Curiosidades

Jiangshi: conheça essa criatura do folclore chinês

O Jiangshi é apenas uma das muitas criaturas interessantes do folclore chinês, semelhante a um morto-vivo ou vampiro do mundo ocidental.

Dentro da cultura e do folclore chineses, podemos encontrar histórias verdadeiras aterrorizantes que datam de séculos. Desse modo, na China, o zumbi é conhecido como Jiang Shi ou Jiangshi, e acredita-se que seja tão real, mortal e aterrorizante quanto os zumbis haitianos.

Além disso, muitas pessoas creem que o Jiangshi é uma espécie de híbrido entre um zumbi e um vampiro, embora as evidências mostrem que ele tem alguns paralelos com os zumbis, pois se alimenta de seres humanos. Saiba mais sobre essas criatura da mitologia chinesa a seguir.

O que é Jiangshi?

Os Jiangshi são geralmente pessoas que morreram violentamente, ou de forma não natural, ou cuja alma não encontrou descanso no momento de sua morte.

Com efeito, seus corpos não se decompuseram e seus cabelos e unhas continuam a crescer como se ainda estivessem vivos. Além disso, sua pele é muito pálida porque eles não suportam o contato com o sol, então geralmente aparecem à noite, o que é melhor para eles.

Continua após a publicidade

Geralmente sua aparência varia de um corpo normal a um horrível cadáver em decomposição.

Características

Uma das características peculiares é sua pele entre o verde e o branco; uma das teorias afirma que isso deriva de um fungo que cresce em cadáveres. Ademais, os Jiangshi têm longos cabelos brancos.

A influência das histórias de vampiros ocidentais levou o mito chinês a incorporar o aspecto da sucção de sangue. Suas extremidades são rígidas, então só podem avançar dando pequenos saltos e com os braços estendidos.

Eles são completamente cegos, mas sentem as pessoas pela respiração. Se estiverem fora de controle, são seres muito perigosos, pois se mordem uma pessoa, também a transformam em outro morto-vivo.

Continua após a publicidade

Por fim, monges taoístas são os únicos que podem parar esses mortos-vivos através de vários feitiços. Na iconografia popular, eles costumam usar trajes funerários da dinastia Qing.

Poderes

A tradição chinesa fala que a alma é o recipiente de uma energia muito poderosa, um poder pelo qual o Jiang Shi anseia. O zumbi que conhecemos se acomoda devorando sua vítima enquanto ela ainda está viva e lutando por suas vidas.

Todavia, para o Jiang Shi é necessário primeiro matar sua vítima antes de devorar sua alma.

Origem das narrativas sobre Jiangshi

Na verdade, as histórias sobre o Jiangshi não possuem origens precisas, no entanto, acredita-se que elas surgiram durante a Dinastia Qing.

Continua após a publicidade

Na época, foram feitos esforços para devolver os corpos dos trabalhadores chineses que morreram longe de casa ao seu local de nascimento. Isso foi feito para que seus espíritos não sentissem saudades de casa.

Parece que houve quem se especializasse neste ofício e conseguisse o transporte dos cadáveres de volta às suas casas ancestrais. Dizem que esses “motoristas de cadáveres”, como são chamados, transportavam os mortos à noite.

Os caixões estavam presos a varas de bambu que repousavam nos ombros de dois homens. À medida que avançavam, as canas de bambu se dobravam.

Visto de longe, parecia que os mortos estavam andando por conta própria. Portanto, acredita-se que é a partir daqui que começaram os rumores sobre cadáveres reanimados.

Continua após a publicidade

Como matar um zumbi chinês?

É comumente dito, na China, que o Jiangshi sai à noite. Para se manter “vivo”, bem como para se tornar mais poderoso, o zumbi roubava o qi (força vital) das vítimas vivas.

Os vivos, no entanto, não são totalmente indefesos contra essas criaturas. Ou seja, parece haver várias maneiras de derrotar um Jiangshi, incluindo:

  • Jogando-lhe sangue de um cão preto
  • Jogando-lhe arroz grudento
  • Fazendo que se olhem em um espelho
  • Jogando-lhe ovos de galinha
  • Jogando dinheiro no chão (eles vão parar para contar)
  • Derramando sobre ele urina de um rapaz virgem
  • Colocando um talismã taoísta na testa
  • Fazendo-o ouvir o canto de um galo

Fontes: Webtudo, Metamorphya

Leia também:

Continua após a publicidade

CDC dos EUA dá dicas sobre apocalipse zumbi (e cientistas concordam)

Conop 8888: o plano americano contra ataque zumbi

Zumbi é uma ameaça real? 4 formas possíveis de acontecer

Mitologia chinesa: principais deuses e lendas do folclore da China

Continua após a publicidade

11 segredos da China que beiram a bizarrice

Dampiro: o mito do híbrido entre um vampiro e um humano

Vrykolakas: o mito dos vampiros da Grécia Antiga

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você