30 fatos científicos ou históricos que você nunca ouviu falar

Confira alguns fatos históricos e científicos que não são ensinados na sala de aula e, por isso, parecem incríveis demais para serem verdade.

As aulas de ciência e história na escola podem parecer chatas para alguns, mas são úteis para saber até onde chegamos e de onde viemos. No entanto, o que se ensina na escola não é a única verdade e não abrange todas as coisas que aconteceram no passado. Assim, existem alguns fatos científicos e históricos completamente desconhecidos sobre as quais não ouvimos falar que podem não ter causado um grande impacto no mundo, mas são muito interessantes de se ouvir ou ler. Confira alguns deles a seguir.

30 fatos científicos e históricos desconhecidos

1. Batatas na França

Em 1600, as batatas chegaram à França pela primeira vez e foram proibidas por serem consideradas venenosas. Aliás, elas foram acusadas ​​de causar doenças como lepra, sífilis, esterilidade e morte precoce.

2. As poinsétias não são tóxicas para os humanos

Esse mito teve origem em 1919, quando um bebê de 2 anos, filho de um oficial do exército, morreu envenenado. A causa foi erroneamente atribuída a uma folha de poinsétia, então o American Journal of Emergency Medicine relatou que mais de 22.000 casos de pessoas foram expostas a centros de controle de envenenamento de 1985 a 1992.

Muitos pais estavam preocupados com o fato de seus filhos terem comido as folhas. Depois disso, 27 pessoas tentaram cometer suicídio comendo flores de poinsétia, mas em todos os casos os pacientes sobreviveram. Apenas 6% apresentaram sintomas negativos.

Continua após a publicidade

3. Diferença de como os diferentes tipos de lágrimas se parecem

Lágrimas de alegria, lágrimas de felicidade e outros tipos parecem diferentes quando colocados sob um microscópio. Em suma, as lágrimas contêm substâncias orgânicas, como óleos, enzimas e anticorpos, que as transformam em água salgada.

Os tipos de lágrimas possuem moléculas diferentes, e quando secam assumem formatos e formas diferentes.

Continua após a publicidade

4. Maior onda de melaço da história

Outro dos fatos históricos e científicos desconhecidos remonta a 1919, quando um tanque de armazenamento explodiu, derramando 2 milhões de galões de melaço nas ruas de Boston.

A onda de melaço tinha 4,5 metros de altura e 48,7 metros de largura e varreu a cidade a 35 quilômetros por hora. Este desastre matou 21 pessoas e feriu 150, e os danos causados ​​pelo derramamento foram de cerca de US$ 100 milhões.

Continua após a publicidade

7. Deformação craniana artificial

A deformação artificial do crânio e a amarração da cabeça eram praticadas entre as pessoas para demonstrar seu status social, ou seja, era feita em bebês de classe alta logo após o nascimento, enquanto seus crânios eram moles, essa prática era comum entre as tribos Maya e Chinukana.

A escrita mais antiga entre os registros é a data da deformação craniana em 400 a.C. na descrição de Hipócrates das cabeças longas ou Macrocephali.

8. Os neandertais são os primeiros metrossexuais a usar maquiagem

Arqueólogos escavaram pigmentos minerais como um tipo de base para conchas de pele e conchas para colares, insinuando que os neandertais gostavam de maquiagem e joias.

9. Na década de 1920, as pessoas sentavam-se em mastros de bandeiras

A escalada de mastro é o ato de sentar no mastro pelo maior tempo possível. Assim, Alvin “Shipwreck” Kelly sentou em um mastro para uma aposta com um amigo e durou 13 horas e 13 minutos.

Continua após a publicidade

Outras pessoas fizeram o mesmo e estabeleceram alguns recordes que variaram entre 12, 17 e 21 dias.

10. Uma guerra entre El Salvador e Honduras começou durante uma partida de futebol

Outro dos fatos históricos e científicos desconhecidos trata de uma gerra entre Honduras e El Salvador. A tensão cresceu entre os dois países sobre questões de imigração, levando a tumultos antes da segunda rodada de qualificação da Copa do Mundo da FIFA em 1970. Isso durou 100 horas.

11. Um bebê tem quase 100 ossos a mais do que qualquer adulto

Especificamente mais 94. Isso ocorre porque durante o desenvolvimento do corpo humano vários ossos se fundem. Quando um bebê nasce, ele tem 300 ossos e, quando cresce, tem os 206 de um adulto.

12. Existe um livro que contém mais de 50 mil palavras e nenhuma delas tem a letra e

Ernest Vincent Wright, um professor americano do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, escreveu um romance de 50.110 palavras em 1939.

Continua após a publicidade

Esse romance era um lipograma, já que nenhuma das palavras que usou para escrever sua obra contém a letra “e”. Diz-se que Wright removeu a referida chave de sua máquina de escrever para evitar usá-la.

13. Uma gota de água do mar contém muito mais coisas do que você imagina

A água do mar contém bactérias, vermes, larvas de caranguejo, ovas de peixe e muito mais.

14. Júlio César já foi sequestrado por piratas

Júlio César passou 38 dias com os piratas e fez amizade com eles. Ele disse que iria caçá-los e crucificá-los assim que fosse libertado. E quando ele foi solto, ele manteve sua promessa.

15. Em 2009, um gato de 4 anos herdou 13 milhões de dólares, propriedades e imóveis

Maria Assunção resgatou uma gata da rua e quando ela morreu deixou tudo o que tinha para seu animal de estimação. Então o gato recebeu ofertas de muitas pessoas que queriam cuidar dele.

Continua após a publicidade

Atualmente o gato Tommaso é muito bem cuidado por Stefania, a antiga ama de Assunção. Tommaso e Stefania moram em um endereço particular fora de Roma para evitar sequestradores e golpistas.

16. A cerveja não era considerada uma bebida alcoólica na Rússia até 2011

Antes de ser vista como uma bebida alcoólica estava clasificada como bebida suave ( ou seja, refresco).

17. Os lobos mudaram os rios no Parque Nacional de Yellowstone

Os lobos foram reintroduzidos no parque após uma ausência de 70 anos. A presença deles desencadeou uma “cascata trófica” que interrompe o movimento dos cervos, fazendo com que as árvores subam a novas alturas, atraindo castores, coelhos, águias e outros animais para a área, estabilizando as margens do rio, o que as torna menos suscetíveis à erosão.

18. Dentistas inventaram o algodão doce em 1897

Os dentistas William J. Morrison e John C. Wharton inventaram a máquina que derretia açúcar cristalizado, e originalmente o batizaram de “fio de fada”.

Continua após a publicidade

O dentista Josef Lascaux inventou independentemente sua própria máquina de algodão doce e começou a vender algodão doce em seu consultório odontológico.

19. Maior engarrafamento da história durou 12 dias em agosto de 2010

O pior engarrafamento de todos os tempos durou 12 dias e foi de 99,7 quilômetros da rodovia Pequim-Tibet, em agosto de 2010.

Contudo, não foi causado por fechamento ou desastre, mas o resultado de muitos veículos na estrada, principalmente caminhões grandes que transportam materiais de construção para Pequim, ironicamente para obras rodoviárias para ajudar a aliviar o congestionamento.

20. Ao longo do dia, uma pessoa produz uma garrafa de saliva

Outro dos fatos históricos e científicos desconhecidos remete a produção de saliva. Embora a quantidade exata dependa de quanto você come e bebe, é normal que você gere entre um litro e meio e 2 litros de saliva diariamente.

Continua após a publicidade

Além disso, fome, desejo sexual e estresse produzem grandes quantidades de saliva. Mas, não se preocupe: a maior parte acaba no sistema digestivo.

21. 50% do DNA do ser humano é igual ao da banana

Existem genes que funcionam da mesma forma nas plantas e nos animais, assim como os humanos compartilham 95% de seu código genético com os chimpanzés.

Uma pessoa compartilha 50% de seu DNA com o das bananas. Isso não quer dizer que haja grandes semelhanças entre uma e outra, já que a parte do DNA que compartilhamos com as bananas não tem peso suficiente para que a semelhança seja tão grande quanto entre chimpanzés e humanos.

22. Em Júpiter e Saturno chove diamantes

As atmosferas de Júpiter e Saturno são cheias de hélio e hidrogênio, são realmente densas e dentro delas é possível encontrar diamantes que flutuam de um lado para o outro, segundo algumas investigações.

Continua após a publicidade

23. As cabras desenvolvem seu próprio sotaque

Assim como os humanos, as cabras podem falar (ou balir, neste caso) com sotaque próprio. Este fato foi descoberto em um grupo de criação de animais jovens, os cientistas notaram que as cabras começaram a emitir sons idênticos, “colando” o sotaque umas nas outras.

24. É possível esquecer a própria voz

E por falar em sotaque, Gary Oldman contratou um treinador de voz para recuperar seu sotaque nativo inglês. Ela fez muitos papéis e viveu nos Estados Unidos por tanto tempo que esqueceu sua própria voz.

25. Apenas algumas pessoas podem espirrar com os olhos abertos

A crença popular diz que é completamente impossível espirrar com os olhos abertos, embora algumas pessoas possam. Fechar os olhos ao espirrar é um ato reflexo devido a uma ordem que o cérebro envia às pálpebras. Se você consegue mantê-los abertos é porque perdeu parte de seus reflexos.

26. O mel nunca expira

Existem potes de mel encontrados em antigas tumbas egípcias que foram preservados e ainda são comestíveis depois de milhares de anos. O segredo de sua validade eterna está no selo, o que significa que, desde que seja selado corretamente, o mel não estraga.

Continua após a publicidade

27. Alguns perus podem engravidar espontaneamente por meio de um processo chamado partenogênese

A forma assexuada de reprodução, na qual os embriões podem crescer sem fertilização, é incomum em aves. Também é possível em plantas, insetos e alguns peixes.

28. Macchu Pichu é uma cidade à prova de terremotos

Esta antiga cidade inca repousa sobre duas linhas de falha no Peru. Isso significa que os terremotos eram eventos previsíveis. Então, como eles viveram através deles?

Na verdade, os incas criaram uma brilhante técnica de engenharia chamada “sillería”, na qual as rochas são cortadas para se encaixar perfeitamente sem argamassa. Isso permitiu que as pedras mudassem de lugar durante um terremoto, antes de voltarem às suas posições originais.

29. Uma colher de sopa de uma estrela de nêutrons é igual ao peso de cerca de 900 pirâmides de Gizé

Estrelas de nêutrons são incrivelmente densas. Elas são muito pequenas, com cerca de 20 quilômetros de diâmetro, mas têm cerca de 1,5 vez a massa do Sol.

Continua após a publicidade

Assim, apenas uma colher de sopa de material de estrela de nêutrons pesaria cerca de cem milhões de toneladas na Terra. Aliás, um metro cúbico equivaleria ao peso de todo o Oceano Atlântico.

30. Harvard foi fundada antes do cálculo ser criado

Por fim, outro dos fatos históricos e científicos desconhecidos refere-se a fundação de Havard. Certos tipos de matemática receberam o nome de “cálculo” desde os tempos do Antigo Egito, mas o cálculo como o conhecemos hoje foi estabelecido por Gottfried Leibniz e Isaac Newton, cada um independentemente, no final do século XVII.

A Universidade de Harvard foi fundada em 1636, primeiro como Harvard College, para ordenar ministros protestantes. Portanto, Harvard é anterior à criação do cálculo.

Fontes: Listverse, Hypescience, Hipercultura

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Outras postagens