Curiosidades

Como parar de pensar demais: 6 dicas para evitar pensamentos negativos

Veja como parar de pensar demais em problemas, e melhore seu cérebro, positividade, saúde mental e tenha mais qualidade de vida!

No mundo acelerado em que vivemos bombardeados de informações e estímulos 24 horas por dia, 7 dias por semana e que valoriza e incentiva o excesso de ações, não é surpreendente que as pessoas tenham ansiedade e preocupações excessivas. Mas, como parar de pensar demais?

Pensar demais é uma resposta natural ao esgotamento mental e físico. É um efeito colateral do estresse e da superestimulação. Felizmente, existem muitas soluções para parar de pensar demais e por isso, vamos compartilhar 6 estratégias com você aqui; confira!

Como parar de pensar demais: 6 dicas infalíveis!

1. Desenvolva a autoconsciência

Quando você perceber que está pensando demais e se preocupando mais do que o normal, aprenda a controlar essa situação melhor. Mesmo que você não consiga parar quando estiver acontecendo, desenvolver uma autoconsciência de pensar demais ajuda você a controlar o comportamento ao longo do tempo.

Em suma, o primeiro passo para remediar o comportamento é saber identificá-lo; pois quando você tem autoconsciência do fato de que você sempre pensa demais nas coisas, você pode parar de fazer isso com tanta frequência.

2. Desafie seus pensamentos

Se você estiver pensando demais em uma decisão no trabalho ou se preocupando com um resultado potencial, considere que seu medo do fracasso pode estar impedindo você de alcançar o sucesso.

É hora de esquecer a ideia perfeição! Na realidade, aqueles que não cometem erros provavelmente não chegarão a lugar nenhum. Em outras palavras, abraçar a possibilidade de fracasso nos dá a liberdade de tentar.

3. Mantenha o foco na geração de soluções

Se você estiver pensando demais, concentre-se em gerar soluções. Às vezes, isso ajuda a evitar pensamentos preocupantes e negativos, porque você usa seu cérebro para trabalhar.

Uma das melhores abordagens é gerar todas as soluções – quer elas pareçam funcionar imediatamente ou não. Ao jogar tudo em um problema no início, você pode começar a reduzir as soluções com base no que provavelmente funcionará e no que não funcionará.

Se isso ajudar, converse com outra pessoa em quem você confia sobre os problemas que você está pensando demais. Às vezes, uma perspectiva externa pode ajudá-lo a gerar soluções, ou outra pessoa pode visualizar soluções que você não consegue.

4. Faça uma pausa para refletir

A chave é perceber quando você começa a pensar demais. Desse modo, o primeiro passo para lidar com o hábito de pensar demais é reconhecer quando isso está acontecendo. Quando você começar a se sentir ansioso ou em dúvida, observe como está respondendo.

Posteriormente, permita-se assumir como está se sentindo no momento, mas reconheça quando sua mente estiver sobrecarregada e faça algo a respeito. Em outras palavras, distraia-se! Isso pode ser qualquer coisa, desde ler um bom livro, assistir Netflix, cozinhar ou dar um passeio.

5. Pratique a atenção plena para evitar pensamentos excessivos

A grande maioria do excesso de pensamento se enquadra em duas categorias. Lamentamos o passado e tememos o futuro. Isso deixa um período de tempo para ocuparmos. É aqui que a meditação pode ser útil.

A meditação não é apenas calmante, mas também treina seu cérebro para parar por alguns momentos todos os dias. Além disso, a meditação requer prática para chegar ao ponto em que é restauradora, mas, então, torna-se uma ferramenta poderosa no combate ao estresse e à ansiedade e beneficia sua saúde mental.

6. Pratique o autocuidado diário

Pensar demais cria estresse que pode, por sua vez, comprometer a saúde. Praticar o autocuidado diário ajuda a nos manter fortes para combater esses efeitos nocivos. Isso significa, por exemplo:

  • Fazer exercícios físicos diariamente;
  • Ter um regime de sono regular;
  • Ter hábitos alimentares saudáveis;
  • Praticar técnicas de relaxamento;

Por fim, essa rotina diária também é outra maneira de “mudar o canal”.

Então, gostou dessas dicas de como parar de pensar demais? Pois, leia também: 7 dicas essenciais para encontrar qual o seu hobby

Próxima página »

Escolhidas para você