Curiosidades

25 curiosidades sobre a Austrália que todo mundo precisa saber

Com sua natureza impressionante, seu autêntico estilo de vida e suas praias numerosas, a Austrália é um destino fascinante.

A Austrália é um destino que esconde muitas curiosidades. Conhecida pelos cangurus, coalas e também pelo surfe, a Austrália é a maior ilha do mundo e o sexto país em termos de área. A lista é encabeçada pela Rússia, seguida do Canadá, China, Estados Unidos e Brasil.

Desse modo, a Austrália tem uma área total de 7.682.300 km², o que significa que é 32 vezes maior que o Reino Unido, 22 vezes maior que a Alemanha, 12 vezes maior que a França e 59 vezes maior que a Grécia.

Veja a seguir algumas curiosidades fascinantes sobre a Austrália.

25 curiosidades incríveis sobre a Austrália

1. País pioneiro nos direitos das mulheres

A Austrália foi um dos primeiros países do mundo onde as mulheres puderam votar; especificamente, na Austrália do Sul em 1861, embora esse sufrágio não fosse universal, pois havia restrições à votação e nem todos podiam votar.

Continua após a publicidade

2. Tem mais cangurus que seres humanos

A Austrália é tão grande que é um dos países com menor densidade populacional do mundo, sendo 3 habitantes por quilômetro quadrado. Além disso, quase 90% dos australianos vivem em áreas costeiras. Uma grande curiosidade é que há duas vezes mais cangurus do que humanos por lá.

3. Foi descoberta por acaso

Outra das curiosidades sobre a Austrália é que os primeiros exploradores que chegaram à Austrália (espanhóis e portugueses) não perceberam que se tratava de um continente.

4. Tem tantas praias que levaria anos para conhecê-las

Se você gosta de curtir praia, seja para surfar ou para relaxar, a Austrália é um destino perfeito para você. Desse modo, o país tem 35.877 km de litoral e mais de 10.000 praias em sua superfície. Portanto, se você visitasse uma praia na Austrália todos os dias, levaria 27 anos para ver todas.

5. Tem um recorde bastante inusitado

Eles têm um ex-primeiro-ministro, Bob Hawke, que está listado no livro Guinness por sua velocidade em beber litros de cerveja: 2,5 litros em 11 segundos.

Continua após a publicidade

6. Entre 80% e 90% da flora e fauna australiana é endêmica

Marsupiais como coalas e cangurus não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Especificamente, cerca de 85% das plantas com flores, 84% dos mamíferos, mais de 45% das aves e 90% dos peixes nas zonas costeiras temperadas são endêmicas.

7. Tem grandes planícies

A Austrália é o continente mais plano do mundo. Assim, é difícil ver montanhas, embora existam, como as Montanhas Azuis. Além disso, 18% da Austrália é um deserto completo.

8. Abriga o famoso Diabo-da-tasmânia

É o maior marsupial do mundo, grita muito e cheira mal, portanto, ninguém deseja encontrá-lo à noite.

9. A Austrália é o país onde o wi-fi foi inventado

Cientistas da Agency for Science and Industrial Research Organization (CISRO), inventaram a famosa rede sem fio conhecida como: Wi-Fi nos anos 90.

Continua após a publicidade

10. É o país com mais camelos do mundo

Quando pensamos neste país, normalmente imaginamos praias, ondas e cangurus…mas camelos? São cerca de 750 mil que habitam a zona central do país, sendo eles a causa de vários problemas no ecossistema local.

Eles destroem o habitat e a fonte de alimento de outras espécies e tiram água dos poços das comunidades aborígines. Com efeito, muitos desses animais são exportados para a Arábia Saudita, como parte das políticas de controle de crescimento da espécie.

11. O ar mais puro do planeta está na Tasmânia

Esta ilha, localizada no sudeste da Austrália, além de ser considerada patrimônio da humanidade, possui o ar mais puro do planeta. Aliás, existe um centro nesta ilha que se dedica a medir a qualidade do ar.

12. Há mais de 200 líguas faladas por lá

Com a chegada recente de imigrantes de todo o mundo, mais de 200 línguas e dialetos são falados na Austrália, incluindo 45 línguas indígenas. As línguas mais comuns, além do inglês, são italiano, grego, cantonês, árabe, vietnamita e mandarim.

Continua após a publicidade

13. Existem mais ovelhas do que pessoas

Além dos camelos, este é outro animal que talvez não associemos primeiro a este país. Mas, no entanto, existem mais de 150 milhões de ovelhas e a população é inferior a 25 milhões. Portanto, o cálculo nos dá aproximadamente 6 ovelhas por pessoa.

14. É habitada por prisioneiros

Esta é uma das curiosidades mais conhecidas da Austrália. Em suma, quando os britânicos colonizaram a Austrália pela primeira vez, eles a usaram como destino para prisioneiros.

Durante o século XIX, as prisões britânicas estavam superlotadas e a pressão populacional precisava ser aliviada. Por mais de 80 anos, cerca de 165.000 condenados foram transferidos para a Austrália a bordo de mais de 800 navios.

15. A capital é Canberra, não Sydney, nem Melbourne

Desde a criação do parlamento em 1901, houve debates e discussões sobre o que deveria ser a capital. Tanto Sydney quanto Melbourne queriam ficar com o título, mas o problema era que eram cidades litorâneas e havia risco de bombardeio na época.

Continua após a publicidade

É por isso que em 1908 o inspetor Charles Scrivener foi enviado para escolher uma cidade, e foi assim que Canberra ganhou o título.

16. Possui a cultura aborígine mais antiga da Terra

Atualmente existem mais de 400 povos aborígines australianos, cada um com características culturais distintas e localização geográfica própria. Acredita-se que suas origens remontam a 500.000 anos, quando chegaram do sudeste da Ásia.

17. 9 das 10 cobras mais mortais do mundo vivem na Austrália

Nove das dez espécies de cobras mais mortais do planeta vivem na Austrália. De fato, das 25 espécies mais venenosas, 21 delas são nativas do continente australiano. No topo dessa lista está a Taipan Interior.

Com efeito, a quantidade máxima de veneno encontrada em uma picada dessa cobra é de 110 mg. Essa quantidade é mais do que suficiente para matar mais de 100 pessoas ou 250.000 ratos.

Continua após a publicidade

18. Possui mais de 500 parques nacionais

A Austrália tem mais de 500 parques nacionais, cobrindo incríveis 28 milhões de hectares, quase quatro por cento do país. Além disso, os parques nacionais da Austrália são encontrados em uma grande variedade de paisagens: de regiões alpinas a desertos, florestas e áreas marinhas.

19. As águas-vivas matam mais pessoas do que qualquer outro animal na Austrália

Esses animais invertebrados causam mais mortes do que cobras, tubarões e crocodilos de água salgada juntos. Desse modo, seu veneno é tão poderoso que pode causar parada cardíaca em poucos minutos. Costumam aparecer nas costas no verão e há avisos nas praias quando estas espécies abundam na zona.

20. Possui cidades com a melhor infraestrutura urbana do mundo

Aspectos como infraestrutura urbana, inclusão de elementos sociais, estabilidade econômica das regiões e desenvolvimento urbano ecológico, são algumas das características que fazem de Sydney, Melbourne, Perth, Brisbane e Adelaide uma das cidades com melhor infraestrutura do mundo.

Na verdade, Brisbane foi escolhida como a cidade que sediará os Jogos Olímpicos de 2032!

Continua após a publicidade

21. Abriga uma das plantas mais venenosas do mundo

Cientificamente conhecido como Dendrocnide moroides, apenas tocá-lo fará você vomitar em agonia. Aliás, sua picada é poderosa o suficiente para matar humanos e cavalos.

22. Tem o maior salário mínimo do mundo

Desde 1º de julho de 2019, o salário mínimo na Austrália é de US$ 19,49 por hora. Pois o que se tornou o país com o maior salário mínimo do mundo!

23. Possui o maior recife de coral do mundo

A Grande Barreira de Corais é o maior recife de coral do mundo e é composta por mais de 2.000 recifes individuais e quase 1.000 ilhas. Esta maravilha natural é maior do que o Reino Unido, a Holanda e a Suíça juntos! E é o único que pode ser visto do espaço.

24. Os australianos consomem quase seis quilos de café por pessoa por ano

Isso ocorre porque os italianos chegaram em grande número a partir da década de 1950 e, com eles, espalharam o amor por essa bebida por todo o país. Aliás, a mesma coisa aconteceu com a pizza! Assim você poderá desfrutar de deliciosas pizzas ao melhor estilo australiano.

Continua após a publicidade

25. O sol da Austrália é devastador

Por fim, fechando a lista de curiosidades sobre a Austrália, infelizmente, cerca de 2 em cada 3 australianos são diagnosticados com câncer de pele aos 70 anos. Por esse motivo, seu governo faz de tudo para fazer campanha por uma exposição solar adequada.

Fontes: Austrália Centre, World Study, Optima Intercâmbio, Egali, IE

Leia também: 

Bandeira da Austrália – cores, símbolos, significados e história

Continua após a publicidade

12 curiosidades sobre o Catar, sede da Copa do Mundo 2022

20 curiosidades sobre Nova York que você não conhece

35 curiosidades sobre a Rússia

35 curiosidades sobre a Ucrânia

Continua após a publicidade

50 curiosidades sobre o Alasca que você não sabia

Próxima página »

Escolhidas para você