Ciência & Tecnologia

O que é flopar? Saiba o significado desta e de outras gírias da internet

Para estar por dentro da linguagem comum das redes sociais, é preciso entender, por exemplo o que é flopar, shippar, stalkear, etc.

Por P.H Mota

BSe você quer estar por dentro das atualizações do idioma com inspiração em gírias de internet, saber o que é flopar é uma das exigências de aprendizado. O termo é bastante popular na comunicação online, mas também já ganhou uso popular fora da internet.

A palavra flop tem origem na língua inglesa e significa fiasco ou fracasso. Dessa maneira, a adaptação para o português aparece quando se quer dizer que algo ou alguém fracassou em algum objetivo.

Assim como outras gírias adaptadas do inglês para o português, a palavra flop ganhou versão em verbo. Sendo assim, é comum ver variações de conjugação, como flopou ou flopado, por exemplo.

O que é flopar

O que é flopar: esta e outras gírias comuns na internet
Buro

Originalmente, a palavra flopar surgiu para explicar o de queda repentina de uma pessoa ou derrubada de algum objeto. A partir daí então, o termo passou a ganhar novos sentidos, representando outros tipos de quedas em contextos figurativos.

Continua após a publicidade

Sendo assim, caso um artista lance um álbum que não alcance sucesso ou receba muitas críticas, por exemplo, diz-se que ele foi um flop. Da mesma maneira, flopar pode ser aplicado a conteúdos postados nas redes sociais que não recebem visualizações, curtidas ou comentários.

Por outro lado, uma gíria com origem semelhante indica o conteúdo que foi um sucesso. Nesses casos, ao invés de flopar, a expressão utilizada é hitar, com origem no verbo to hit.

Continua após a publicidade

Outras gírias da internet

O que é flopar: esta e outras gírias comuns na internet
Dicionário Popular

Além de flopar e hitar, outros verbos com inspirações em termos em inglês também são muito comuns na linguagem das redes sociais. A partir daí, eles ganharam conotações aplicadas fora do contexto online, tornando-se corriqueiros em várias conversas e ambientes.

Floodar: do verbo flood, inglês para inundar, floodar significa encher um ambiente ou aplicativo com uma repetição exagerada de mensagens. Apesar de ter origem em floods de conteúdos irritantes e irrelevantes, hoje em dia ele pode ser aplicado em outros contextos. Alguns usuários, por exemplo, propõem “floodar no bom sentido” a fim de garantir engajamento para alguns conteúdos.

Continua após a publicidade

Shippar: em inglês, o verbo to ship tem inspiração na palavra relationship (relacionamento). Ou seja, shippar alguém significa torcer para o surgimento ou felicidade de um relacionamento, seja ele real ou apenas imaginário.

Spoiler: a palavra spoiler também tem origem num verbo em inglês, to spoil. Originalmente, o verbo significa estragar, o que indica que dar o spoiler de alguma informação poderia estragar a experiência de alguém que venha a consumi-lo mais tarde. No entanto, algumas pessoas tem prazer em descobrir as informações com antecedência, alterando um pouco o sentido original da expressão.

Stalkear: assim como as outras gírias, stalkear também vem do inglês. O verbo to stalk significa perseguir e observar alguém e passou a ser popular nos EUA com a popularização dos paparazzi. Na internet, o verbo é aplicado em contextos de observação frequente de algum perfil, podendo ganhar conotações perigosas e criminosas.

Gostou do post? Então não deixe de conferir esse outro: O que é FY no TikTok? Significado desta e de outras siglas.

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você