O Delta é conhecido como um símbolo presente nas Ciências Exatas, mas também possui significados em outras áreas do conhecimento. Primeiramente, este é um símbolo grego, sendo a quarta letra no alfabeto desse idioma.
Nesse sentido, o Delta em forma maiúscula se assemelha a um triângulo. Por um lado, os gregos inicialmente interpretaram esse símbolo com os quatro elementos. Entretanto, essa civilização também associou o Delta como a ideia de soma, totalidade e integridade.
Em contrapartida, a representação do Delta enquanto triângulo foi importada da cultura grega para outras civilizações. Desse modo, o símbolo também está presente nas operações matemáticas, em religiões e até mesmo em tatuagens. Consequentemente, os significados e simbolismos variam de acordo com cada uso.
Simbologia dos quatro elementos
Com origem na Grécia Antiga, o Delta apresenta uma diversidade de sentidos. Quando visto em maiúsculo, forma um triângulo equilátero e relaciona-se com a ideia de equilíbrio e simetria. Nesse sentido, pode se referir tanto ao equilíbrio na natureza quanto na vida humana.
Por outro lado, esse símbolo é lido pela sua forma geométrica. Ou seja, enquanto um triângulo, cada um dos seus lados pode ser lido como partes de uma tríade, como o início, meio e fim ou corpo, mente e espírito. Novamente, percebe-se uma relação de equilíbrio e correspondência, associado à formação do Delta.
Além disso, os gregos antigos associavam esse símbolo aos quatro elementos: terra, fogo, água e ar. Resumidamente, essa ideia foi consolidada pela questão do equilíbrio e os elementos eram retratados por diferentes orientações do triângulo. Entretanto, há também a interferência do fato de que o Delta é a quarta letra do alfabeto grego.
Desse modo, o Delta representa a soma de todas as coisas, a totalidade do Universo, tendo em vista que associa os quatro elementos básicos da natureza. No entanto, pode ainda significar os ciclos da natureza, estando associado a expressões como começo, meio e fim.
O Delta nas religiões
Em contrapartida, esse símbolo está presente na base de um dos mais poderosos signos judaicos: a Estrela de Davi. Composta por dois triângulos equiláteros sobrepostos e com bases opostas, o Delta torna-se um símbolo que representa a união de opostos.
Nesse sentido, ainda leva o nome de Escudo de Davi e pode significar proteção. Entretanto, é comum que esse símbolo judaico represente a união do feminino e masculino, a ligação entre o céu e a terra e de outros elementos dicotômicos.
Além disso, o Delta é um grande símbolo na Maçonaria, uma sociedade secreta de fins filosóficos e filantrópicos. Por meio do Olho que Tudo Vê, o Delta tornou-se ainda mais popular e conhecido.
Também chamado de Delta Luminoso, o Olho que Tudo Vê é composto pelo Delta e em seu interior a figura de um olho. Basicamente, essa configuração representa a sabedoria divina, mas também está associada ao conhecimento espiritual, crescimento e força mental.
Em sua maioria, a imagem do Olho que Tudo Vê está presente nos Templos Maçônicos. Mais do que um símbolo, existem rituais de respeito ao Delta Luminoso, conhecido também como Olho Onividente.
No geral, o Delta Luminoso fica posicionado atrás do trono do Venerável Mestre, em uma altura que permita sua visibilidade quando o Mestre está em pé. Ademais, os maçons costumam fazer uma reverência ao símbolo quando cruzam a chamada Linha do Equador no Templo Maçônico.
Por fim, o Olho que Tudo Vê também indica os três princípios básicos da Maçonaria: fé, esperança e caridade.
Outras simbologias
Além dos significados anteriores, o Delta está presente em diferentes áreas do conhecimento, especialmente nas Ciências Exatas. Na Matemática, o símbolo é adotado como indicador de duas variáveis dentro de situações diferentes, ou como a variação de alguma grandeza.
Mais ainda, o Delta aparece na Geometria como referência para cálculos e nomes livres para ângulos em operações. Frequentemente, esse símbolo é utilizado na Química para identificar variações de entalpia dentro de reações químicas, mas também é usado na Física para representar propriedades ópticas de diferentes cristais.
Delta em tatuagens
No geral, as tatuagens são subjetivas e perpassam por processos individuais de quem as faz. Entretanto, é possível prever seu significado quando se interpreta o símbolo e o desenho.
Seja como um elemento em desenhos ou figuras únicas em tatuagens, o Delta apresenta diferentes significados de acordo com o contexto. Frequentemente, sua simbologia retoma o sentido dos gregos, portanto, está associado à ideia de mudança, fluidez e totalidade.
Por um lado, quando desenhada com a base para baixo relaciona-se com a figura do masculino, a fertilidade e o solar. Em contrapartida, quando feito de ponta para baixo pode representar o sagrado feminino, a feminilidade e o lunar.
Mais ainda, pode representar equilíbrio, por ser uma figura de lados iguais. Além disso, relaciona-se com a ideia de tríades, como a já citada anteriormente do começo, meio e fim. Ademais, pode representar um dos quatro elementos de acordo com as suas características.
E aí, gostou de aprender sobre o símbolo grego? Então leia sobre Como é feito o chocolate? Origem, fabricação e benefícios.
Fontes: Symbolism of Things | Símbolos | Dicionário de Símbolos | Dicas de Mulher
Imagens: Símbolos | Colunas de Piratininga | Pinterest | Dicionário de Símbolos