Curiosidades

Como gritar gol em várias línguas?

Ver uma bola passando pelas traves pode causar euforia em qualquer um; porém, dependendo do local, nem sempre ouviremos o grito 'gol'.

“Gol” é uma palavra quase universal, além de ser a coisa mais importante do futebol em todo o mundo. Em suma, acredita-se que a palavra gol vem do inglês ‘goal’, que significa ‘objetivo’, já que trata-se do ato de introduzir a bola na trave adversária, como objetivo principal go jogo.

Desde o século XVI, a palavra gol foi usada em textos ingleses para designar a linha de chegada de uma corrida. Claro que existem algumas dúvidas em relação à história anterior da palavra, por exemplo, em um texto britânico do século XIV ela aparece com o significado de ‘limite’, palavra que está ligada a goelan, cujo significado no inglês arcaico era ‘obstáculo’.

O futebol é hoje em dia uma espécie de torneio medieval onde os jogadores competem pela bola. Foi na Inglaterra que nasceu, no século XIX, porém se espalhou muito rapidamente pelo mundo.

Assim, não é só uma paixão dos brasileiros, mas de todo o mundo. Por isso, selecionamos hoje uma lista de como se fala gol em diferentes línguas, nas mais diversas parte do globo.

Continua após a publicidade

Como é comemorado o gol em várias línguas?

1. Gol (Brasil)

No Brasil, Manoel Bittencourt Rebello Júnior, locutor da Rádio Difusora, na época, foi o primeiro a prolongar seu grito de gol até praticamente ficar sem fôlego, passando para todos os ouvintes um pouco da paixão dos torcedores, que comemoravam no estádio.

Ele nasceu em 1917 e faleceu em abril de 1970. Ao lado de Nicolau Tuma, “locutor metralha” que criou o estilo de narração rápida, Rebello Júnior, que inventou o grito de “GOOOLLLL” prolongado, figura na galeria dos narradores esportivos que criaram estilos imitados por todos os demais.

2. Golo (Português)

Golo, usado nos restantes países de língua portuguesa, é sinônimo de “gol” no contexto referido mas também é o mesmo que gole – porção de líquido que se engole de uma vez; trago.

3. Goal (Inglês)

Nos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália, a palavra se escreve goal, é gritada quase da mesma forma que nos países sul-americanos.

Continua após a publicidade

4. Tor (Alemão)

Embora muitas vezes considerada a nação mais séria, eles ainda sabem como comemorar um bom gol com entusiasmo. Gol em alemão é tor que também significa portão no idioma.

5. Mén (Chinês)

A palavra chinesa para meta é escrita 球门, mas traduzida foneticamente como mén.

6. Gōruwo kimeru (Japonês)

Agora vamos com uma difícil, com certeza, em algum momento você verá um jogo no Japão e te desafiamos a gritar: Gōruwo kimeruuuu quando fizerem um gol!

7. Térmatos (Grego)

Se você quiser se juntar à língua grega enquanto assiste à Copa do Mundo, pode usar a palavra térmatos que está escrita τέρματος .

Continua após a publicidade

8. Hadaf (Árabe)

Gol em árabe é pronunciado hadaf e escrito هدف .

9. Cilij (Croata)

A Croácia é outro dos países classificados e eles preferem a palavra cilj que se pronuncia exatamente como se escreve. Na Bósnia também dizem isso.

10. Doel (Holandês)

A palavra holandesa para gol é doel.

11. Bramka (Polonês)

Embora alguns comentaristas poloneses use a palavra em inglês para gol em seus comentários, a palavra polonesa oficial para gol de futebol é bramka.

Continua após a publicidade

Qual é a origem do nosso grito de gol?

Como lido acima, foi Manoel Bittencourt Rebello Júnior quem criou o grito de GOOOOLLLL prolongado nas narrações de futebol, na década de 30 quando era locutor da rádio Difusora, um estilo imitado no mundo inteiro.

Por outro lado, o famoso bordão ‘Brasil-sil-sil’ foi eternizado na voz de Edmo Zarife. O locutor de Nova Friburgo morreu em 1999, mas sua vinheta embala o sucesso canarinho até hoje.

E o grito oléee? Por fim, num amistoso do Botafogo contra o River Plate, o talento de Garrincha impressionou o público presente e fez criar o grito de “olé”: “Toda vez que Mané parava na frente de Vairo, os espectadores mantinham-se no mais profundo silêncio.

Fontes: Allog, Preply

Continua após a publicidade

Leia também:

Relembre TODOS os mascotes de Copa do Mundo até o La’eeb

Bolas de futebol: história, versões das Copas e as melhores do mundo

Copas do Mundo – História do mundial e todos os campeões até hoje

Continua após a publicidade

5 países que adoram torcer pelo Brasil na Copa do Mundo

23 curiosidades sobre os jogadores convocados por Tite para Copa do Mundo

Quem foi Garrincha? Biografia do craque do futebol brasileiro

Maradona – Origem e história do ídolo do futebol argentino

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você