Viva – A vida é uma festa é a uma animação da Pixar Animation Studios, que tem dado muito o que falar ultimamente devido a morte de María Salud Ramírez, a idosa mexicana que inspirou a personagem ‘Mamá Coco’. A senhora faleceu aos 109 anos em Santa Fé de la Laguna, no estado de Michoacán, no México.
Em suma, o filme, dirigido por Lee Unkrich, é inspirado no país latino e em sua típica tradição do Dia dos Mortos. Desse modo, sua estreia mundial foi realizada no Morelia International Film Festival. Aliás, foi o primeiro filme de animação a aparecer neste festival.
Posteriormente, em 27 de outubro de 2017, estreou no México, explodindo nas bilheterias e se tornando o filme mais assistido da história do cinema no país.
Veja as principais curiosidades sobre o longa!
10 fatos sobre Viva – A vida é uma festa
1. Nome do filme
O nome original do filme “Coco“, em espanhol, vem de Socorro Rivera (Mamá Inês) – bisavó de Miguel. Aliás, Socorro significa ajuda ou auxílio, nome em referência à Nossa Senhora do Socorro.
2. Elenco
Todo o elenco é completamente latino, entre uma mistura fantástica de pessoas, algumas do México e outras de Los Angeles.
3. Dublagem
Quem emprestou a voz para o protagonista Miguel é Anthony González, e a voz que deu vida ao crânio de Héctor foi Gael García, ele fez isso tanto para a versão em inglês quanto para a dublada em espanhol.
4. Produção do filme
A produção do filme passou mais de 3 anos visitando mercados, praças, oficinas, bem como igrejas, fazendas e cemitérios no México para absorver a cultura e o verdadeiro significado e importância do Dia dos Mortos.
5. Personagens emblemáticos
No filme você pode ver vários personagens que foram emblemáticos no México, como María Félix, Frida Kahlo, El Santo, Cantinflas, Pedro Infante, Emiliano Zapata e Jorge Negrete.
6. Trilha Sonora
Natalia Lafourcade, Marco Antonio Solis, Bronco, Carlos Rivera, Camilo Lara e Jorge Blanco são apenas alguns dos artistas que fazem parte do álbum da trilha sonora do filme, que estreou como best-seller após seu lançamento.
7. Direção do filme
O diretor Lee Unkrich também é responsável por Toy Story, Monstros. Inc e Procurando Nemo e foi responsável pela direção deste novo filme. A produtora é Darla K. Anderson.
Aliás, os dois trabalharam juntos no filme Toy Story 3, vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de 2010, que até hoje é o segundo filme de animação de maior bilheteria do mundo.
8. Desafio para a Pixar
Viva – A vida é uma festa foi um grande desafio para a Pixar, pois eles trabalharam nela por cinco anos, para não mostrar uma ideia errada.
9. Mudança no nome
Mas antes de se chamar Viva – A vida é uma festa, o filme ia se chamar “Dia dos Mortos”, porém não foi alcançado porque a Disney queria se apropriar e registrar o Dia dos Mortos como marca.
Com efeito, diante dessa situação milhares de as pessoas nas redes sociais mostraram sua raiva e discordância, então a Disney teve que abandonar essa ideia.
10. Mensagem emocionante
Por fim, a mensagem que Viva – A vida é uma festa transmite é “aprenda a tocar um instrumento musical e ligue para seus pais, avós e outros para pedir que falem sobre seus ancestrais e aprendam mais sobre seu passado e toda a sua família“, disse Adrian Molina, co-diretor do longa.
Fontes: Revista Monet, Adoro Cinema, Mutante Xis, Rd1
Leia também:
A Bela e a Fera: 15 diferenças entre a animação da Disney e o live-action
Irmão Urso – História e curiosidades sobre a animação
Dumbo: conheça a triste história real que inspirou o filme