Curiosidades

Dampiro: o mito do híbrido entre um vampiro e um humano

Vampiros e lobisomens são personagens comuns de lendas e mitos sobre monstros do folclore mundial, mas você sabe o que são os dampiros?

Vampiros e lobisomens estão entre os os monstros que fazem parte da nossa cultura moderna, bem como alguns monstros menos conhecidos como o dampiro. Hoje, falamos sobre essa criatura, sua origem, comportamento e características.

Um dampiro é uma criatura nascida de um humano e um vampiro. Originários do folclore balcânico, dizem que possuem muitas das mesmas características dos vampiros, mas sem suas fraquezas, como a necessidade de beber sangue e sua vulnerabilidade à luz solar.

Além disso, o folclore albanês diz que os dampiros universalmente possuem cabelos pretos indomáveis ​​e não possuem presas, enquanto as histórias búlgaras dizem que são sujos, não têm ossos e unhas grandes e têm uma marca escura nas costas como um rabo.

Qual a origem dos dampiros?

Na cultura dos Balcãs, acreditava-se que os vampiros do sexo masculino tinham um grande desejo por mulheres, então, após a morte um vampiro voltaria a ter relações sexuais com sua esposa ou com uma mulher pela qual se sentisse atraído em vida.

Continua após a publicidade

Em um caso, uma viúva sérvia tentou atribuir sua gravidez a seu falecido marido, que supostamente havia se tornado um vampiro, e houve casos de homens sérvios fingindo ser vampiros para seduzir as mulheres que desejavam.

No folclore búlgaro, às vezes dizia-se que os vampiros também defloravam as virgens. A atividade sexual dos vampiros parece ser uma peculiaridade da crença dos vampiros eslavos do sul em oposição a outros eslavos, embora um motivo semelhante também ocorra nas lendas bielorrussas.

Continua após a publicidade

Como é a sua aparência física?

Vampiros híbridos são muitas vezes inquietantes ou repulsivos de se ver. Embora pareçam claramente humanos, eles frequentemente são marcados por características como pele extremamente pálida; olhos salientes; dentes extraordinariamente grandes ou pontiagudos; um nariz grande, de formato estranho ou até ausente; ou orelhas de formato incomum.

Muitas vezes um dampiro terá uma estranha marca de nascença em seu corpo, ou não terá unhas. O cabelo e os olhos dessas criaturas são sempre escuros, e sua carne parecerá extraordinariamente gelatinosa ao toque.

Continua após a publicidade

Além disso, segundo o folclore balcânico eles comem, bebem e dormem da mesma forma que humanos normais; e não têm nenhum tipo de atração pelo sangue.

Eles vivem apenas enquanto humanos normais e podem produzir filhos com pessoas comuns. Na verdade, muitas famílias de caçadores de vampiros têm um dampiro como seu fundador.

Que poderes os dampiros têm?

  • Semi-imortalidade: dampiros são semi-imortais, o que significa que eles não envelhecem depois que atingem a idade adulta;
  • Força Sobre-Humana: eles são muito mais fortes que um humano normal;
  • Velocidade Sobre-Humana: vampiros híbridos podem correr em velocidades e distâncias muito maiores do que um humano normal.

Dampiros são bons ou maus?

Dampiros têm todos os mesmos desejos que os humanos, mas suas mentes são frequentemente distorcidas de alguma forma. Eles geralmente têm dificuldade em se relacionar com pessoas normais e provavelmente moram sozinhos.

A maioria das pessoas se sente desconfortável perto dessa criatura, mesmo que não consiga explicar o porquê. Se não fosse pela habilidade única do dampiro como guerreiro dos mortos-vivos, eles provavelmente não seriam tolerados.

Continua após a publicidade

Por fim, os vampiros híbridos estão cheios de um ódio instintivo pelos mortos-vivos. Eles nunca participarão voluntariamente de qualquer ato que crie ou sustente tais criaturas.

De fato, dampiros de todas as linhagens anseiam pelo amor e companhia de seres vivos, e apesar de não serem malignos, eles necessariamente odeiam os mortos-vivos.

Se curtiu saber mais sobre os dampiros, veja o vídeo abaixo e leia também: Vlad, o Empalador: o governante romeno que inspirou o Conde Drácula

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você