmios Nobel são concedidos a pessoas “que conferiram o maior benefício à humanidade” nos 12 meses anteriores. A citação faz parte do testamento do empresário sueco e inventor da dinamite, Alfred Nobel, que deixou a maior parte de sua fortuna para financiar esses prêmios.

Os premiados podem ser mais de uma pessoa, mas nunca mais de três em cada prêmio. Os vencedores dos prêmios também são chamados de laureados, em alusão à coroa de louros que era dada aos vencedores de concursos na Grécia antiga.

Desse modo, o americano Barry Sharpless, agraciado com o Prêmio Nobel da Química 2022, juntamente com outros dois cientistas, é a quinta pessoa a receber este prêmio duas vezes. Veja abaixo os outros quatro integrantes do seleto clube de cientistas que ganharam dois prêmios Nobel:

5 cientistas que ganharam dois prêmios Nobel

Marie Curie

A francesa de origem polonesa Marie Curie, a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel, foi premiada duas vezes. Em 1903, ela ganhou o Prêmio Nobel de Física, juntamente com seu marido Pierre Curie e Henri Becquerel, e em 1911, de Química.

Continua após a publicidade

O primeiro prêmio foi para a descoberta da radioatividade, polônio e rádio; o segundo por sua pesquisa contínua sobre radioatividade. Aliás, Marie Curie é a única mulher a ganhar dois prêmios Nobel.

Linus Pauling

O americano Linus Pauling recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1954 por ter estabelecido os princípios fundamentais da arquitetura de proteínas.

Ativista da paz com sua esposa durante a Guerra Fria, Pauling se opôs aos testes nucleares. Em três estudos, ele demonstrou o perigo da radioatividade e estabeleceu a relação entre câncer e exposição à radiação.

Sua campanha contra os testes nucleares contribuiu para que se tornassem clandestinos. Desse modo, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1962.

Continua após a publicidade

John Bardeen

O americano John Bardeen recebeu seu primeiro Prêmio Nobel de Física em 1956, juntamente com dois de seus colegas, Walter Brattain e William Shokley, pela invenção do transistor.

A primeira aplicação do transistor foi amplificar o som dos fones de ouvido das operadoras de telefonia. Mais tarde, em 1952, o transistor permitiu que os usuários se ligassem para fazer chamadas de longa distância, sem passar por uma operadora.

Ele recebeu seu segundo Prêmio Nobel, também em física, em 1972, por sua participação no desenvolvimento da teoria da supercondutividade de baixa temperatura.

Frederick Singer

O britânico Frederick Sanger recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1958 por seu trabalho sobre a estrutura das proteínas, em particular a insulina, hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue.

Continua após a publicidade

A invenção de um novo método de sequenciamento lhe rendeu um segundo Prêmio Nobel em 1980 (desta vez compartilhado com Paul Berg e Walter Gilbert). O “método Sanger”, adotado mundialmente, possibilitou o sequenciamento do primeiro genoma humano, que começou em 1992 e foi concluído em 2001.

Quais são as instituições que venceram o prêmio mais de uma vez?

Além disso, duas organizações receberam o Nobel da Paz em várias ocasiões:

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha é o corpo do Movimento Internacional mais honrado, tendo sido premiado três vezes com o Prêmio Nobel da Paz (em 1917, 1944, e 1963) por seus trabalhos.

Escritório do Alto Comissariado para os Refugiados (ACNUR)

Em 1954, o ACNUR recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho inovador na Europa. Posteriormente, na década de 1960, a descolonização da África deu origem à primeira de muitas crises de refugiados naquele continente.

Continua após a publicidade

Por fim, nas duas décadas que se seguiram, o ACNUR também ajudou pessoas deslocadas na Ásia e na América Latina. Assim, em 1981, a Agência da ONU para Refugiados recebeu novamente o Prêmio Nobel da Paz por fornecer assistência a refugiados em todo o mundo.

Fontes: BBC, CNN, Gaúcha ZH

Leia também:

Conheça o ganhador do premio Nobel mais velho da história

Continua após a publicidade

Quem é Maryam Mirzakhani, 1ª mulher a ganhar o Nobel da Matemática?

10 fatos sobre Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética

As 15 pessoas mais famosas do mundo

Quem foi Mileva Marić, a esquecida esposa de Einstein?

Continua após a publicidade

Max Planck: biografia e fatos sobre o pai da física quântica

Próxima página »

Escolhidas para você