Os Astecas ou Aztecas eram uma cultura mesoamericana, que viveu no centro-sul do México entre 1300 a 1521d.C. e provinham de Aztlan. Bastante rica, a mitologia asteca era repleta de deuses e criaturas sobrenaturais. Da mesma forma que os romanos, os astecas também incorporavam à sua religião divindades dos povos que conquistavam. Pois, eram politeístas, acreditavam em mais de um deus, inclusive, era comum algumas das divindades serem elementos naturais, como água, terra, vento e a lua, por exemplo.
No entanto, em alguns casos as divindades eram atribuídas para as coisas que lhes causavam medo. De acordo com a mitologia asteca, no princípio, no quinto sol, tudo era negro e morto até que os deuses se reuniram em Teotihuacán para resolver quem criaria o mundo. Pois, para realizar tal tarefa, era necessário que um deles se jogasse dentro de uma fogueira. Dessa forma, para o sacrifício, Tecuciztecatl foi escolhido, no entanto, quando estava diante o fogo, ele recua.
Então, um segundo deus chamado Nanahuatzin, considerado humilde e pobre (metáfora do povo asteca sobre suas origens), sem vacilar se joga na fogueira, dando origem ao sol. Ao testemunhar a coragem do pequeno deus, o primeiro decide se jogar também, transformando-se na lua. Por fim, para alimentar os dois astros, outros deuses se sacrificaram para dar a ‘água preciosa’ necessária para criar o sangue.
E é por esse motivo que os homens são obrigados a recriar eternamente o sacrifício divino original, através de sacrifícios. Pois os astecas acreditavam que era o que os deuses queriam que eles fizessem. Dessa forma, era considerado como uma honra entregar sua vida por um dos deuses.
Mitologia Asteca: A criação
De acordo com a mitologia asteca, antes do mundo que vivemos, existiram outros mundos, além de quatro sóis, sendo que cada um possuía um tipo diferente de habitante. E todos foram destruídos por algumas das divindades. Por exemplo:
- No primeiro mundo, gigantes foram mortos por jaguares enviados pelo deus Tezcatlipoca.
- Em outro, humanos foram assomados por grande vento causado pelo deus Quetzalcóatl, que tiveram que se agarrar a árvores, transformando-se em macacos.
- Já em outro mundo, os humanos viraram pássaros para não morrerem na chuva de fogo causada pelo deus Tlaloc.
- Humanos que viraram peixe para não morrerem no dilúvio causado pela deusa Chalchiuhtlicue.
- Por fim, no mundo atual, o quinto sol, os humanos estão predestinados à destruição que será causada pelo deus do sol, com chuva de fogo, lava e terremotos.
Mitologia Asteca: Os sacrifícios
Segundo a mitologia asteca, era costume capturar pessoas de tribos, aldeias ou de civilizações inimigas para os sacrifícios às divindades. Dessa forma, durante a noite ou ao amanhecer, os astecas atacavam aldeias, tribos ou cidades. Onde silenciosamente matavam animais, entravam na cabana do chefe e o matava, para então atacar os outros que dormiam capturando as pessoas.
Por fim, vendiam as mulheres, os homens fracos e crianças para nobres, enquanto que os homens saudáveis eram levados para o sacrifício.
A mitologia asteca era repleta de deuses e deusas, graças a sua religião politeísta. Portanto, para os astecas, quanto maior fosse o templo, maior seria a adoração para esse deus. Ademais, era costume representar as divindades com máscaras e objetos feitos de cerâmica. Além disso, os rituais, sacrifícios e imagens dos deuses eram registrados nos livros chamados de Códices (um tipo de bíblia asteca).
Mitologia asteca: Os deuses
De acordo com a mitologia asteca, eram realizados sacrifícios com animais e humanos para agradar ou acalmar as divindades, que tinham as formas de humanos misturados com animais. Além de estarem ligados às forças da natureza e aos sentimentos humanos. Por fim, os deuses astecas são:
- Quetzalcóatl – com a forma de pássaro serpente e corpo humano, é considerado o principal deus da religião asteca. Em suma, representava a vida, a vegetação, alimentos e a força espiritual presente no homem. Também representa o planeta Vênus.
- Huitzilopochtli – deus da guerra e do Estado Asteca, além de ser o padroeiro da cidade de Tenochtitlán.
- Tlaloc – deus da chuva, relâmpagos e trovões, por isso era cultuado entre os agricultores. No entanto, era muito temido por representar algumas doenças.
- Xiuhtecuhtli – deus do fogo e do calor.
- Xipe Totec – deus da fertilidade.
- Acuecucyoticihuati – deusa dos mares e rios.
- Atlacoya – deusa da seca.
- Centeotl – deus do milho, o principal alimento dos astecas.
- Chalchiutotolin – era uma divindade muito temida entre os astecas, pois era o deus das pestes, doenças e pragas.
- Chalmecacihuilt – deus do mundo subterrâneo e do sacrifício.
- Chantico – deusa do fogo doméstico e dos vulcões.
- Coatlicue – deusa terrestre da vida e da morte.
- Ometeotl – deus da criação.
- Cochimetl – deus das atividades comerciais e dos mercadores.
- Ilmatecuhtli – considerada como a deusa da beleza e criadora das estrelas.
- Xochipilli – deus do amor, das danças e das flores.
- Xólotl – deus do relâmpago e dos espíritos.
- Tezcatlipoca – também era temido pelos astecas, pois era o deus da morte. Mas, também era o criador do mundo e deus das estrelas e da lua.
O horóscopo asteca
Segundo a mitologia asteca, o horóscopo asteca é composto por 20 signos que são compreendidos em 365 dias, divididos em 18 meses, onde cada mês contém 20 dias. Em suma, os signos podem ser categorizados em três grupos: animais, objetos e fenômenos naturais. Dessa forma, os grupos são compostos por:
- Animais – Crocodilo, Lagarto, Serpente, Coelho, Veado, Cão, Macaco, Jaguar, Águia, Abutre.
- Objetos – Casa, Erva, Cana, Faca, Flor.
- Fenômenos Naturais – Vento, Morte, Água, Movimento, Chuva.
- Características de cada signo asteca:
- Crocodilo – sincero e amigo, valoriza o lado social.
- Lagarto – maior virtude é a sinceridade.
- Serpente – pessoa despreocupada por possuir grande sorte.
- Coelho – pessoas que colocam a felicidade do outro antes da sua.
- Veado – orgulhoso e tolerante.
- Cão – agitados, inconstantes, com predisposição à agressividade.
- Macaco – buscam um objetivo através do mínimo esforço.
- Jaguar – voluntariosos e problemas nos relacionamentos.
- Águia – carinhosa e delicada, porém solitária.
- Abutre – apreciam a rotina, a vida caseira e o convívio com amigos e familiares.
- Casa – intensos, apaixonadas, impulsivas e aventureiras.
- Erva – comunicativos, amáveis e amigos.
- Cana – principal qualidade é a gratidão.
- Faca – Valorizam as conquistas da vida, apoio dos que o cercam.
- Flor – sensíveis, bom gosto, reservados.
- Vento – sensíveis, rudes e grosseiros.
- Morte – São admiráveis, temidos e incompreendidos.
- Água – carismática e dinâmica, com humor variável.
- Movimento – profissional ou emocionalmente, sempre à procura de novas propostas.
- Chuva – Inteligentes e perspicazes.
Então, se você gostou dessa matéria sobre a mitologia asteca, também vai gostar dessa: Deusas gregas – Quem eram as principais divindades femininas do Olimpo.
Fontes: Site Google, Aula de Mitologia, Sua Pesquisa
Imagens: Wikipedia, Conexão UFO, Incrível História, We Mystic e Pinterest.