Os felinos são parte da grande família de mamíferos carnívoros, que vai desde o gato doméstico até o leão. De modo geral, apresentam garras longas e encurvadas e alguns deles possuem unhas retrateis. Se você ama gatos domésticos, certamente também vai adorar conhecer um pouco mais de seus parentes, felinos raros.
Além disso, os felinos raros, como todos os felinos, possuem um ótimo olfato, audição aguda e a capacidade de enxergar muito bem durante a noite. A alimentação desses animais exóticos é composta pequenos mamíferos, roedores e aves. Eles podem ser encontrados todos os continentes, exceto a Antártida e Oceania, e no Brasil há diversas espécies.
Apesar de vários felinos raros serem exímios caçadores, muitos estão ameaçados de extinção. Além disso, alguns deles são pouco vistos ou até mesmo estudados, já que vivem em regiões remotas do planeta. Por isso, esses animais exóticos geram tanta fascinação. Conheça 25 deles!
Os felinos mais raros do mundo
1. Leopardo-de-amur
Primeiramente, um dos felinos raros mais exóticos do mundo. Trata-se do Leopardo-de-amur, que habita os os montes Sijote-Alin, na Rússia, regiões da China e Coreia-do-Norte. As maiores chances de ver esse animal é durante a noite, já que possuem hábitos noturnos. Além disso, eles estão ameaçados de extinção.
2. Gato-bravo-de-patas-negras
Apesar da aparência adorável e do tamanho diminuto, esse gatinho também é muito perigoso. De modo geral, eles possuem o mesmo tamanho de gatos domésticos e seu peso não passa de 2,5 quilos. No entanto, em uma única noite, esse animal exótico é capaz de abater entre 10 e 14 presas. Esse gatinho perigoso pode ser encontrado no sul da África.
3. Gato-pescador
Gatos odeiam água, certo? Não no caso do gato-pescador! Isso porque, esse felino possui uma membrana especial entre as garras, que ajuda o animal na hora de nadar. Eles vivem vivem na Índia e no sul da Ásia e são maiores e mais fortes que os gatos domésticos. Eles não costumam ser agressivos, mas se precisarem, podem usar a força para se defender.
Como o nome sugere, o gato-pescador se alimenta de peixes e anfíbios, no geral, e mergulha para conseguir as presas mais distantes.
4. Lince-ibérico
Além de um dos mais raros, o Lince-ibérico também é um dos mais ameaçados de extinção. Isso porque, são vítimas de doenças que causaram desequilíbrio na sua cadeia alimentar (se alimentam de coelhos), atropelamentos e posse ilegal. Normalmente, são encontrados em matas do sul da Europa, já que são uma espécie endêmica da Península Ibérica.
Apesar do nome, ele não é parente próximo do lince comum, sendo duas vezes menor do que este.
5. Gato-chileno
De modo geral, o Gat0-chileno é encontrado na Patagônia, onde passa boa parte do tempo em cima das árvores. Além disso, é nesses lugares que esse animal caça suas presas. Além disso, esse gato é apelidado de vampiro. Isso porque, sua mordida deixa marcas profundas.
6. Gato-asiático
O Gato-asiático também pode ser conhecido como chita-asiática ou guepardo-iraniano. Apesar de ser um felino, sua anatomia pode lembrar um cachorro. Isso porque, esse animal exótico possui corpo magro e peito profundo. Além disso, é típico do Irã e está ameaçado de extinção.
7. Pantera-da-Flórida
De acordo com especialistas, essa é uma subespécie do Puma concolor. Além disso, trata-se da única raça sobrevivente de pumas no leste dos Estados Unidos. Por isso, diversos grupos se dedicam a cuidar desse animal exótico a fim de que sua população possa aumentar. Contudo, até o momento, trata-se de um dos felinos selvagens raros de se encontrar.
8. Gato-de-iriomote
Esse felino raro é tão difícil de ser encontrado, pois vive em apenas um lugar do mundo. Estes animais de pequeno porte habitam as Ilhas de Iriomote, no Japão. Além disso, sua população é bastante reduzida e está em torno de 100 indivíduos.
9. Gato-ferrugem
Além de raro, este também é um dos menores felinos do mundo. Isso porque, o peso dele não costuma passar de 1,5 quilos. Eles são originários da Índia e Sri Lanka, com uma população de, no máximo, dez mil espécimes. ALém disso, eles costumam ser domesticados e possuem um miado parecido com o dos gatos domésticos.
10. Leopardo-nebuloso
Leopardos comuns costumam ter em torno de 1,90 metros. No entanto, o Leopardo-nebuloso não passa de um metro. Há teorias que acreditam que eles são ancestrais de todos os grandes gatos atuais. Eles habitam a região do Himalaia e passam boa parte do tempo em árvores.
Além disso, as fêmeas usam buracos nos troncos como tocas para os filhotes. Contudo, seus hábitos costumam ser parecidos com o de gatos domésticos.
11. Gato-do-deserto
Este felino raro pode habitar a Ásia Central e a África, incluindo o deserto do Saara. Ele também entra para a lista de menores felinos do mundo, medindo apenas 90 centímetros. Um dos fatos mais interessantes sobre esse animal exótico, é que ele pode viver muitos dias sem beber água, retirando-a dos alimentos ingeridos.
12. Gato-de-cabeça-chata
Além de raro, esse felino é muito encantador! Ele possui porte de gato doméstico, orelhas pequenas e manchas marrons no topo da cabeça. Além disso, o formato da cabeça desse animal deu origem ao seu nome. Eles vivem nas florestas tropicais próximas a fontes de água fresca no sudeste da Malásia. Contudo, são cada vez menos vistos devido à extinção.
13. Gato-vermelho-de-bornéu
Além de rara, essa espécie de felino também é pouco estudada. Isso porque, ele é tão cauteloso e desconfiado que só foi fotografado pela primeira vez em 2002, na Indonésia. Apesar do tamanho parecido com o dos gatos domésticos, sua personalidade é bem agressiva.
14. Leopardo-de-Java
Acredita-se que há 250 indivíduos vivos nas florestas tropicais da Ilha de Java, onde esses felinos raros habitam. Eles são tão raros, pois vivem apenas neste lugar.
15. Leopardo-das-neves
Ao contrário de outras subespécies de leopardos que vivem em todo planeta, é encontrada apenas em montanhas da Ásia Central. Sendo assim, trata-se de um felino tão raro a ponto da sua população ser desconhecida.
16. Tigre-do-sul-da-China
Este felino raro também está ameaçado de extinção devido à caça. Além disso, seu porte pode lembrar muito o do tigre de Bengala com algumas diferenças no formato do crânio.
17. Leão-asiático
O leão-asiático era tratado como uma subespécie e hoje é tratado como a mesma que o Leão-africano. No entanto, há menos de mil indivíduos foram contabilizados ao redor do Parque Nacional da Floresta de Gir, na Índia, onde vive essa espécie.
18. Gato-selvagem-escocês
Além de raro, este felino também possui poucos indivíduos vivos, chegando a cerca de 4 mil. Este animal exótico faz parte da lista felinos raros devido ao cruzamento com gatos domésticos e sua consequente hibridização.
19. Gato-bravo
Apesar de não parecer, o gato-bravo é o parente mais próximo do gato-do-deserto. Além disso, há 10 mil anos, estes felinos selvagens se aproximaram dos humanos, sendo os ancestrais. Contudo, essa espécie prefere viver longe de humanos.
Felinos raros do Brasil
20. Onça-pintada
Apesar de comum, a onça-pintada entra na lista de felinos raros porque está entrando em extinção. Além disso, trata-se do maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo.
21. Gato-maracajá
Este felino raro habita a Mata Atlântica e se parece com uma jaguatirica em miniatura.
22. Gato Palheiro
Já o gato palheiro também integra a lista de menores felinos do mundo, chegando a cerca de 90 centímetros. Além disso, é selvagem e pode ser encontrado, na América do Sul, em regiões de Pantanal, Cerrado, Pampas ou campos andinos.
Uma característica bastante comum desses animais exótico é que, quando se sentem ameaçados, eles arrepiam o pelo de forma que ficam parecendo bem maiores, afugentando grandes predadores.
23. Gato-dos-pampas
Esse é um dos felinos raros brasileiros e a causa é o seu risco de extinção. ALém disso, também pode ser conhecido como gato-palheiro-dos-pampas.
24. Gato-do-mato-grande
Já este outro felino raro do Brasil, pode ser preto ou amarelado com manchas e tem um porte similar ao do gato doméstico. Seus hábitos são noturnos e ele habita matas abertas, além de sabe nadar e pescar.
25. Gato-mourisco
Por fim, um felino cuja marca registrada é corpo e rabo comprido e as pernas e orelhas curtinhas e uma coloração cinza uniforme. Além do Brasil, pode ser encontrado em outras regiões da América do Sul.
Continue por dentro do mundo animal: Elefante – Principais hábitos, características e espécies vivas
Fonte: Fiocruz, Perito Animal, Incrivel Club