Curiosidades

Empata: como saber se você tem essa personalidade

Empatia é uma característica importante e presente em muitos indivíduos. No entanto, apenas alguns são portadores da personalidade empata.

Muitas palavras ganharam um grande peso e maior importância nos últimos anos, dentre elas encontramos o termo “empatia”. Segundo a definição encontrada nos dicionários, empatia consiste na capacidade de compreender emocinalmente algo, de se identificar com outra pessoa e sentir o que ela sente. Dito isso, você sabe o que é uma personalidade empata?

Pois bem, primeiramente, é sabido que todo ser humano possui algum grau de habilidade psíquica. Sendo assim, com exceção daqueles que a psicologia descreve como psicopatas, todos são dotados de algum tipo de intuição, afinidade ou afeto. Como resultado desse conjunto de aptidões relacionadas a captação de emoções e sentimentos, nascem as pessoas empatas.

No entanto, o que exatamente é uma personalidade empata? Como funciona esse processo de empatia? Existem características próprias dessas pessoas? E como saber se eu sou uma delas? Calma, calma… Tudo que você precisa saber está explicadinho aqui, vem com a gente.

O que chamamos de empata?

Fonte: Toa Heftiba

Primeiramente, sempre que falamos de empatia surgem pessoas que se identificam com as características dessa qualidade, afinal, todos consideram empatia algo bom, certo? Bom, não vamos entrar propriamente no mérito da empatia, já que é aqui que delimitamos a diferença entre pessoas capazes de sentir empatia e empatas.

Ao passo que a maioria das pessoas é capaz de sentir empatia por alguém, o empata psíquico consegue ir além, captando pistas não-visuais e não-verbais de outro indivíduo. Além disso, a empatia do empata, por assim dizer, é mais intensa. Dessa forma, a afinidade sentimental dessas pessoas pode resultar até mesmo em manifestações físicas.

Em suma, os empatas são instrumentos altamente sensíveis e sintonizados às emoções. Eles são capazes de sentir tudo de uma forma mais ampla que o normal e, por vezes, até mais extrema. Como o Jasper Hale de Crepúsculo, por assim dizer. Ou seja, os empatas atuam como um canal de conexão no mundo, um imã capaz de captar energias, sentimentos e emoções e reproduzi-las como se fossem suas.

Continua após a publicidade

Todavia, vale pontuar que essa habilidade de captar vibrações não é restrita aos humanos. Só para ilustrar, existem animais empatas e o mesmo pode acontecer com lugares nos quais há um acumulo energético.

Como funcionam as habilidades de um empata?

Empata: como saber se você tem essa personalidade
Fonte: Aarón Blanco Tejedor

Assim como mencionamos acima, os empatas são um canal de conexão e captadores de emoções. Portanto, eles tendem a assimilar os sentimentos e vibrações dos lugares onde estão e das pessoas com quem relacionam-se em algum grau.

Por exemplo, em um ambiente calmo e amoroso, o empata cresce. Em contrapartida, se estiver em um polo de tristeza, ódio e outros sentimentos negativos, ele fica vunlnerável a garndes devastações.

Outro exemplo relacionado ao efeito de energias sobre os empatas é sua absorção de emoções estressantes. Só para ilustrar, quando em contato com as mesmas, essas pessoas ficam sujeitas a ataques de pânico, depressão, ansiedade e podem até mesmo adquirir alguma dependência.

Como saber se você é um empata?

Empata: como saber se você tem essa personalidade
Fonte: Tachina Lee

Bom, não uma forma exata de analisar suas habilidades psíquicas. No entanto, se sua resposta foi “Sim” para três ou mais das perguntas abaixo, há grandes chances significativas de você ser um empata. Vamos conferir?

  1. Já te disseram que você é muito emotivo ou sensível demais?
  2. Quando um amigo está com problemas, você começa a sentir a energia daquela situação enquanto conversa com ele?
  3. Seus sentimentos são facilmente abalados?
  4. Você tem grandes variações de humor sempre que influenciado por sons, cheiros, lugares e até aspectos climáticos?
  5. Estar entre muitas pessoas te deixa emocionalmente instável ou inseguro?
  6. Tem medo de ser sufocado por relacionamentos?
  7. Sente-se deprimido ou com vontade de chorar sem uma razão específica?

E aí, qual foi seu resultado? Se a resposta foi positiva para a maioria desses questionamentos, é hora de saber como utilizar essas habilidades, afinal, com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades.

Continua após a publicidade

Como usar essa habilidade

Fonte: Trung Thanh

Embora seja intensa e não tão fácil de lidar, essa habilidade pode ser ser aperfeiçoada. Ao passo que o empata trabalha para desenvolvê-la e define um propósito para a mesma, torna-se mais fácil controlar as energias e dar fim a sensação de exaustão constante.

Para começar, muitos empatas tendem a gravitar em profissões nas quais podem usar suas habilidades de ouvintes efetivos. Sendo assim, é comum encontrá-los atuando como assistentes sociais, psicólogos, terapeutas e afins. Ademais, empatas são excessivamente educados e preocupam-se em não magoar os outros. Em contrapartida, muitos deles são introvertidos na tentativa de proteger-se.

Portanto, o empata precisa treinar sua detecção de campos de energia – algo que não é fácil – para sua proteção emocional. Dessa forma, existem algumas técnicas que podem auxiliar esse efeito esponja de absorção sentimental. Veja abaixo:

Dicas para proteção emocional

  • Fazer pausas durante o dia para relaxar e descomprimir o excesso de emoções;
  • Buscar meditar para centralizar energias e evitar sobrecarga emocional;
  • Aprender a colocar-se como prioridade e dizer “não” quando essa for sua vontade;
  • Evitar lugares que transmitam desconforto, perfumes intensos e longos tempos sem comer;
  • Planejar estratégias prátics para sair de situações delicadas;
  • Ter seu próprio espaço em casa e dedicar-se ao autoconhecimento;
  • Desenvolver emoções positivas e evitar pensamento negativos;
  • Afastar-se, sempre que possível, de situações estressantes;
  • Ter consciência de que existem outras pessoas com as quais ele pode contar;
  • Praticar o otimismo mesmo diante de situações negativas.

Ademais, os empatas podem ter uma ligação especial com o misticismo e natureza. Portanto, há também dicas para fortalecer esse lado etéreo do indivíduo portador dessa personalidade.

Dicas para fortalecer a empatia mística

  • Sempre que possível, relacione-se com a natureza: abrace uma árvora, ande descalço na terra e afins, os pequenos detalhes significam muito;
  • Ao sair, leve consigo, uma turmalina negra bruta, de pelo menos 5 cm e faça limpeza energética e física 1 x por semana;
  • Use símbolo de proteção e/ou um amuleto contra negatividade;
  • Tome banhos de sal grosso e ervas a cada 30 dias;
  • Pelo menos uma vez por dia, medite por alguns minutos. Visualize uma luz dourada envolvendo você da cabeça aos pés. Este é um processo de limpeza muito poderoso.

A empatia na ciência

Empata: como saber se você tem essa personalidade
Fonte: Greg Rakozy

Ao passo que pessoas mais céticas podem tendem a questionar essas definições, vale lembrar que, além da magia, áreas como psicologia, neurociência e até mesmo a ficção científica estudam a personalidade empata. Logo, há muitas definições e muitas outras podem surgir.

A ciência, por exemplo, também estuda essa personalidade e cientistas chegaram a mostrar que há sim uma relação entre crises de ansiedade e o temperamento empata. De acordo com os estudos apresentados, indivíduos com alta ansiedade posseum também altas tendências cognitivas empáticas.

Continua após a publicidade

Essa ansiedade e preferência pela solitude estão diretamente associadas ao fato dos empatas sentirem-se “esponjas emocionais”.

Relação e comunicação com empatas

Fonte: Abigail

Embora sejam muito bons em escutar, os empatas podem ter certa dificuldade em expressar-se e tendem a reprimir emoções e construir barreiras. Porém, é importante que esse indivíduo comunique-se, pois não fazê-lo pode resultar em um colapso mental e até mesmo acarretar doenças físicas.

Portanto, o primeiro passo é entender como funcionam as relações do empata e como você pode acessar seu núcleo de confiança e identificação.

Relação com animais

Muitos empatas, mesmo gostando do sabor da carne, evitam seu consumo em apoio à vida animal. Mesmo que não possuam um animal de estimação, esses indivíduos respeitam muito os bichinhos. Aliás, muitos daqueles que não possuem pets, o fazem por não querer restringir o animal a um ambiente pequeno.

Relação com a família

Empatas podem ser os “guardiões” do conhecimento ou legado familiar. Caso não sejam os historiadores da família, eles podem ser aqueles que escutam as histórias passadas e guardam os relatos compartilhados.

Relação com a arte

Pessoas com essa personalidade tem um grande interesse em música e tendem a ser ecléticos. Sabe quando a letra de uma canção relaciona-se perfeitamente com sua vivência e resulta em uma grande projeção? Pois é, empatas sentem isso de uma forma intensa.

Continua após a publicidade

Ademais, esses indivíduos são extremamente expressivos com a linguagem do corpo e das palavras. Portanto, dança, teatro e escrita são refúgios para empatas, é ali onde eles sentem-se livres para sentir e pode ser essa uma porta para uma comunicação efetiva com eles.

Por fim, sendo empata ou não, é importante priorizar suas próprias necessidades emocionais, capisce?

E então, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: Teste MBTI, o que é? Como funciona e para que serve.

Fontes: Além de Salém, Mega Curioso, CanalTech, Empats.

Imagens: Brasil 247, Toa Heftiba, Aarón Blanco Tejedor, Abigail, Tachina Lee, Trung Thanh, Greg Rakozy.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você