Curiosidades

A Bela e a Fera: 15 diferenças entre a animação da Disney e o live-action

Confira este artigo para ver as maiores mudanças que o filme live-action faz do clássico animado original da Disney 'A Bela e a Fera'.

A Bela e a Fera marcou o retorno da Disney Animation aos contos de fadas. Após seu lançamento em 1991, o conto encantador tão antigo quanto amado foi aclamado pela crítica e pelo público, muitos dos quais se maravilharam com a animação transcendente do filme, sem mencionar que sua heroína central revolucionou completamente o que significava ser uma princesa da Disney.

Considerado um sucesso estrondoso para o estúdio, A Bela e a Fera até conseguiu uma indicação histórica de Melhor Filme no Oscar. Mas, afinal quais as principais diferenças entre a animação da Disney e o filme live-action com Emma Watson? Leia e descubra a seguir.

15 diferenças entre a animação da Disney e o filme live-action A Bela e a Fera

1. O filme live-action é muito mais longo

São exatamente 2 horas e 9 minutos o tempo de duração do novo A Bela e a Fera. Isso faz com que seja quase uma hora a mais que a animação original da Disney, que chega a 1 hora e 24 minutos.

Continua após a publicidade

2. Há muitas músicas novas no filme live-action

O live-action A Bela e a Fera contém várias músicas novas como solo de Audra McDonald e a lendária Céline Dion.

Continua após a publicidade

3. Há uma razão para o comportamento hostil da Fera

A Bela e a Fera: 15 diferenças entre a animação da Disney e o filme live-action

No original animado, o príncipe é um idiota narcisista que afasta a feiticeira porque pensa que ela é uma velha e patética bruxa. Mas a versão live-action tenta pelo menos explicar como o príncipe se tornou tão cruel.

Continua após a publicidade

Em suma, quando o príncipe era apenas um menino, sua mãe morreu de uma doença sem nome e ele foi criado por seu pai brutal que, por sua vez, fez o príncipe se transformar em um monstro cruel.

4. Conhecemos o príncipe antes que ele se transforme na Fera

A Bela e a Fera: 15 diferenças entre a animação da Disney e o filme live-action

No original, a história sobre a maldição lançada sobre o príncipe é ilustrada em uma série de vitrais; então vemos a Fera, já transformada na criatura que Bela conhece.

Todavia, na nova versão encontramos o príncipe se preparando para uma festa em estilo real: maquiado, com roupas elegantes e adornadas com joias; e descansando em um trono, olhando enquanto mulheres dançam para ele.

Continua após a publicidade

Outro elemento surpreendente do passado do príncipe é que ficamos sabendo que sua mãe morreu quando ele era jovem. Em um flashback, também vemos o príncipe como um menino de pé ao lado da cama de sua mãe doente.

5. No filme live-action, Maurice é um artista e não um inventor

Em sua versão animada, o amado pai de Bela é um gênio criativo cujo orgulho e glória é uma máquina maluca de cortar lenha. Mas desta vez, ele é um pintor. Suas belas pinturas (todas de sua falecida esposa e sua filha) estão penduradas nas paredes. Aliás, ele também conserta as coisas, mas é claro que ele tem alma de artista.

Assim, quando ele sai de casa no início do filme, em vez de ir à feira para entrar em uma competição com sua engenhoca de cortar lenha, Maurice embarca em sua viagem anual ao mercado. O que na verdade faz um pouco menos sentido quando ele se perde no caminho, já que ele provavelmente já tomou o caminho correto muitas vezes antes.

Continua após a publicidade

6. Gaston tem uma história de fundo também

O Gaston que conhecemos e amamos é apenas um valentão de cidade pequena que adora caçar e pensar em esposas. No live-action A Bela e a Fera de 2017, ele é um capitão recém-chegado de uma guerra, o que alimenta sua fixação em Bela, pois ele está entediado e claramente precisa de algo para fazer.

7. Há um novo personagem no filme live-action

A Bela e a Fera: 15 diferenças entre a animação da Disney e o filme live-action

Maestro Cadenza, interpretado por Stanley Tucci, é um músico que se transformou em um piano de cauda. Cadenza e Audra McDonald’s Garderobe estão apaixonados, o que é absolutamente perfeito neste filme.

Continua após a publicidade

8. A idade do príncipe não é mencionada

A Bela e a Fera: 15 diferenças entre a animação da Disney e o filme live-action

Outra diferença é que em A Bela e a Fera, de 1991, ficamos sabendo que o encantamento foi lançado sobre o príncipe até seus 21 anos. Na nova versão, não descobrimos a idade da Fera.

9. A bruxa que enfeitiçou a Fera é um personagem muito mais significativo

No meio da festa suntuosa do príncipe, uma mulher curvada vestindo um manto implora para entrar, oferecendo uma rosa em troca. Todos nós sabemos que o príncipe a rejeita rindo, e que ela se revela uma feiticeira que amaldiçoa ele e sua equipe apenas por sua crueldade. Entretanto, no filme live-action, a feiticeira tem um papel muito maior, aparecendo misteriosamente em pontos-chave ao longo do filme.

Continua após a publicidade

10. Bela não é apenas uma leitora de livros mas, uma inventora cheia de criatividade

A Bela e a Fera: 15 diferenças entre a animação da Disney e o filme live-action

Emma Watson explicou que a nova Bela tem um viés mais feminista. Em suma, a Bela que conhecemos sempre teve amor pelos livros, e Emma Watson também, mas ela também tem alguns outros truques na manga.

Por um lado, ela é esperta o suficiente para ajudar seu pai com um delicado trabalho técnico em máquinas; por outro lado, ela é uma pensadora engenhosa que sonha com uma maneira nova e mais eficiente de lavar a roupa, para que ela possa passar o tempo extra ensinando meninas a ler, é claro.

Aliás, uma vez que Bela está abrigada em seu novo quarto, ela imediatamente tenta encontrar uma maneira de escapar do castelo, engenhosamente usando qualquer material que tenha à mão.

Continua após a publicidade

11. A Bela e a Fera amam Shakespeare

A Bela e a Fera: 15 diferenças entre a animação da Disney e o filme live-action

Bela, lendo Shakespeare em voz alta para a Fera enquanto ele se recupera dos ferimentos que sofreu ao salvar sua vida, ouve a Fera se juntar a ela; ele sabe as palavras de cor. Ele não é fã de Romeu e Julieta , no entanto é muito romântico.

12. Há um novo objeto mágico que marca um ponto de virada importante

Uma das maneiras pelas quais Bela e a Fera se conectam no filme live-action é uma adição totalmente nova, sugerida no trailer. Além de seu espelho mágico, a Fera tem um atlas encantado que permite ao leitor ir aonde quiser. Assim, a Fera permite que Bela o use, e ela os transporta para sua casa de infância em Paris, onde finalmente descobre o que aconteceu com sua mãe.

Continua após a publicidade

13. Bela descobre sobre a maldição do cajado do príncipe antes do fim

No filme original da Disney, Bela não tem ideia de que há um encantamento que se abateu sobre o castelo. Desta vez, seus amigos não dizem a ela que esperam que ela se apaixone pela Fera e quebre o feitiço, mas Bela descobre que eles foram conjurados em suas formas atuais por uma terrível maldição.

14. Bela tem alguns acessórios adicionais quando vai ao baile

A Bela e a Fera: 15 diferenças entre a animação da Disney e o filme live-action

Estamos esperando para ver a versão real do icônico vestido de baile amarelo de Bela há um tempo, e é realmente adorável. Mas há algumas adições ao seu visual formal.

Continua após a publicidade

Desse modo, para acompanhar sua roupa de dança, ela usa um ear cuff dourado (em vez dos brincos simples que ela usava na versão animada), que dá um ar mais moderno, e um delicado colar dourado. Mas ela perdeu um item que usava em 1991, ou seja, as longas luvas amarelas.

15. Bela não diz “eu te amo” a tempo de remover a maldição

A Bela e a Fera: 15 diferenças entre a animação da Disney e o filme live-action

Graças à invasão do castelo pelos aldeões e aos ferimentos da Fera (que Gaston inflige com uma arma, em vez de uma flecha ou uma estaca de pedra, como no original), Bela confessa seu amor tarde demais, e o resultado é devastador.

Provavelmente a cena mais comovente no live-action A Bela e a Fera é a que se segue, onde os funcionários do castelo se tornam objetos verdadeiramente inanimados.

Continua após a publicidade

Então, gostou de saber as diferenças da animação da Disney para o live-action da Bela e a Fera? Pois, não deixe de ler: 40 Clássicos da Disney: os melhores que vão te levar de volta à infância

Próxima página »

Escolhidas para você