Curiosidades

Significado de Matrioska: origem e curiosidades sobre as bonecas russas

Os diversos conjuntos de bonecas que se empilham uma dentro da outra são símbolos da Rússia, mas conquistaram todo o mundo.

Você sabe o que são bonecas Matrioska? Matrioska, Matrioshka, matreshka, matriochka, babushka, boneca de babushka ou bonecas babooshka são os diversos nomes para as bonecas russas.

Essas bonecas que se empilham uma dentro da outra geralmente são feitas com o tema de uma boneca mãe, personagens de contos de fadas ou figuras políticas. Elas são feitas de madeira vazada e em diferentes tamanhos para caber umas dentro das outras. Além disso, suas roupas lembram vestimentas de camponesas de cores vivas.

Em suma, as bonecas Matrioska se tornaram um símbolo muito distinto da cultura russa, bem como são um item bastante procurado por turistas visitantes. Saiba mais sobre elas a seguir.

Como surgiu a Matrioska?

Matrioska: origem, significado e curiosidades sobre as bonecas russas

Continua após a publicidade

A primeira Matrioska foi feita em 1892 por Vasily Zvyozdochkin, um artesão e famoso colecionador. Desse modo, acredita-se que Zvyozdochkin se inspirou na pintura de Sergey Malyutin, que também pintou as bonecas quando estavam completas.

Com efeito, Zvyozdochkin criou uma boneca de formato redondo e pintada decorativamente para se assemelhar a uma camponesa de rosto jovem e bonita vestida ou enrolada em um extravagante traje Sarafan, uma peça de roupa tradicional russa.

A Matrioska original era um conjunto de bonecas que representam: uma grande mãe, cinco camponeses, um menino russo e um bebê. Atualmente, essa peça original está exposta no Museu da Matryoshka Russa, em Moscou.

Qual o significado do nome das bonecas?

Continua após a publicidade

Matrioska era um nome muito comum para mulheres no início da Rússia. Desse modo, por ser tão comum entre as camponesas, esse nome também passou a denominar uma mãe ou donzela respeitada.

Portanto, o nome se aplica muito apropriadamente ao conjunto de bonecas russas, já que a maior boneca é frequentemente representada como a mãe e as menores como seus filhos.

Babushka é outro termo frequentemente dado aos conjuntos de bonecas empilhadas e, na Rússia, é um termo usado para descrever a figura de uma avó. Assim, a avó ou uma senhora de família seria a maior boneca do conjunto.

Como esses itens são feitos?

Matrioska: origem, significado e curiosidades sobre as bonecas russas

Continua após a publicidade

A forma como as matrioskas são feitas é única e impressionante também. Feitas de madeiras mais macias, como a bétula, a madeira é colhida e curada por dois anos.

Posteriormente, o artesão escolhe uma única peça de madeira. Aliás, é importante que o conjunto seja feito de uma única peça devido à forma como a madeira reage à temperatura expandindo e contraindo.

Começando com a boneca menor, o artesão vai trabalhando para fora até terminar com a boneca maior, também chamada de Sarafan. Após a confecção de todas as bonecas, o artesão começa a pintar, em seguida lacra a sua obra.

5 curiosidades sobre as Matrioskas

1. O criador da primeira matrioska russa se inspirou em bonecos japoneses

Continua após a publicidade

O aspecto mais interessante da origem das bonecas matrioska é como sua inspiração veio de uma estatueta japonesa. Aquela estatueta de Fukurama foi, na verdade, o primeiro exemplar desse modelo. O modelo consistia em 7 bonecos dentro uns nos outros e isso inspirou o artista russo Malyutin.

No entanto, algumas pessoas acreditam que essas bonecas não são originárias do Japão. Elas presumiram que um monge russo anônimo levou a peça para Honshu, a ilha onde fizeram Fukurama.

2. Retrato de uma família camponesa

Fontes afirmaram que Malyutin, o primeiro designer das bonecas russas, pretendia descrever uma família de camponeses. Uma mãe que tinha 7 filhos, para ser exato. É por isso que havia 8 bonecos no conjunto original.

Continua após a publicidade

3. Arranjo tradicional

Matrioska: origem, significado e curiosidades sobre as bonecas russas

Nas primeiras décadas após a elaboração dos matrioskas, a camada externa sempre seria uma mulher. Ela está vestida com uma roupa tradicional de camponesa e um lenço em volta da cabeça.

As outras figuras dentro podem ser de ambos os sexos em ordem alternada, enquanto a menor boneca é geralmente um bebê. Hoje, existem muitas mais variações dessas bonecas russas, desde personagens de desenhos animados a figuras exclusivas.

4. As maiores bonecas Matrioska do mundo

Continua após a publicidade

Ao longo do tempo muitos artistas e escultores ambiciosos buscam quebrar os recordes mundiais em torno das bonecas matrioska. Por exemplo, o maior conjunto de bonecas aninhadas foi concluído em 2003 pela artista russa Youlia Bereznitskaia.

Com efeito, ela havia pintado à mão todas as 51 peças do conjunto, com a mais alta com 54 cm e a menor com 0,31 cm. Quando colocadas lado a lado, as bonecas têm 3,41 m de comprimento.

5. Bonecas com tema político da Rússia

Matrioska: origem, significado e curiosidades sobre as bonecas russas

No final dos anos 1980, o contexto político da Rússia afetou os tipos de bonecas feitas naquele período. Dessa forma, muitos fizeram dos líderes da União Soviética o tema das bonecas.

Continua após a publicidade

Por fim, Mikhail Gorbachev, o atual líder da época, era o maior e mais famoso boneco externo, enquanto os bonecos internos tomaram a forma dos líderes anteriores como Stalin, Lenin e até vários czares famosos. Após o colapso da União Soviética, novas versões das bonecas apresentariam presidentes como Ieltsin, Putin e Medvedev.

Então, gostou de saber mais sobre essas peças coloridas e encantadoras que simbolizam a Rússia? Não deixe de ler também: Invocação do Mal: qual a ordem correta dos filmes da franquia?

Próxima página »

Escolhidas para você