Ciência & Tecnologia

NotCo, a empresa que usa inteligência artificial para criar carne vegetal

A NotCo é uma das empresas mais promissoras da atualidade e tem chamado a atenção por criar a comida do futuro: alimentos à base de plantas.

Com os incansáveis avanços tecnológicos que testemunhamos no dia a dia, está cada vez mais comum incorporar novos termos ao nosso vocabulário. Só para ilustrar, “foodtech” é um deles. Assim como o próprio nome sugere, essa palavra refere-se à tecnologia em alimentos, e hoje é impossível falar disso sem mencionar a NotCo.

Praticamente indissociável da foodtech está a chamada “comida do futuro”. Essa nova forma de produção alimentar propõe-se a utilizar biotecnologia para fabricar refeições sustentáveis. No entanto, na prática, como isso funciona? Afinal, de que forma a tecnologia relaciona-se com a comida do futuro?

Pois bem, melhor do que apresentar inúmeros termos complexos que, possivelmente, deixariam mais dúvidas do que elucidações, resolvemos falar sobre algo que pode ser compreendido na prática. Dessa forma, a Not Company, ou NotCo para os íntimos, é a melhor forma de apresentar a foodtech, a comida do futuro e outras inovações que vão fritar sua mente.

A NotCo é uma peróla sul-americana

Embora tenha roubado os holofotes apenas recentemente, a NotCo existe desde 2015. A empresa foi fundada por Matias Muchnick, Pablo Zamora e Karim Pichara, três especialistas em tecnologia que decidiram aplicar seu conhecimento em comida. Então, após uma fusão intelecutal, o trio parada dura decidiu combinar inteligência artificial e alimentos.

Desde o começo o trabalho em equipe foi muito equilibrado, apesar das funções bem delimitadas. Enquanro Pichara criou o algoritmo, Zamora especializou-se na ciência alimentar e Muchnick cuidou da administração de todo o negócio.

Continua após a publicidade

Inteligência artificial e comida? Como isso funciona?

NotCo: a empresa que usa inteligência artificial para criar carne vegetal

Sempre que pensamos em inteligência artifical e tecnologia, a primeira imagem que vem a nossa cabeça não é lá muito comestível, certo? Pois então, apesar disso, a NotCo conseguiu fazer esses dois elementos tão diferentes trabalharem genuinamente bem. Em suma, a empresa usa um algoritmo inteligente para encontrar ingredientes vegetais capazes de substituir componentes de origem animal nas refeições.

Conhecendo o Giuseppe

NotCo: a empresa que usa inteligência artificial para criar carne vegetal

Curiosamente, esse algoritmo já foi até batizado e patenteado, no ano de 2021, Giuseppe foi oficialmente apresentado ao mundo. Assim como dissemos acima, o trabalho do Giuseppe, nosso Jarvis da vida real, recria combinações semelhantes e quase imperceptíveis de alimentos de origem animal utilizando apenas vegetais que integram as mais de 35 mil famílias de plantas comestíveis.

Por incrível que pareça, é assim que a NotCo tem chamado atenção por reproduzir características alimentares inimagináveis. Basicamente, uma carne vegetal possui o mesmo sabor e textura de uma carne de origem animal. Todavia, o impacto ambiental em sua produção é bem menor do que no último caso. Porém, apesar das manchetes – incluindo o título dessa matéria – a NotCo não produz apenas carne.

Os principais produtos da NotCo

Continua após a publicidade

Já imaginou tomar leite de vaca sem precisar de uma vaca? Parece impossível, né? Mas a NotCo trouxe uma substiutição equivalente ao produto de origem animal, o NotMilk. O nome é bastante autosugestivo, então apesar de parecer leite, não é leite, é apenar uma composição de abacaxi e repolho que parece muito com a matéria-prima bovina.

Além disso, os derivados de leite também fazem sucesso na empresa. Só para ilustrar, a NotCo possui linhas de produtos chamadas: NotMayo (que substitui a maionese), NotIceCrem (uma opção mais sustentável de sorvete), NotBurger (um hambúrguer sem carne) e NotMeat (uma carne vermelha feita exclusivamente a base de plantas).

Porém, um dos objetivos da empresa é produzir também carne de frango, aves e suína. Será que o Giuseppe vai conseguir encontrar as plantas certas para recriar essas texturas, aromas e sabores?

O futuro da comida à base de plantas

Apesar de estar ganhando cada vez mais espaço no marcado, a NotCo ainda não chegou ao Brasil – e olha que ela está logo ali, no Chile. Contudo, a empresa tornou-se um unicórnio, ou seja, uma startup avaliada em mais de 1 bilhão de dólares. Isso significa que, em breve, os produtos da Not Company estarão disponíveis de forma mais acessível ao redor do mundo.

Só para você ter uma ideia, muita gente deposita confiança e dinheiro no sucesso da companhia. Nomes milionários como Jeff Bezos, Lewis Hamilton e Jack Dorsey apostaram alto nesse unicórnio.

Continua após a publicidade

E então, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: 7 fatos sobre a Inteligência Artificial que vão te deixar assustado.

Próxima página »

Escolhidas para você