No geral, os filhos de Poseidon são importantes figuras na mitologia grega, mas não costumam receber tanta atenção. Nesse sentido, estão associados com o deus dos mares, oceanos, tempestades, lagos e dos cavalos na mitologia grega.
Entretanto, o deus grego também é conhecido por seu envolvimento com seres humanos, responsável pelo surgimento de importantes deuses e semideuses. Apesar dos mitos apresentarem Anfrite, a ninfa dos mares, como sua esposa oficial, existem controvérsias nessa narrativa.
Basicamente, Poseidon se envolveu com incontáveis deusas e mortais, tendo diversos filhos, como fez seu irmão Zeus. Desse modo, possuiu amantes de diferentes origens, incluindo homens e alguns monstros da mitologia.
Quem são os filhos de Poseidon?
Apesar da cultura grega narrar que Poseidon teve cerca de 116 filhos, existem alguns que se destacam. Comumente, os dez principais filhos de Poseidon aparecem em outros mitos.
Sendo assim, conheça mais informações sobre cada um deles:
1) Tritão, o legítimo filho de Poseidon
Em primeiro lugar, Tritão é uma divindade marítima, ou seja, um deus do mar de menor grau. Nesse sentido, é considerado o filho legítimo do casamento entre Poseidon e Anfitrite, por isso, habita as profundezas do oceano com seus pais.
Porque é reconhecido entre os filhos de Poseidon, Tritão mora no grande palácio de ouro com seus pais. Além disso, desempenha um importante papel de guerreiro, apresentando habilidades de controle da água e comunicação com os animais marítimos.
2) Teseu, o herói entre os filhos de Poseidon
Provavelmente, Teseu está entre os filhos de Poseidon mais conhecidos. Em especial, pelo seu caráter mitológico de herói. Aliás, o seu nome significa “homem forte por excelência”, o que acompanha sua história como um importante guerreiro que livrou a Grécia de vários monstros.
No geral, Teseu tem sua fama associada à batalha contra o Minotauro, no labirinto de Cnossos. Além disso, era filho adotivo de um rei de Atenas, e eventualmente ascendeu ao trono da cidade.
3) Proteu
Primeiramente, Proteu é considerado um deus do mar profeta e ancião, ainda que em menor grau do que seu pai. Além disso, desempenha importante papel em “pastorear” alguns animais de Poseidon, como as focas e golfinhos. Porém, ainda conta com a habilidade de observar com detalhes o assoalho do oceano.
4) Telquines
Além de filhos de Poseidon, os Telquines também são conhecidos como malignos demônios marinhos. Aliás, existem algumas versões mitológicas que associam a autoria do tridente à essas criaturas, e não aos ciclopes como costumeiro.
5) Árion, o cavalo imortal
Comumente, Árion aparece nos mitos de Hércules, pois é um cavalo imortal que auxiliou muitos heróis. Ademais, também tem capacidade de fala. Nesse sentido, sua origem se deu por meio do cruzamento entre Deméter e Poseidon, enquanto ambos estavam disfarçados de cavalo.
6) Pégaso, o filho de Poseidon que surgiu do sangue de Medusa
De acordo com a mitologia grega, Poseidon e Medusa mantiveram um curto relacionamento antes dela ser amaldiçoada. Nesse sentido, sua maldição foi lançada por Atenas, após descobrir que ambos tiveram relações sexuais no interior do seu tempo.
Como consequência, Medusa se tornou um monstro, mas foi decapitada pelo herói Perseu. Desse modo, o cavalo alado Pégaso nasceu do sangue de sua cabeça, sendo fruto do relacionamento breve entre Poseidon e Medusa.
7) Belerofonte
Sobretudo, Belerofonte é conhecido por derrotar a Quimera, com a ajuda de seu meio-irmão Pégaso. Sendo assim, se trata de um herói e semideus, fruto do relacionamento de Poseidon com uma humana. Desse modo, foi criado por um humilde pescador até engatar em suas aventuras heróicas.
8) Polifemo, o famoso ciclope
Primeiramente, Polifemo também compõe o hall da fama dos filhos de Poseidon. Em especial, esse ciclope participa do mito da Odisséia, pois prende Ulisses e alguns de seus marinheiros na trama escrita por Homero.
Além disso, Polifemo costuma ser retratado como um ciclope gigante e de um olho só. Porém, o filho de Poseidon com a ninga marinha Toosa era um simples pastor, ao contrário do que alguns mitos fazem parecer.
9) Despina, a deusa do inverno
Em primeiro lugar, Despina é filha de Poseidon e Deméter. Além disso, a mitologia a apresenta como irmã gêmea de Árion. No geral, sua história gira em torno do problemático relacionamento com a mãe, e a meia-irmã Pérsefone.
Por outro lado, Despina também recebe destaque por ser a deusa do inverno e das geadas.
10) Asopo
Por fim, Asopo é o filho de Poseidon conhecido como o “grande deus-rio” de Argos. Além de sua origem, essa entitulação está associada ao fato de sua imagem ser representada por um grande corpo de água.
Em contrapartida, existem mitos que associam o surgimento das ninfas aquáticas a Asopo. Segundo essas versões, o deus-rio teria as criado a partir de seu próprio corpo.
E aí, gostou de aprender sobre os filhos de Poseidon? Então leia sobre Criaturas mitológicas – 16 monstros fantásticos e suas habilidades.
Fontes: Mitologia Grega BR | The Camp Half-Blood | Acampamento Meio-Sangue
Imagens: Mitologia | Pinterest | Segredos do Mundo | Mitologia Grega BR | Sul 21 | Mitos e Lendas | Amino