Curiosidades

História da Branca de Neve – Origem, trama e as versões do conto

A história da Branca de Neve já foi contada diversas vezes com vários tipos de adaptações. Porém, antigamente, sua história não era infantil.

Atualizado em 10/05/2020
Por Gustavo Ramos

A história da Branca de Neve é, inegavelmente, uma das mais famosas dentre os clássicos da Disney. A adaptação da história, como ficou famosa hoje em dia, foi feita pela Walt Disney, em 1937, e foi a primeira história de uma princesa da Disney.

Entretanto, a história original da Branca de Neve é bem diferente da versão da adocicada e cheia de magia, contada para as crianças. Existem algumas versões mais adultas e menos amigáveis.

Um versão bem conhecida é a história dos Irmãos Grimm. Os irmãos alemães decidiram contar, não só a história da Branca de Neve, como a de vários personagens infantis que, na verdade, contam com teor mágico, mas sombrio.

Sobretudo, o mais curioso é como muitas dessas histórias, nenhum pouco felizes em sua maioria, acabaram sendo adaptadas e se tornando os contos de fadas centrais da Disney. Como, por exemplo, a Branca de Neve, da qual você conhece a origem e a história logo abaixo.

História da Branca de Neve

História da Branca de Neve e suas versões
Todo livro

A primeira versão da história da Branca de Neve surgiu entre 1812 e 1822. Nessa época, as histórias eram contadas através da fala, fortalecendo a tradição oral, tão importante para a época. Logo, as versões eram bastante diferentes umas das outras. Como, por exemplo, em uma das versões, no lugar dos sete anões haviam ladrões.

Em certo momento, os Irmãos Grimm, que haviam estudado Direito; resolveram registrar esses contos orais. Eles tinham, portanto, o objetivo de preservar as histórias alemãs. Dessa maneira, escreveram as histórias da Cinderela, Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho. Nesta versão, Branca de Neve era uma garota de apenas 7 anos.

História da Branca de Neve e suas versões
Pinterest

Na história original, a rainha má ordena o assassinato da enteada Branca de Neve. Entretanto, o caçador responsável, sem coragem, mata um javali no lugar da criança.

A rainha, acreditando serem os órgãos de Branca de Neve, os devora. Mas, após descobrir que os órgãos não eram da menina, a soberana má tenta matá-la por três vezes, não somente uma.

Na primeira tentativa, a rainha faz com que a enteada experimente um espartilho bastante apertado, que a faz desmaiar. Contudo, a garota é salva pelos anões. Na segunda, ela vende um pente envenenado para Branca de Neve, colocando-a para dormir.

Na terceira e última tentativa, e a mais famosa delas; a rainha surge no corpo de uma idosa, e entrega a maçã envenenada. Esta, portanto,  foi a única versão usada pela Disney.

Final obscuro

História da Branca de Neve e suas versões
Pinterest

Ainda na versão dos Irmãos Grimm, Branca de Neve fica com a maçã presa na garganta, o que faz com que ela pareça morta. Assim como na versão da Disney, ela é colocada em um caixão de vidro e um príncipe aparece.

No entanto, na versão dos Grimm, após os anões tropeçarem, Branca de Neve se movimenta por acidente e acaba se desengasgando com a maçã. Ou seja, não há beijo de salvamento (e muito menos sem consentimento).

Mesmo assim, a Branca de Neve e o príncipe se apaixonam, se casam e resolvem se vingar da rainha . Eles a convidam para o casamento e a forçam calçar um sapato de brasas. Desse modo, a rainha “dança” com os pés em chamas até cair morta.

Outras versões

História da Branca de Neve e suas versões
Universo literário

Depois da primeira animação da Disney, outras histórias também foram adaptadas para o estúdio, iniciando uma leva de princesas que teriam destaque em filmes futuros.

Além disso, outras versões da própria Branca de Neve também foram lançadas. Como, por exemplo, a versão em live action, lançada em 2012, estrelada por Kristen Stewart.

Por fim, na versão original de Branca de Neve, os anões não tinha nenhum destaque em especial. Já, na versão da Disney, ele foram mais aprofundados e ganharam mais destaque. Além de receberem nomes chamativos, como o Soneca e Dunga, por exemplo.

E então? Gostou da matéria? Confira também: Melhores animações da Disney – Filmes que marcaram nossa infância

Fontes: Hiper cultura, Aventuras na história, Adoro cinema

Imagens: Todo livro, Pinterest, Universo literário, Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você