Curiosidades

Cores do detergente: significado e função de cada um

Você sabia que cada uma das cores do detergente tem uma função? Ou seja, cada um é indicado para um tipo específico de limpeza.

Para realizar uma limpeza completa em uma residência não é necessário ter um kit de produtos sofisticados e modernos. Pois, o simples detergente é capaz de contribuir bastante com a higienização doméstica. Visto que, ele pode ser utilizado em diferentes superfícies, e apresenta um valor super acessível. Ademais, existem várias cores do detergente. Que apresentam aspectos particulares voltados para superfícies variadas.

Entretanto, independente das cores do detergente, ambos possuem potencial desengordurante. Por isso, podem ser usados na lavagem de diferentes superfícies. Por exemplo, em pisos, rejuntes, eletrodomésticos, móveis, louças, estofados, etc. Além disso, devem ser diluídos em água  e aplicados com uma esponja ou pano na superfície desejada.

Por outro lado, além da divisão de cores, os detergentes apresentam outra divisão. Assim sendo, são divididos conforme a variação do seu Ph. Onde podem ser alcalinos, ácidos ou neutros. Em suma, ambos apresentam tensoativo aniônico, substâncias sequestrantes, conservante, alcalinizante, coadjuvante, espessante, corante, fragrância e água

Cores do detergente: Qual o pH dos detergentes de cozinha?

Neoclean

Inicialmente, destaca-se que os detergentes comumente utilizados para lavar louça são biodegradáveis. Isto é, podem ser facilmente decompostos por micro organismos que vivem na natureza. Desse modo, diminui o impacto no meio ambiente. Assim sendo, recorrer a esse tipo de produto de limpeza é uma ótima opção.

Entretanto, além da variação de cores do detergente. Também a variação dos detergentes conforme o pH. Sendo divididos em neutros, ácidos, ou alcalinos. Dessa forma, o detergente de cozinha apresenta um pH médio, próximo de 7. Logo, eles são neutros. Além disso, há várias cores do detergente, que podem variar em alguns aspectos. No entanto, ambos apresentam uma composição química semelhante. Em suma, apresentam tensoativo aniônico, substâncias sequestrantes, conservante, alcalinizante, coadjuvante, espessante, corante, fragrância e água. Ademais, as várias cores do detergente se diferenciam em fragrância, corantes, e quantidade de espessantes.

Cores do detergente: Tipos de detergentes

Biossan

No mercado podemos encontrar alguns tipos de detergentes. Sendo que, cada um apresenta aspectos que são mais apropriados para determinados tipos de limpezas. Por exemplo:

Continua após a publicidade
  • Detergentes Biodegradáveis – A princípio, são chamados assim, pois, são passíveis de degradação pelos micro-organismos presentes na água. Ademais, os detergentes se tornam biodegradáveis ao ser reduzido a quantidade de fosfato presente no detergente. Portanto, somente os detergentes em gel, utilizados para lavar louça, são biodegradáveis.
  • Detergente Neutro – Esse tipo de detergente é o mais utilizado na realização da limpeza do cotidiano em residências. Ademais, ele não agride o piso.
  • Detergente Ácido – O detergente ácido é usado para a limpeza pesada. Por exemplo, sujeitas provenientes de pós-obra, como cimento, graxas, óleos, etc.
  • Detergente Alcalino – Em síntese, esse detergente é capaz de remover qualquer tipo de sujeira. No entanto, não remove sujeitas de origem mineral. Além disso, seu uso deve ser moderado. Para evitar agredir o piso.

Cores do detergente: significado

1 – Detergente Branco (coco)

Neoclean

Dentre as cores do detergente, o branco apresenta um toque mais suave e de fácil manuseio. Por outro lado, também representa um forte aliado para a lavagem de roupas brancas. Pois, não há risco de provocar manchas no tecido das roupas. Em suma, ele é voltado para a limpeza de pisos e lavagem de roupas.

2 – Detergente transparente clear

Ypê

Nas cores do detergente, encontra-se o transparente clear. Ademais, ele possui um toque bastante suave, e alto poder desengordurante. Logo, você pode usar esse tipo de detergente na lavagem de roupas. Ou de diferentes tipos de superfícies.

3 – Detergente amarelo (neutro)

CG Limpeza

Uma das cores do detergente é a cor amarela. Que também possui um toque suave. Além disso, não deixa manchas. Portanto, é comumente usado para a lavagem de roupas. Além disso, na limpeza de pisos, paredes e estofados. Mas também, é bastante usado para limpeza de banheiros e quintais.

4 – Detergente vermelho (maçã)

Beira Rio

Dentre as cores do detergente, o vermelho apresenta um aroma mais intenso. Por isso, esse tipo de detergente é eficiente para retirar cheiros de peixes, alho, cebola. Além de outros temperos que ficam impregnados nos utensílios. Além disso, também é muito útil para a limpeza de móveis. Como estantes, por exemplo.

5 – Detergente verde (limão)

Ypê

Por fim, nas cores do detergente, o verde se assemelha ao vermelho. Pois, também apresenta um aroma intenso. Logo, ele também serve para perfumar os utensílios lavados. Ademais, é excelente para retirar cheiros fortes de superfícies. Por exemplo, pisos, vidros, estofados e louças.

Você sabia dessas diferenças entre as cores do detergente? Então, se você gostou dessa matéria, também pode gostar dessa: Como desentupir a privada usando apenas detergente.

Continua após a publicidade

Fontes: Casa Prática Qualitá; Jornal O Resumo; Cardoso e Advogados;

Imagens: Ypê; Neoclean;Beira Rio; CG Limpeza;

Próxima página »

Escolhidas para você