Curiosidades

O que é Heldergroen? Conheça o escritório que desaparece à noite

O estúdio de design Heldergroen, com sede em Amsterdã, tem uma cultura de trabalho legal e um escritório interessante para conhecer.

Em um esforço para reforçar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal entre os funcionários, a empresa Heldergroen um estúdio de design holandês tem um escritório no mínimo curioso.

No final do dia, às 18h, as mesas se elevam até o teto com computadores e papéis ainda sobre eles. Com o espaço livre, a área aberta fica livre para outros usos, ou seja, qualquer coisa menos trabalho.

Enquanto a Heldergroen, com sede em Amsterdã, na Holanda, usa o espaço de trabalho durante o dia, eles o alugam gratuitamente à noite e nos fins de semana. O ato de desaparecimento do escritório é possível usando um mecanismo de elevação semelhante a um teatro operado por chave e cabos de aço no teto. Saiba mais sobre este espaço a seguir.

Como é o design da Heldergroen?

Continua após a publicidade

Basicamente, no momento em que termina o horário de expediente, ou seja, às 18h, as estações de trabalho se elevam deixando um espaço vazio de espaço de escritório.

As estações de trabalho incluem todas as mesas e outras superfícies, juntamente com seus computadores sobem até o teto por meio de cabos. Esses cabos são estruturas de aço fortes como os que existem em teatros; os quais se usam para mover adereços pesados.

Como é automatizado, sua fruta meio comida, garrafa de água pessoal ou até mesmo a caneca de café também será puxada! Além de incutir entusiasmo, isso ajuda a evitar a procrastinação, aumentando assim a produtividade.

Quando a manhã seguinte chega, os trabalhadores colocam armários com rodinhas em cada extremidade das mesas para manter a mesa firme e na altura correta.

Continua após a publicidade

Por que a iniciativa é saudável e sustentável?

O que é Heldergroen? Conheça o escritório que desaparece à noite

Ao contrário de alguns outros escritórios que são feitos para seduzir os funcionários a ficar e trabalhar por mais tempo; esse design força um equilíbrio automático entre vida profissional e pessoal.

O escritório também foi feito para ser o mais sustentável possível. Construído em uma antiga fábrica de chocolate centenária, todos os móveis são feitos de materiais que existem no bairro. Ademais, os armários são feitos de portas de carro achatadas com um trator, e as mesas móveis são feitas de postes telefônicos antigos.

Ao fazer melhor uso do espaço existente, escritórios como este também podem ajudar a diminuir o ritmo de novas construções nas cidades e os custos ambientais que acompanham isso.

Continua após a publicidade

Por fim, um bônus adicional a essa ideia que pode não aparecer na sua cabeça imediatamente é a segurança. Assim, quando as mesas estão flutuando no teto, o escritório parece totalmente vazio do lado de fora, frustrando qualquer interesse de possíveis ladrões.

Então, curtiu saber mais sobre essa iniciativa pra lá de interessante? Pois, leia também: 10 símbolos dos lluminati que você não conhecia

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você