Curiosidades

Zumbis – A origem pouco conhecida dos mortos vivos

Zumbis são bastante populares hoje em dia, mas você sabe de onde vem essa lenda? Viajamos para algumas centenas de anos atrás para descobrir a origem dos zumbis.

The Walking Dead (2010), Fear The Walking Dead (2015) e Zumbilândia (2009) são apenas algumas das diversas obras envolvendo zumbis. A história envolvendo mortos que voltam a vida já tem infinitas versões em filmes, séries, quadrinhos e parece que suas versões estão longe de acabar.

Para se ter uma ideia The Walking Dead é uma série inspiradas em quadrinhos do mesmo nome e no ano que vem vai alcançar sua décima primeira temporada. São quase 150 episódios recheados de zumbis dos mais variados tipos, muito drama e momentos de apertar o coração. A série fez tanto sucesso que Fear The Walking Dead é uma derivação primeira e já está em dua quinta temporada, com a sexta prometida para o ano que vem.

Agora que já estamos mais que convencidos que zumbis são de fato um fenômeno, vamos entender de onde vem esse fascínio pelo “mortos andantes”

Origem do nome “zumbi”

Zumbis - A origem pouco conhecida do termo
BBC

Para entender melhor de onde realmente surgiu a crença dos zumbis, temos que falar uma pouco sobre a história do Haiti. Primeiramente, a palavra “zumbi” pode ser uma mistura de diversas outras palavras de idiomas e dialetos da África Ocidental. “Ndzumbi” de um idioma do Gabão, significa “cadáver”, enquanto temos o termo nzambi, de um idioma antigo Reino do Kongo que significa “espírito de um morto”.

Continua após a publicidade

A França e a Inglaterra traficavam escravos desses lugares para trabalhar em plantações de açúcar nas Índias Ocidentais. Eventualmente os escravos foram para do outro lado do pacífico, onde eram obrigados pela lei francesa a seguir a religião católica. Tudo gerou uma mistura onde surgiram diversos novos termos e lendas.

No Haiti e na Martinica, zumbi era sinônimo de fantasma ou espírito que assombravam as pessoas durante a noite. Ao mesmo tempo, crendices de que feiticeiros poderiam controlar suas vítimas através de poções, magia ou hipnose se espalharam. As lendas diziam ainda que essas pessoas controladas poderiam ter a aparência de decomposição, ou seja, de pessoas mortas.

Zumbis e escravidão

Zumbis - A origem pouco conhecida do termo
Ranker

Em suma, zumbis podem fazer uma analogia aos escravos. Eles são seres que não tem o livre arbítrio, não tem nome e estão presos a morte, no caso dos escravos o medo da morte era eminente devido as condições de vida

A vida dos escravos negros no Haiti eram tão ruins que rebeliões começaram no final do século XVIII e em 1791 eles conseguiram eliminar os senhores de escravos. A batalha ainda durou vários anos até que em 1804 o país se tornou a primeira república negra independente. Apenas naquele ano o país passou a se chamar Haiti, antes era chamado de Saint-Dominique.

Continua após a publicidade

A existência do país por si só era uma afronta ao império. Durante anos o país se tornou alvo de história que envolvia muita violência, rituais com magia negra e até mesmo canibalismo.

Continua após a publicidade

No século XX em 1915 os Estados Unidos começaram a ocupação do Haiti para “proteger interesses americanos e estrangeiros”. Tal ação terminou definitivamente em 1934, mas os estados unidenses trouxeram muitas histórias do país, inclusive a superstição dos zumbis.

A partir daí todo tipo de material de ficção começou a ser produzido. Em suma, seres com características de cadáveres que andavam matando os vivos.

Cultura pop

Zumbis - A origem pouco conhecida do termo
Cult Cinema Classic

Pode parecer brincadeira, mas no primeiro filme sobre zumbis de George A Romero, nunca é falado a palavra zumbi. Acredite ou não, em A Noite dos Mortos-Vivos (1968), apenas foi um marco para histórias envolvendo esse elemento. Romero até hoje é considerado o pai dos zumbis modernos, mas antes dele muita coisa aconteceu.

Continua após a publicidade

Primeiramente temos que lembrar das revistas pulp ficition dos anos 20 e 30 que eram recheadas de histórias envolvendo zumbis. Autores começaram a investir em histórias como William Seabrook, que visitou o país em 1927 e jurou ter vistos tais criaturas. Seabrook leva a fama até hoje de ter inventado o termo “zumbi” no livro A Ilha da Magia.

Indo pro cinema agora temos White Zombie (1932), ou Zumbi, A Legião dos Mortos. O longe é o primeiro filme do subgênero a ser lançado. Ele foi dirigido por Victor Halperin e contava uma história de “amor” (com muitas aspas). Um homem que amava uma mulher comprometida . Ele então pediu para o feiticeiro a afasta-se de seu marido para poder viver seu grande amor. Posteriormente, a mulher acaba se tornando uma escrava zumbi, o que não era esperado em uma história de amor.

Posteriormente, como dito anteriormente, Romero deu uma grande impulso para tais histórias e até hoje temos suas infinitas versões.

E aí, o que achou da história real dos zumbis? Comenta aí e caso tenha gostado dessa matéria, é provável que também vá gostas dessa: Dragões, qual a origem do mito e suas variações pelo mundo

Continua após a publicidade

Fontes: BBC, IMDB,

Imagens de destaque: 1movies

Próxima página »

Escolhidas para você