Em primeiro lugar, os deuses gregos são divindades representativas da mitologia na Grécia Antiga. Desse modo, fazem parte do imaginário coletivo da Antiguidade sobre a origem e funcionamento do mundo. Ademais, compõe a cultura popular no que diz respeito aos hábitos, tradições e crenças.
No geral, essas entidades compõem o panteão do Monte Olimpo, localidade onde habitam. Porém, existem diferentes versões para a origem e ascensão de cada um enquanto deuses. Em contrapartida, cada um tem como responsabilidade o cuidado e equilíbrio de uma parte da natureza.
Portanto, são representantes de uma mentalidade politeísta, pois há uma percepção de diversas divindades no comando do Universo. Sendo assim, o crescimento do cristianismo, a queda da Grécia Antiga e as mudanças culturais participam das mudanças envolvendo o desaparescimento do culto a essas figuras.
Duelo de titãs: o início do mundo
Mas, antes de conferir quem foram os deuses gregos e saber qual função desempenhavam na mitologia, que tal conhecer um pouco mais sobre a explicação grega para a criação do mundo?
Segundo os antigos gregos, o mundo teve início com o casal Urano (o céu) e Gaia (a terra), que permaneciam unidos por um ato de reprodução constante. Dessa relação, teriam nascido os titãs, que não conseguiam sair do ventre de Gaia.
Ela já estava infeliz com os filhos aprisionados em seu ventre e acabou ajudando um deles, Cronos, a escapar e castrar o pai. O mundo, então, teria nascido depois da separação de céu e terra.
A mitologia conta que Cronos, então passou a reinar, mas com medo de perder o poder, comia todos os filhos que tinha com a titã Réia. Zeus, um de seus filhos, no entanto, teria conseguido escapar do triste fim e resgatou seus irmãos. Foi também Zeus que derrotou Cronus em uma batalha épica, dando início à era dos deuses gregos, que você conhece abaixo.
Conheça os principais deuses gregos:
1. Posêidon, o deus grego dos mares
Irmão mais velho de Zeus e de Hades, Posêidon é o deus do mar. Com seu tridente, ele provoca as tempestades e os terremotos e sua fúria é uma das mais marcantes entre os deuses gregos.
Outra de suas características mais marcantes é estar sempre em busca de aumentar seus domínios em diferentes áreas da Grécia.
2. Hades, o deus grego do submundo
Apesar de ser irmão de Zeus e de Posêidon, ele não vivia no Monte Olimpo. Esse era o deus dos mortos e dominava seu próprio território, uma espécie de submundo. Mas, calma, segundo a mitologia, ele não era um deus mau.
3. Hera
Essa foi a terceira esposa de Zeus e rainha do Olimpo. Considerada a deusa do matrimônio e do parto, ela era vingativa com as amantes de seu marido e com os filhos de Zeus gerados por outras mulheres. Aliás, para os gregos, a união de Hera e Zeus simbolizam a união entre o homem e a mulher.
4. Zeus, o deus dos deuses gregos
Apesar de ser um dos mais famosos deuses gregos, Zeus era apenas o filho mais novo de Cronos e Réia. Mesmo assim, acabou se tornando o líder dos deuses gregos do Monte Olimpo. Ele é considerado o símbolo da Justiça e da ordem, mesmo que para isso precisa enviar relâmpagos construídos pelos ciclopes. Ele teve várias esposas e casos extraconjugais com deusas, ningas e até mesmo com humanas.
5. Afrodite
Seu nome significa “nascida da espuma” e ela é considerada a deusa do amor. Ela, que nasceu do mar, é dita também como a mais bela deusa grega. Aliás, por sua beleza, ela manteve vários casos de amor com deuses gregos, como Ares e Hermes, além de alguns outros mortais, mesmo sendo casada com Hefesto.
6. Hefesto
Filho de Zeus e Hera, Hefesto é considerado um dos deuses gregos mais feios da mitologia e um dos mais fracos também, já que ele foi jogado pela mãe no oceano. O bebê, no entanto, foi resgatado por ninfas e acabou se tornando um famoso e hábil artesão. Por causa de seu talento, ele foi levado pelos deuses gregos ao Olimpo, onde o nomearam o deus do fogo e da forja.
7. Apolo, o deus do Sol
Considerado o deus da luz, que é representada pelo Sol, Apolo também é o símbolo das artes, da medicina e da música. Na mitologia, ele é filho de Zeus com uma titã, chamada Leto. Embora, na juventude ele tenha sido um deus vingativo, com o tempo ele se tornou mais calmo e passou a utilizar seus poderes para a cura, a música e também para prever o futuro.
8. Ares
Deus da guerra, Ares é filho de Zeus e Hera. Só para que você tenha ideia, ele podia matar um humano em campo de batalha apenas com seu grito.
Ele, portanto, acabou se tornando pai de vários heróis de guerra e foi ainda um dos amantes de Afrodite.
9. Artemis
Artemis é a irmã gêmea de Apolo, considerada a deusa da caça. É por isso, aliás, que ela é sempre representada com seu arco, embora ela também proteja os animais. Ela era uma deusa virgem, que ficava furiosa quando se sentia ameaçada.
10. Hermes
Também filho de Zeus, dessa vez com a deusa Maia, Hermes era o mensageiro dos deuses gregos e o protetor dos viajantes e mercadores. Ele costuma ser representado por um homem de sandálias com asas. Seu lado obscuro, no entanto, é que ele sempre trazia consigo mentiras e falsas histórias.
11. Atena
Deusa da sabedoria, Atena é filha de Zeus com sua primeira esposa, Métis. A deusa, afinal, é simbolizada pela coruja, a mais sábia das aves, e é tida como habilidosa e especialista nas artes da guerra. Ela também carrega consigo uma lança e um escudo, chamado Égide.
E ai, aprendeu sobre os deuses gregos? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.
Fonte e Imagens: Mundo Estranho
10 comentários em “Deuses gregos: as principais entidades da mitologia grega”