O Lago Baikal ou Baical fica no centro-sul da Sibéria, perto da fronteira com a Mongólia. Aliás, este é o maior, mais antigo com 20 milhões de anos e o mais profundo, com 1.638 m, lago do mundo.
Em suma, tem 3,15 milhões de hectares e contém um quinto da água doce da superfície não congelada do mundo. A idade, o isolamento e as profundezas invulgarmente férteis proporcionaram-lhe a fauna mais rica do mundo que, assim como as ilhas Galápagos, tem um valor extraordinário para a evolução.
Dessa forma, a variedade excepcional de animais e plantas endêmicas torna o Lago Baical um dos mais biologicamente diversificados do planeta. Saiba mais sobre este lugar a seguir.
Maior corpo de água doce do mundo
O Lago Baikal possui vários títulos como o lago mais antigo, profundo e extenso do mundo, bem como o maior lago de água doce em volume. Portanto, o Lago Baikal é a porção de água natural mais profunda da Terra e também o maior lago de água doce em termos de volume. Aliás, o nome Baikal é um nome mongol que significa “lago natural”.
A profundidade dos lagos é medida usando dois parâmetros: a profundidade máxima (a distância da superfície até o ponto mais profundo do lago) e a profundidade média (profundidade média do lago).
Dessa forma, sabendo que o Baical é o maior lago da terra, o segundo maior é o Lago Tanganica, na África. Ele faz fronteira com a Tanzânia, República Democrática do Congo, Zâmbia e Burundi.
30 curiosidades sobre o Lago Baikal
1. O Lago Baikal é o lago mais profundo do mundo, com profundidade máxima de 1.632 m.
2. Diz-se que o primeiro europeu a chegar ao lago foi Kurbat Ivanov em 1643.
3. O Lago Baikal é o maior volume de água doce do mundo, 23.000 km cúbicos.
4. Em março de 2010, Jim Denevan e sua equipe criaram uma obra de arte em grande escala na superfície congelada do Lago Baikal, conhecida como A espiral dos círculos.
5. No inverno, o gelo do Lago Baikal desenvolve rachaduras, que podem atingir até 30 quilômetros de comprimento e até 3 metros de largura.
6. O Lago Baikal enfrenta uma série de fenômenos prejudiciais, incluindo o desaparecimento do peixe omul, o rápido crescimento de algas pútridas e a morte de espécies endêmicas de esponjas em sua área.
7. A estrada de gelo para a Ilha Olkhon é a única estrada de gelo legal no Lago Baikal.
8. Em julho de 2008, a Rússia enviou dois pequenos submersíveis, Mir-1 e Mir-2, para descer 1.592 metros até o fundo do Lago Baikal para conduzir testes geológicos e biológicos em seu ecossistema único.
9. O Lago Baikal é o lago mais antigo do mundo e é o lar de aproximadamente 1.700 a 1.800 espécies endêmicas de plantas e animais.
10. A expansão russa na área de Buryat ao redor do Lago Baical em 1628-1658 foi parte da conquista russa da Sibéria. Ademais, a Ferrovia Transiberiana foi construída entre 1896 e 1902. A construção da ferrovia cênica ao redor da extremidade sudoeste do local exigiu 200 pontes e 33 túneis.
Outros fatos interessantes sobre o lago
11. Existem 236 espécies de pássaros que habitam o Lago Baikal.
12. Existem 27 ilhas no Lago Baikal e a sua costa mede cerca de 2.000 km.
13. O Baical foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1996.
15. O Lago Baikal é o lar de algumas das espécies mais exclusivas de animais e plantas, metade das espécies encontradas no lago são exclusivas dele.
16. Um quinto de todo o corpo de água doce está localizado nesta bela porção de água. Além disso, a essa água é completamente renovada a cada 383 anos aproximadamente.
17. A região a leste do Lago Baikal é conhecida como Transbaikalia, e a região vagamente definida ao redor é às vezes conhecida como Baikalia.
18. O lago, apelidado de “a Pérola da Sibéria”, atraiu investidores da indústria do turismo à medida que as receitas de energia geravam um boom econômico.
19. O Baical experimenta cerca de 2.000 terremotos por ano.
20. O nível da água no Lago Baikal está 456 metros acima do nível do mar.
21. Sua água é a mais transparente de todos os lagos de água doce.
22. Uma lei especial de 1999 na Rússia estabelece medidas de proteção para o Lago Baikal.
23. A idade de Baical é estimada em 25 ou 30 milhões de anos, tornando-o o lago mais antigo da história geológica.
Últimos fatos sobre o Lago Baical
24. O Lago Baikal é o único lago de água doce confinado no qual existem evidências diretas e indiretas de hidratos de gás. Aliás, o governo russo está investindo 26 bilhões de rublos em um programa de limpeza para financiar instalações de tratamento.
25. O Baical está localizado na parte sul da Sibéria oriental, dentro da república da Buriácia e no oblast de Irkutsk na Rússia.
26. A área do Lago Baikal é quase igual à área de todo o país – Bélgica.
27. O Lago Baikal experimenta algumas tempestades reais, cuja altura de onda chega a 5 metros.
28. Nas fotografias tiradas do espaço no gelo do Lago Baikal foram encontrados anéis escuros com um diâmetro de 5 a 7 quilômetros, que aparecem nos mesmos lugares, mas não todos os anos.
29. Nas margens do Lago Baikal existem muitas grutas. Quando o local congela no inverno, as ondas criam incríveis pingentes de gelo nas grutas.
30. Em março de 2010, Jim Denevan e sua equipe criaram uma obra de arte em grande escala na superfície congelada do Lago Baikal, na Sibéria. A espiral de círculos , ao longo de uma curva de Fibonacci, cresce de uma origem de 18 ″ a vários quilômetros de diâmetro.
Quais fatores ameaçam as águas do lago Baikal?
Em suma, as ameaças atuais são os resíduos não tratados do rio Selenga, a potencial exploração de petróleo e gás no delta de Selenga, a poluição generalizada nas margens do lago e a caça excessiva de focas do Baikal.
No entanto, a ameaça de um oleoduto ao longo da costa norte do lago foi evitada em 2006 por decreto presidencial e a fábrica de celulose na costa sul, que poluiu 200 km quadrados do lago, causou uma das piores poluição do ar na Rússia e mutações genéticas em algumas das espécies endêmicas do lago, foi fechado em 2009 como não é mais lucrativo para ser executado.
Fotos do Lago Baikal
A fotógrafa Kristina Makeeva é a responsável por belíssimas fotos do lugar que revelam ainda mais sua exuberância e impacto, confira:
Então gostou de saber mais sobre esse lugar incrível? Pois, leia também: 10 supervulcões perigosos que ameaçam a vida na Terra