Curiosidades

Halloween, o que é? Origem e curiosidades sobre a data

O Halloween ou Dia das Bruxas é uma celebração originária de tradições pagãs e católicas, com modificações nas tradições ao longo do tempo.

Em primeiro lugar, conhece-se o Halloween como Dia das Bruxas. Nesse sentido, trata-se de uma celebração comumente datada em 31 de outubro, na véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos. A princípio, tem início com a vigília de três dias do chamado Allhallowtide, ou o tempo do ano litúrgico dedicado para memória dos mortos, incluindo santos, mártires e fieis.

Antes de mais nada, compreende-se o surgimento dessa data e suas tradições a partir de festivais antigos. Sobretudo, a celebração celta no período da colheita, o Samhain. Porém, a História narra que a festividade gaélica teve sua cristianização pela Igreja Primitiva e a partir disso tornou-se popular.

No geral, tanto o Samhain quanto outras referências ao Halloween surgem de raízes pagãs. No entanto, há quem afirme que a origem da data seja independente à questões religiosas e culturais. Ainda que conheça-se essa celebração por causa das festas e fantasias, a prática do doce ou travessura, existem eventos como vigílas religiosas e cultos especializados.

Origem da data

A princípio, o Halloween surgiu a partir do Samhaim, como citado anteriormente. Em resumo, o festival da colheita celebrou durante séculos a passagem de ano e o início do inverno. Basicamente, o inverno representou aos celtas a aproximação entre o mundo dos mortais e o chamado “Outro Mundo”, onde viveriam os mortes.

Continua após a publicidade

Portanto, essa civilização acreditava que o início do inverno envolvia um retorno dos mortos para visitar as casas onde moravam. Ademais, assombrações surgiam para amaldiçoar animais e colheitas. Nesse sentido, grande parte dos atuais símbolos e tradições relacionam-se às práticas dos celtas para afastar os maus espíritos.

Apesar disso, percebe-se uma origem do Halloween nos povos da Gália e das ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 e 800 depois de Cristo. Entretanto, a relação com as bruxas surgiu somente na modernidade. Ainda assim, entende-se que a data surgiu por meio das junções de influências pagãs e católicas.

Continua após a publicidade
Halloween: o que significa e como teve origem o Dia das Bruxas
Fonte: Pixabay

Halloween atualmente

Hoje em dia, no entanto, o significado do Halloween é um pouco diferente e foi alterado mais ou menos entre 1500 e 1800. Embora ainda esteja intimamente ligada à agricultura e inclua muitos dos símbolos do campo, como a abóbora; a partir desse período a Igreja Católica passou a competir e a competir com a festa pagã, transformando a ideia de Dia das Bruxas.

As fogueiras da festa, por exemplo, passaram a ser usadas na queima do joio, como símbolo do rumo a ser seguido pelas almas cristãs no purgatório e até mesmo para repelir a bruxaria e a peste negra, o mal da época.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo em que se previa o futuro, prevendo até mesmo a morte das pessoas, era comum que crianças fossem de casa em casa, durante o festival, cantando rimas e dizendo orações para as almas dos mortos.

Para agradá-las, os adultos ofereciam a elas bolos de boa sorte, que supostamente representavam o espírito de uma pessoa que havia se libertado do purgatório.

Celebração nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, como já dissemos, a tradição foi trazida pelos irlandeses, por volta do ano de 1845. Nessa época, a Irlanda passava pelo período chamado de “Grande Fome”, o que forçou 1 milhão de pessoas a imigrarem para a então colônia britânica, levando consigo suas traições e histórias.

A tradição das abóboras entalhadas, por exemplo, nasceu em terras americanas. Ela foi baseada na lenda de um ferreiro chamado Jack, que conseguiu ser mais esperto que o diabo e que vagava como um morto-vivo e recebeu uma vela do capiroto para iluminar seus caminhos pela eternidade.

Continua após a publicidade

A vela, então, teria sido colocada em um nabo, que com o tempo foi substituído pela abóbora dos americanos.

Sobre o costume de usar fantasias e dar sustos, por outro lado, só teve origem em 1938. Durante o Halloween daquele ano, houve uma transmissão de rádio de Guerra dos Mundo, do escritor inglês H.G. Wells, que gerou grande confusão e fez com que as pessoas acreditassem que o mundo realmente estava acabando.

No final da transmissão, o ator e diretor americano Orson Wells abandonou o personagem e contou ao povo americano que tudo não se passava de uma peça de Dia das Bruxas e comparou a brincadeira ao ato de se vestir de lençol para imitar um fantasma e pregar um susto em alguém.

Halloween: o que significa e como teve origem o Dia das Bruxas
Fonte: Pixabay

Curiosidades sobre o Halloween

Primeiramente, no Brasil, apesar de muita gente sonhar com uma festa digna de Halloween, a comemoração ainda é tímida. A forma mais comum de aproveitar o Dia das Bruxas ainda são em festas particulares, já que não existe nenhuma grande manifestação popular sobre a temática.

Continua após a publicidade

No geral, existem diversos símbolos comuns ao Halloween. Sobretudo, a maioria deles surgem a partir dos primórdios da tradição, mas adicionou-se outros com tempo. Como exemplo pode-se citar as cores laranja e preto, originária do festival dos Samhaim no início do outono.

Também pode-se citar a lanterna de abóbora com origem em um conto celta sobre um rapaz proibido de entrar no céu e no inferno. Portanto, ele vaga eternamente com sua lanterna em busca de descanso, no formato de uma abóbora. Comumente, as versões narram que o rapaz trabalhou como fazendeiro em uma região próspera nesse fruto.

Alias, vale saber que desde 2003, no dia 31 de Outubro, também se celebra o Dia do Saci. A data foi fruto de um projeto de lei que buscava resgatar figuras do folclore brasileiro em contraposição à festa americanizada do Halloween.

E aí, aprendeu sobre o Halloween? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Continua após a publicidade

Fonte: Significados | BBC

Imagens: Pixabay

Próxima página »

Escolhidas para você