Notícias

Explosões atingem Kiev em 8º dia de conflito contra Putin

As explosões atingem a capital da Ucrânia, Kiev, em 8º dia de conflito, enquanto cerca de 15 mil pessoas se refugiam em estação de metrô.

Nesta quinta-feira (3), ouviram-se fortes explosões na capital da Ucrânia, Kiev, bem como outras cidades ucranianas. As explosões atingem Kiev em 8º dia de conflito contra o país vizinho Rússia, que invadiu as terras. Enquanto isso, em Belarus, mais uma rodada de negociações ocorre, entre as delegações russas e ucranianas. Contudo, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky diz que uma conversa direta com Putin é a única forma de acabar com a guerra.  “Sente-se (para conversar) comigo”, disse Zelensky.

Além disso, mais cedo no mesmo dia, Zelensky já havia feito apelos para outros países europeus e membros da Otan, de forma que enviassem aviões para a Ucrânia. E na quarta-feira, havia liberado um vídeo elogiando a coragem dos cidadãos ucranianos. Mas na capital Kiev, que permanece sob controle da Ucrânia, 4 grandes explosões apareceram em vídeos gravados por testemunhas na madrugada de quinta (3). Por outro lado, ainda não foi possível definir se houveram vítimas ou qual era o alvo.

De acordo com correspondentes da BBC, era possível ouvir as fortes explosões de dois andares subterrâneos no bunker em que estavam. Mas apesar disso, o enorme comboio russo de veículos militares com 65km de extensão que até então seguia lentamente para a capital Kiev está agora parado, de acordo com um oficial de defesa dos EUA. Também existem relatos de que o atraso ocorreu por conta de uma escassez de alimentos e combustível. As rodas teriam atolado na lama, e falhas mecânicas e a própria resistência ucraniana também seriam motivos.

Explosões atingem Kiev em 8º dia de conflito contra a Rússia

Poder 360

Atualmente, cerca de 15 mil pessoas estão abrigadas em estações de metrô em Kiev. A informação veio por meio do atual responsável pelo metrô da capital, Viktor Brahinsky. Ele também acrescentou que é possível acomodar até 100 mil pessoas, caso seja necessário. Mas enquanto isso, no sul do país, forças russas tomaram o controle da cidade de Kherson.

Fonte: BBC

Próxima página »

Escolhidas para você