Curiosidades

Freddy Krueger: a história do icônico personagem de terror

Conheça tudo sobre o serial killer que usa uma mão enluvada para matar suas vítimas, e que é o protagonista da franquia A Hora do Pesadelo.

Foi no dia 9 de novembro de 1984 que Freddy Krueger encheu de terror o mundo do cinema nos Estados Unidos, com o filme A Hora do Pesadelo, através da excelente e aterradora atuação do ator americano, Robert Englund, que sempre será lembrado por isso. Aliás, esse papel marcou toda uma geração que viu este filme.

Em suma, Freddy Krueger é um personagem fictício de um serial killer que usa uma mão enluvada para matar suas vítimas em seus sonhos, causando suas mortes no mundo real também.

No mundo dos sonhos, ele é uma força poderosa e quase completamente invulnerável. No entanto, sempre que Freddy é atraído para o mundo real, ele tem vulnerabilidades humanas normais e pode ser destruído. Saiba mais sobre ele a seguir.

História de Freddy Krueger

As coisas nunca seriam fáceis para Frederick Charles Krueger. Conforme visto nos fimes, sua mãe, Amanda Krueger, era mais famosa por seu nome religioso, Irmã Maria Helena. Como freira, ela trabalhou na Hathaway House, um asilo para criminosos insanos.

Poucos dias antes do Natal de 1941, Amanda se viu vítima de uma grande atrocidade. Ela estava presa dentro do prédio quando os guardas foram para casa no fim de semana prolongado, deixando o hospital de alta segurança sem vigilância, como é de costume durante as férias.

Quando foi encontrada, ela havia sofrido uma série de ataques horríveis nas mãos dos internos e estava grávida do “filho bastardo de 100 maníacos”.

Continua após a publicidade

Nove meses depois, o bebê Freddy nasceu. Posteriormente, ele foi adotado por um alcoólatra abusivo de nome Mr. Underwood, e o que se seguiu foi, previsivelmente, uma espécie de grande pesadelo.

Infância conturbada de Freddy Krueger

Compreensivelmente, Freddy era uma criança problemática. Seu pai adotivo estava bêbado o tempo todo e parecia ter muita alegria em bater em seu filho com um cinto.

Na escola, Freddy foi insultado impiedosamente por sua herança. Ele começou a exibir os sinais reveladores de um assassino em série fictício, matando o hamster da classe e se divertindo ao se cortar com uma navalha.

Assim, em um dia particularmente infeliz, Freddy, incapaz de suportar o discurso constante de abuso de seu pai adotivo, enfiou sua lâmina de barbear profundamente na cavidade ocular de sua figura paterna.

Vida adulta de Freddy

Os eventos da vida adulta de Freddy são obscuros e não está claro se ele enfrentou ou não alguma consequência legal pelo assassinato do Sr. Underwood.

O que se sabe é que, por volta dos 20 anos, Fred Krueger estava no caminho da família. Ele se casou com uma mulher chamada Loretta, que deu à luz uma filha, Katherine. Juntos, eles viveram o que era, para um observador casual, uma vida simples e feliz.

Contudo, ele escondia um segredo obscuro. Freddy, incapaz de conter sua insaciável sede de sangue, construiu um quarto secreto na casa suburbana da família.

Lá dentro, ele guardava uma série de armas caseiras, recortes de jornais que retratavam seu hobby fora do expediente, que era massacrar as crianças de Springwood, Ohio, como o misterioso assassino conhecido como Springwood Slasher.

Quando Loretta descobriu a instalação macabra de Freddy, ele a matou na frente de sua filha. Pouco depois disso, ele foi preso pelo assassinato de várias crianças locais, e Katherine passou a viver em um orfanato com um novo nome.

Chegada ao mundo dos pesadelos

Apesar de ter sido preso, graças a uma assinatura extraviada e a um juiz bêbado, Krueger foi libertado, apesar de ser claramente culpado. Mas, o povo não aceitou essa decisão.

Em uma cena que ecoa o ataque dos aldeões ao Castelo Frankenstein, o bom povo de Springwood formou uma multidão de vigilantes à moda antiga, prendendo Fred e encharcando-o de gasolina antes de incendiá-lo.

Mal sabiam eles que, enquanto observavam o prédio queimar até o chão, Krueger estava sendo abordado por entidades sobrenaturais que ofereceram a Krueger a oportunidade de continuar seus crimes sádicos indefinidamente no mundo sobrenatural.

Características físicas e psicológicas do personagem

Nos filmes de “A Hora do Pesadelo” Freddy ataca suas vítimas de dentro de seus sonhos. Ele é comumente identificado por seu rosto queimado e desfigurado, suéter sujo listrado de vermelho e verde e marrom, e sua marca registrada luva de couro marrom com garras de metal apenas na mão direita.

Esta luva foi produto da imaginação do próprio Krueger, as lâminas sendo soldadas por ele mesmo. Robert Englund disse muitas vezes que sente que o personagem representa o abandono, principalmente o sofrido pelas crianças. O personagem também representa de forma mais ampla os medos subconscientes.

Quais são os poderes e habilidades de Freddy Krueger?

A principal habilidade de Freddy Krueger é penetrar nos sonhos das pessoas e tomar posse deles. Ele transforma esse ambiente em um universo próprio, que pode controlar à vontade, é aí que ele apodera-se de suas vítimas, quando elas estão no estado mais vulnerável do sono.

Estando uma vez no mundo de seus sonhos, ele é capaz de usar habilidades como transporte, força sobre-humana, telecinese, mudar de forma e tamanho ou aumentar seus membros e até mesmo regenerar feridas ou partes perdidas de seu corpo.

Enfatizando suas garras, sabemos que ele possui uma habilidade impecável para utilizá-las em lutas corpo a corpo, sendo sua ferramenta preferida para matar.

Inspiração para a criação de Fred Krueger

O personagem principal dos filmes de terror “A Hora do Pesadelo” foi inspirado em várias histórias, uma das mais famosas é a de um grupo de refugiados Khmer que fugiram para os Estados Unidos após um genocídio em Camboja.

Segundo vários artigos publicados pela imprensa, este grupo de refugiados começou a ter uma série de pesadelos perturbadores, razão pela qual não queriam mais dormir.

Algum tempo depois, muitos desses refugiados morreram durante o sono e, após várias investigações, os médicos chamaram o fenômeno de “síndrome da morte asiática”.

No entanto, existem outras teorias sobre a criação de Freddy Krueger, pois há quem afirme que a história desse personagem aterrorizante é inspirada em um projeto estudantil dos anos 60.

Em 1968, Wes Craven trabalhava como professor na Clarkson University e muitos de seus alunos faziam várias histórias de terror e as filmavam na Elm Street, que fica em Potsdam, Nova York .

Por outro lado, há quem atribua a origem desta história à infância do próprio criador de Freddy, pois em certa ocasião Craven assegurou que quando era criança, certa vez viu um velho saindo da janela de sua casa. casa, mas depois, ele desapareceu.

Fraquezas de Freddy Krueger

A principal delas é o fato de que você está muito bem preso no Reino dos Pesadelos, um amálgama sobrenatural do inconsciente coletivo. Com efeito, reentrar no plano físico só traz problemas para o Krueger, que se torna suscetível à dor e até à morte.

De um modo geral, Freddy só pode consumir as almas dos residentes de Springwood. Mesmo assim, seus poderes só funcionam quando o bom povo de Springwood nutre um nível saudável de medo ativo em relação à vítima.

Além disso, suas vítimas podem usar certas armas contra ele no mundo dos sonhos, sendo algumas delas água benta e o fogo.

Obras com Freddy Krueger

Ao todo, são 8 filmes com Freddy Krueger, o maior protagonista de “A Hora do Pesadelo”. Confira a lista organizada por ordem cronológica a seguir:

  1. A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street) – 1984
  2. A Hora do Pesadelo 2 (A Nightmare on Elm Street Freddy’s Revenge) – 1985
  3. A Hora do Pesadelo 3 (A Nightmare on Elm Street: Dream Warriors) – 1987
  4. A Hora do Pesadelo 4 (A Nightmare on Elm Street: The Dream Master) – 1988
  5. A Hora do Pesadelo 5 (A Nightmare on Elm Street: The Dream Child) – 1989
  6. A Hora do Pesadelo: A morte de Freddy (Freddy’s Dead: The Final Nightmare) – 1991
  7. A Hora do Pesadelo: O Novo Pesadelo (Wes Craven’s New Nightmare) – 1994
  8. Freddy VS Jason – 2003

Fontes: Fandom, Amino, Aventuras na História

Leia também:

Filmes de terror antigos – 35 produções imperdíveis para fãs do gênero

Os 30 melhores filmes de terror para tomar os piores sustos!

Os 10 melhores filmes de terror que você nunca ouviu falar

Terror para o Halloween – 13 filmes assustadores para fãs do gênero

Slasher: conheça melhor esse subgênero do terror

Invocação do Mal – História real e a ordem cronológica dos filmes

Desenhos de Terror – 12 séries animadas de causar arrepios na espinha

Invocação do Mal: qual a ordem correta dos filmes da franquia?

Próxima página »

Escolhidas para você